sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano X (10) - A Roda da Fortuna



10o ARCANO – A RODA DA FORTUNA (A Esfinge)


   


O 10º Arcano é figurado por uma roda presa a duas colunas por um eixo. À direita, Hermanubis, Gênio do Bem, esforça-se para subir ao ponto mais elevado. À esquerda, Tífon, Gênio do Mal, é precipitado para baixo. A Esfinge, em equilíbrio nesta roda, tem uma espada nas suas garras de leão. Representa o destino, sempre pronto a ferir à direita e à esquerda, e que, conforme a roda gira sob o seu impulso, deixa subir os mais humildes e derruba os mais altivos.


O 10º Arcano sob o ponto de vista esotérico é realmente transcendental. O círculo com um ponto no centro é um símbolo totalmente fálico; alargando-se o ponto, ele se converte numa linha, o Lingam. Se colocarmos a linha esquerda temos o no 10. Neste número se encontram todos os segredos do Lingam-Yoni, as leis de irradiação e absorção. Não é possível chegar a auto-realização íntima do Ser sem haver trabalhado com o Sahaja Maithuna.

O 10º Arcano é a Roda do Samsara, a roda cosmogênica de Ezequiel. Nesta roda encontramos o batalhar das antíteses: Nesta roda se encerra todo o segredo da árvore do Conhecimento.

O 10º Arcano é a Roda dos séculos, a trágica roda que é a Lei do antigo Retorno. É lógico que esta Lei está intimamente ligada com a Lei de Recorrência, quer dizer, tudo volta a ocorrer tal como sucedeu, mais suas conseqüências boas ou más; os mesmos dramas se repetem; isto se chama Karma.


Sefirote Kabalístico: Malkuth
Letra hebraica: IOD
Horário: Primeira Hora de Apolônio. Estudo transcendental do Ocultismo.
Planeta: Marte e Plutão
Signo: Escorpião

ATENÇÃO: Quando nós fazemos uma petição, muitas vezes, os anjos nos respondem mostrando-nos o relógio. O Discípulo deve prestar atenção na hora afixada no relógio. Este é o relógio do destino. No horário está a resposta. Em alegoria esotérica sempre se recebe a resposta com o relógio. Devemos aprender a entender o Relógio. Isso que significa Horário: Primeira Hora de Apolônio. Estudo transcendental do Ocultismo.

Axioma transcendente:

“Custoso é saber o que compras com a experiência e mais custoso o que te falta por comprar”.

“Lembra-te, filho da Terra, que para poder é preciso querer;
 para querer com eficácia é preciso ousar;
e para ousar com êxito é preciso saber calar até o momento de agir.
Para adquirir o direito de possuir a Ciência e o Poder,
é preciso querer pacientemente e com perseverança infatigável.
E para te manteres nas alturas da vida, se chegar a alcançá-las,
 precisas ter aprendido a sondar com o olhar,
sem ter vertigem, as mais vastas profundezas”.


"A Retribuição em sua obra retribuidora."
©Iglesias Janeiro



IOD

O mistério da Lei da compensação. O Verbo plasmado,
a ordem e a necessidade de sua existência, a periodicidade,
o karma, causa e efeito, a roda da vida nas suas infinitas rondas.



Plutão em Escorpião
URANO



PREDIÇÃO: Promete boa ou má fortuna, subidas e descidas, possessões legítimas e duvidosas. Recomendações de contingências passadas e circunstâncias que se repetem em forma diferente.

Esta Lâmina representa a fortuna, destino, elevação, ascensão, supremacia. Mudança, recomeço, acontecimento inesperado, expansão, crescimento, progresso.


Significados simbólicos



Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. As fases da manifestação, o movimento de ascensão e de declínio.
 
A mobilidades da coisas, as Influências lunares e mercurianas.


Mensagem: Muitas mudanças em todas as áreas. Momento de crescimento pessoal, mantenha-se firme em seus projetos e exercite seu poder de negociação. Tenha jogo de cintura.


