sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 38 - Duplicidade - Q de Copas




ARCANO 38 – DUPLICIDADE
(Senhora de Taças/Dama de Copas/Q de Copas)

   




O 38º Arcano ® A Rainha de Taças segura uma grande taça na mão direita. Está vestida com ricas e majestosas roupagens. Personifica uma pessoa amorosa, devotada e prática. É capaz de por em prática seus sonhos e visões.




Planeta: Lua

Axioma transcendente:

“Mulher virtuosa, nem todos os que vêem suas obras vêem suas virtudes”.





PREDIÇÃO: Promete influência de mulheres nos assuntos próprios, sabedoria e torpeza ao resolver assuntos, virtude e escândalo, honradez e vício, castidade e corrupção.

Representa uma mulher justa e de posição.

Esta Lâmina denota casamento rico e feliz para um homem. Para todas as pessoas em geral indica amizade de senhoras de posição.

Significados gerais

Sentimentos de altruísmo que o ser humano tem no fundo de si, mas que só pode manifestar através do esforço cotidiano de dedicação e afeição.





A dama sempre mostra um momento de atuação das forças do naipe, por isto esta carta, sendo de Copas, significa expansão dos dons e ampliação das relações com o ambiente que a pessoa convive. É um momento onde você está usando toda a sua arte, com toda a sua espontaneidade. Revelando jeitos que não conhecia, fluindo uma nova maneira de ser. Percebe melhor sua sexualidade e sente-se mais livre para expô-la. Com isto você está conquistando novas relações em todos os setores.
Você se sente livre para viver suas emoções, e está muito emocionado. Afloram do seu coração muitos sentimentos que estavam escondidos. Partes suas encontram no ambiente reciprocidade e ganham mais abertura para se desenvolver.
Está brotando do seu interior muitos desejos e potencialidade que você conhece elas muito bem, e no momento aparecem vestidas de uma certa frustração, são aquelas características sua que não foram desenvolvidas e que estão gerando sua insatisfação. Assuma tudo o que você sente, que poderá acabar com essa sensação de não estar fazendo aquilo que você realmente quer.
O período favorece a comunicação. Manifeste-se.
Situações novas que permitem a revelações das aptidões. Criação de novas relações. conquista de posições dentro da sociedade mais expressivas. Apresentação de um trabalho feito, por exemplo uma exposição para um artista plástico.
Vivência de emoções novas. Abertura da sexualidade e liberação de preconceitos.
Loucura. Extravagância. Aventuras.






Interpretações usuais na Cartomancia

•        Mulher virtuosa de quem se podem esperar favores.
(-) esperanças retardadas.
•        Mulher loura serviçal.
•        Amiga afetuosa. Presságios em geral alegres. (-) rival das mulheres e amante dos homens.
•        Mulher desejável. Amizade com uma mulher.
•        A irmã. Amorosa e tranqüila. (-) renitente ao matrimônio.
•        Casamento rico e feliz para um homem. Em geral indica amizade de senhoras de posição.







No plano espiritual, a deusa Hator, geradora do Sol, é a divindade da beleza e da luz. No monumento da deusa este disco no sol nascente fica amarelo, no sol poente vermelho bordado de amarelo simbolizando o princípio feminino. Ainda na inscrição, o hieróglifo - a boca - que simboliza abertura.

No plano mental, uma dançarina acrobática, sacerdotisa virgem no ritual da fertilidade. Ostenta uma pena de avestruz, símbolo da integridade, mas também usadas nos rituais simbolizando a alegria do coração. Eram usados nos Cantos de alegria. Esperando colher frutos das arvores celestes. Mais uma alusão de que o alimento espiritual vem do pleno desenvolvimento dos dons.

No plano material o ramo de flor ladeando a inscrição, indica ser o nome de uma Faraona. A flor de lótus simboliza a iniciação da luz do sol. Desenvolvimento do princípio feminino.

"A Duplicidade como ato de sagacidade.
A virtude humana do conhecimento induzido voluntariamente.
O princípio dos antônimos como elemento de comparação e seleção."






Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Relação com forças universais, com grandes inteligências.
MUNDO ANÍMICO Amor universal, o altruísmo superior.
MUNDO FÍSICO Domínio, sucesso. Assunto sentimental que se realiza plenamente. Saúde perfeita.
• (–) obscurecimento, alucinação. Necessidade de ajuda (do Valete ou do Cavaleiro de Espadas)






Lâmina 38 – DUPLICIDADE (Senhora de Taças/Dama de Copas/Q de Copas)




Bela, encantadora, sonhadora — como quem vê visões em uma taça. Esse é, contudo, apenas um de seus aspectos; ela vê, mas também age, e sua atividade alimenta os seus sonhos.

Significações Divinatórias:

Mulher boa e bela; mulher honesta, dedicada, que servirá ao consultante; inteligência amável, e, portanto, o dom da visão; sucesso, felicidade, prazer;  
também  sabedoria, virtude; uma esposa perfeita e boa mãe.

Invertida: As interpretações variam; boa mulher; de outro modo, mulher distinta, mas que não merece confiança; mulher perversa; vício, desonra,depravação.


SENTIDO GERAL: Uma mulher com o tipo de personalidade comum ao elemento Água: sensível, suave, mediúnica, romântica, prestativa, solidária.
IMAGENS: Rainha dos sentimentos, a fada boa, a ajudante, a mulher sábia.
SOMBRA: A mulher maldosa, traidora e falsa, Circe, Hécate.
CARTA INVERTIDA: Mulher depravada, desonrada. Mulheres escandalosas, corruptas. Infidelidade.





Um comentário:

  1. As contradições diáléticas próprias da natureza da Carta representada, servem, ao menos como uma advertência aos cuidados antecipatórios, que este canceriano deve te,r ao vir à novamente, se precipitar, natural e voluntariamente, nas atividades de cunho coletivo. É, sem dúvida, ambivalente, mas , todavia , pedagógica...

    ResponderExcluir