quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arcano 64 - Veemência - Ás de Espadas



ARCANO 64 – VEEMÊNCIA ou A CONDESCENDÊNCIA
(Ás de Gládio/Ás de Espada/1 de Espada)



O 64º Arcano ® Este Arcano denota grandes lutas, empreendimentos que se realizarão, apesar dos obstáculos.





Planeta: Sol

Axioma transcendente:

“A fortaleza é a sabedoria e a punjança o desejo que a move”.




PREDIÇÃO:

Esta Lâmina significa relações, encadeamento, conquista, êxito em amor, paixão violenta, vantagens conquistadas à força. Sendo seguida por dez e nove gládios, denota notícia de morte, grandes tristezas, traições íntimas, roubo.

Promete afetos, ternura, cólera, animosidade, empresas que querem lutas, conquistas pelo vigor, êxito em assuntos amorosos.

Significados gerais

Representa a força ativa que o homem desenvolve com firmeza e compreensão para o triunfo de seu ideal.



Um momento onde a pessoa cumpriu um objetivo muito importante, que condensava uma série de tarefas que ela própria se estabeleceu cumprir. É uma carta muito importante no sentido de mostrar o fim de uma etapa do processo kármico. Por isto é muito comum ela aparecer junto com o Arcano 12. Você vinha em busca de realizar um ideal, que agora foi cumprido, você pode provar, tudo o que queria provar para si mesmo. Você já fez tudo de acordo com o que a família e ou a sociedade exigia, e que agora se sente livre para seguir os próprios ideais. Esta carta dá o aval, libertando-a(o) de dívidas ou culpas. Uma carta que sempre vem acompanhada sincronicamente com situações muitos fortes, numa primeira instância, acontecimentos com a família, ou com conquistas profissionais, que eliminam traumas que a pessoa carregava em relação à confiança em suas capacidades. Ela também pode se referir a conquistas, ou rupturas feitas pela alma gêmea que resolvem um problema crônico da relação, ou seja traumas da outra pessoa que impediam uma relação afetiva mais harmônica. Sempre observe os Arcanos Menores que acompanham esta carta, eles vão indicar quais eram os complexos que foram superados e quais as capacidades que estavam bloqueados. Com o Arcano 10 está carta é reforçada, e o mês representado por essa carta, representa o momento onde você conquistou sua liberdade.
Nelise Carbonare



Interpretações usuais na Cartomancia

• Triunfo, o grau excessivo de tudo, conquista, vitória pela força. É uma carta de grande força, tanto no amor como no ódio. A coroa pode ter um significado muito mais alto do que tem habitualmente na esfera da leitura da sorte. Também é interpretada como concepção, nascimento, aumento, multiplicidade.
• (-) Triunfo, mas os resultados são desastrosos. Em certos casos significa violência. Interrupção brusca da vida.
• Relações, encadeamento, conquista, êxito no amor, paixão violenta, vantagens conquistadas a força. Seguida por Dez e Nove de Espadas, denota notícia de morte, grandes tristezas, traições íntimas, roubo. Indica grandes lutas, empreendimentos que se realizarão, apesar dos obstáculos.




No Plano Espiritual, o cão do Deus Thot, que protege e acompanha a alma na passagem pelo ritual do julgamento da alma. Reforçando a idéia da pessoa estar no caminho da Razão.

No Plano Mental, um soldado com a coroa da Deusa Maat (as penas de avestruz), simbolizando que ele está com a Verdade e com a Justiça. Com seu bastão ele está prendendo o inimigo conquistado na coluna negra, que significa o submundo, onde ele ficará impossibilitado de reencarnar. Representa uma cena de desobsessão. É a inscrição da pedra da Roseta, material que foi muito importante para a tradução dos hieróglifos.

No Plano Material, o falcão da guerra, anunciando que no passado houveram lutas.


"A Veemência como expressão exaltada do animo.
A virtude humana do desejo ardente.
O princípio do fogo interior"
Iglesias Janeiro



Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Esclarecimento intelectual, precisão e clareza.
MUNDO ANÍMICO Ausência de sentimentalismo. Esta carta coloca o sentimento apenas na fé, no misticismo ou nas convicções profundas.
MUNDO FÍSICO Saúde. Desenvolvimento progressivo. Bom estabelecimento das coisas. Recuperação do potencial nervoso.

• (–): Preguiça mental. Displicência. Falta de energia. Debilidade.





Lâmina 64 – VEEMÊNCIA ou A CONDESCENDÊNCIA (Ás de Gládio/Ás de Espada/1 de Espada)




A mão que sai das nuvens empunha uma espada, cuja ponta é rodeada por uma coroa.

Significações Divinatórias:

Triunfo, o grau excessivo de tudo, conquista, triunfo da força. E uma carta de grande força, tanto no amor como no ódio. A coroa pode ter um significado muito mais alto do que tem habitualmente na esfera da leitura da sorte.

Invertida: O mesmo, mas os resultados são desastrosos; outra interpretação diz: concepção, nascimento, aumento, multiplicidade.





SENTIDO GERAL: Oportunidade de esclarecer alguma coisa, de se distanciar, de examinar criticamente uma situação, oportunidade de chegar a um conhecimento valioso ou a uma decisão.
PROFISSÃO: Solução de problemas, análise crítica.
RELACIONAMENTO: Esclarecimento racional, conversa franca.
CONSCIÊNCIA: Coroação do conhecimento, idéia decisiva.
OBJETIVO: Clareza, sabedoria, objetividade.
SOMBRA: Desamor, língua viperiana.
CARTA INVERTIDA: Engano, decisão errada, furtos. Pressão excessiva. 




3 comentários:

  1. Qual a relação entre os arcanos menores e a astrologia, nomeadamente os decanatos?

    ResponderExcluir
  2. Olá João. Está relacionado aos ELEMENTOS, sendo OUROS, vinculados aos signos da TERRA; COPAS, vinculados aos signos de ÁGUA; ESPADAS, vinculados aos signos do AR e PAUS, vinculados aos signos de FOGO. Existe uma Tabela feita por PAPUS onde cada um dos três decanatos de cada signo corresponde a um determinado Arcano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá . Poderia-me dizer como eu encontro essa tabela de PAPUS? Muito obrigado.

      Excluir