 
A Retribuição representa o karma. Exige uma análise profunda do nosso desenvolvimento e do ambiente que nos cerca. É um momento de retomar o passado, avaliando o que já foi realizado da nossa missão, quais são os ideais que ainda não conseguimos alcançar, e quais são as possibilidades e as dificuldades do ambiente em que vivemos. Nosso universo mais próximo é a família que nos constituiu, por isso o Arcano 10, fala em primeiro lugar dela. Conforme vamos lapidando os dons e realizando nossa missão, nosso universo também vai se ampliando. Esta carta trás a sensação de estar vivendo um ciclo vicioso. Onde você roda, roda e quando está quase atingindo o seu objetivo parece que tudo volta para trás - e você tem que começar tudo de novo. Mas de um tempo pra cá resolveu olhar para o passado e ver o que já realizou e o que está faltando; quais são os seus objetivos, capacidades, e quais os problemas que estão prendendo sua roda. É como se você estivesse armando um plano para dar uma virada em sua vida.
Você resolveu estourar com o elástico que impede o seu desenvolvimento. A tendência dessa carta é romper com tudo o que impede sua virada e retomar tudo o que ficou no passado.
É como se tivesse que perfurar um túnel dentro de uma montanha, mas você inicia a abertura e encontra pela frente um obstáculo, tenta em vários lugares, mas sempre encontra a mesma pedra. Tem uma hora que você vai ter que enfrentar esse limite. Retirando a pedra, todos os caminhos que iniciou podem ser retomados e você poderá promover o desenvolvimento de tudo o que ficou bloqueado no passado.

Desta forma esta carta fala da existência de traumas que trazem uma série de obrigações que bloqueiam um desenvolvimento harmônico. E da necessidade da auto-afirmação para a libertação destes preconceitos que a pessoa criou sobre ela mesma.
Sempre essa carta vai aparecer quando a pessoa está buscando seus traumas, seus complexos. Os obstáculos que ela tem que superar para realizar aquilo que ela idealiza. Também mostra problemas com a família - ou no social.




Interpretações usuais na cartomancia

Boa sorte, louvor, honra.
Alternativas da sorte. Instabilidade.
Esperteza, presença de espírito que não deixa escapar as boas oportunidades. Iniciativa feliz, adivinhação de ordem prática, sorte. Êxito casual, como o ganho na loteria. Espontaneidade, disposição inventiva. Animação, brio, bom humor.





Plano Espiritual ® A sucessão do tempo e das circunstancias como causa da perfeição, o eterno retornar das coisas, a essência que vivifica e a matéria a vivificar. ©Iglesias Janeiro



A Esfinge sintetiza a ciência do passado. Contempla o sol nascente referindo-se ao céu e a terra. É um símbolo da grande mãe, no seu aspecto mais exigente. Significa a necessidade da evolução, é o símbolo do homem perfeito. Composto de uma parte humana de quatro animais: o touro, o leão, a águia e o dragão. O símbolo unifica, mesmo dentro da heterogeneidade, os quatro elementos e a quintessência.



Plano Mental ® A indução e a dedução, o tempo do pensamento e seus infinitos aspectos. ©Iglesias Janeiro



A roda simboliza a própria vida. De um lado o Deus Seth - irmão de Osíris, que o matou. Do outro lado, uma figura do mundo sub-humano - o comedor de almas. O Deus Seth é aquele que promove a transformação. Então o que vemos é uma luta entre a vida e a morte. O que impede que ele evolua é o bruto, a matéria que ainda não se desenvolveu. Esta carta mostra toda a luta pela evolução - as cobras, a roda, o Deus Seth.



Plano Material ® Tende a ação e a reação, a aplicação do moral ao material, o confronto dos deveres deferidos. ©Iglesias Janeiro



Duas cobras: uma para a direita e outra para a esquerda, quando a cobra está sobre o ovo significa que a pessoa está entrando no processo de iniciação. Quando o ovo está na cabeça da cobra significa que a pessoa já está iniciada.




X. A Roda da Fortuna (A Roda do Destino)
O Arcano dos Ciclos e da Natureza caída



 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Grimaud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)



Sobre o aro de uma roda de seis raios, suspensa no ar por um apetrecho de madeira, seguram-se três animais estranhos.

O fundo é branco; o chão está cortado por listas negras. A roda se apóia sobre dois pés ou suportes paralelos; o da esquerda não chega ao eixo.

Do centro da roda saem seis raios – azuis até menos da metade e em seguida brancos – que se fixam na parte interna do aro: dois deles formam ângulo reto com o chão; os outros quatro representam um xis (ou o dez romano, número da carta, ou ainda uma cruz de Santo André).

À direita, um animal intermediário entre cachorro e lebre (com patas traseiras que não combinam com esses animais) parece subir pela roda; à esquerda, uma espécie de macaco desce de cabeça para baixo. Na parte superior, uma plataforma suporta uma figura que pode ser vista como uma esfinge coroada; três das suas patas repousam sobre a base, enquanto a pata anterior esquerda empunha uma espada desembainhada.






Mental: Lógica, regularidade. Juízo equilibrado e sadio.

Emocional: Traz animação e reforça os sentimentos.

Físico: Os acontecimentos não serão estáveis, porque necessitam de uma mudança, uma evolução. Esta mudança tende a ser para melhor, no sentido do desenvolvimento.

Segurança na dúvida. Do ponto de vista da saúde: não haverá problemas circulatórios. Bons augúrios para um futuro casamento.



Sentido negativo: A transformação se fará com dificuldade, mas poderá ocorrer quando fizer falta. É preciso modificar desde o princípio, partir de outras bases. Descuido.

Especulação, jogo, abandono ao azar.

Insegurança. Imprevisão, caráter boêmio, pouca seriedade.

Situação instável: ganhos e perdas. Aventuras, riscos. Diminuição da sorte.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O princípio ativo que vivifica os entes.
No MUNDO INTELECTUAL A Autoridade governante.
No MUNDO FÍSICO A boa ou má fortuna.




Lâmina 10 – A RODA DA FORTUNA (A Esfinge)






Neste símbolo, segui outra vez a reconstrução de Eliphas Lévi, que tem fornecido diversas variantes. É legitimo — como deixei entendido — usar o simbolismo egípcio quando ele serve aos nossos objetivos, contanto que não esteja implícita qualquer teoria da origem. Apresentei, contudo, Tifo nem sua forma de serpente. O simbolismo não é, naturalmente, de todo egípcio, pois as quatro Criaturas Vivas de Ezequiel ocupam os quatro cantos da carta, e a própria roda segue outras indicações de Lévi a respeito da visão de Ezequiel, elucidativa da Chave do Tarô particular. Para o ocultista francês, e em seu próprio desenho, a figura simbólica representa o movimento perpétuo de um universo fluídico e o fluxo da vida humana. A esfinge é o equilíbrio ali reinante. A transliteração de Tarô em Rota está inscrita na roda, intercalada comas letras do Nome Divino, para mostrar que a Providência está impregnada em tudo. Mas essa é a intenção Divina interna, e a semelhante intenção Divina externa está exemplificada pelas quatro Criaturas Vivas.

Algumas vezes, a esfinge é representada deitada em um pedestal em cima, o que lesa o simbolismo, invalidando a idéia essencial da estabilidade no meio do movimento.

Por trás da noção geral expressa no símbolo, está a negação do acaso e a fatalidade que nisso se implica. Pode-se fatalidade que nisso se implica. Pode-se acrescentar que, dos dias de Lévi para cá, as explicações ocultas dessa carta são — mesmo para o próprio ocultismo de uma natureza singularmente fátua. Tem-se dito que ela significa princípio, fecundidade, honra viril, autoridade, governante, etc.



10. A Roda da Fortuna — Destino, fortuna, sucesso, elevação, sorte, felicidade.


Invertida: Aumento, abundância, superfluidade.



Arquétipo: Fortuna
Sentido geral: Tarefas e experiências determinadas pelo destino. Mudanças inesperadas. Necessidades. Fases de sorte.  Obrigações as quais não se pode fugir. Novo ciclo de vida.
Profissão: Falta de poder, rotina, mensageiros de uma modificação.
Relacionamento: Ligação determinada pelo destino.
Consciência: Conhecimento das Leis Superiores.
Sentido Espiritual: Encontro com os aspectos não-interligados da personalidade.
Objetivo: A transformação do inferior no mais elevado.
Sombra: Fatalismo, resignação, medo do desenvolvimento.
Carta Invertida: Declínio, final de um ciclo.
10 como quintessência: O inaplicável caminho do destino e da percepção das necessidades que levam ao domínio do destino (1 = O Mago).













2 comentários:

  1. Muito interessante.
    Grato pela informação.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Muito real com que estou vivendo e sei q vivenciarei....Gratidaaaao 🥰💖🙏

    ResponderExcluir