sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 37 - Arte e Ciência - K de Copas




ARCANO 37 – ARTE E CIÊNCIA
(Senhor de Taças/Rei de Copas/K de Copas)

   



O 37º Arcano ® O Rei de Taças (Copas), usando bigodes e barba cerrada, segura uma grande taça na mão direita e repousa a base da taça sobre o joelho. Usa uma coroa real e as suas vestimentas são ricas e majestosas. É equilibrado e responsável. O Rei personifica a pessoa bondosa e ponderada, que ama a paz e se interessa pelas artes.



Planeta: Sol

Axioma transcendente:

“Terra Prometida ante meus olhos; ajuda-me pé, a chegar a ela”.





PREDIÇÃO: Promete amizades sinceras, ajudas magnânimas, proibição, igualdade, recursos engenhosos, compulsões, perversões, popularidade não totalmente edificante.

Representa um homem justo e de posição.

Este Arcano denota amizade sincera, benevolência de um homem poderoso. Para mulher indica casamento rico e com uma pessoa de alta posição.


Esta Lâmina significa homem louro, honesto, probo e serviçal.

Significados gerais

Renúncia à personalidade voluntária a fim de se abrir confiante ao Universo.


  


O Rei de Copas, diz que você está definindo uma nova forma de ser. Estão abrindo caminhos para você desempenhar novos papéis, eles vêm do seu esforço de desenvolver cada vez mais suas potencialidades. Você está numa fase de transição nas suas relações, e está determinando um novo rumo para seus relacionamentos. Com essa nova cara, você não é mais o mesmo. E alguns amigos antigos, não se identificam mais. E você está muito ansioso pelos novas conquistas. O Rei marca o inicio de uma etapa. Sendo de Copas fala que você está assumindo uma nova posição perante a sociedade, e querendo ampliar seu espaço social.
É hora de buscar abrir o maior número de canais, que permitam você explorar toda sua versatilidade. A Arte e a Ciência falam que o impulso da vida é determinado pelo Amor. Concentre-se naquilo que você gosta, nas atividades e nas relações que realmente te envolvem.
Você está querendo ser mais você, tente definir quais os dons que pode utilizar agora e qual o espaço que vai precisar conquistar para representar este novo papel. Quanto mais claro ficar para você o que você quer, mais fácil vai ser de encontrar as situações adequadas e de definir suas relações.
Definição de um novo ambiente social.
Você vem alcançando mais status, ou pelo menos uma situação que permite você explorar suas potencialidades.
Você está se impondo e atingindo uma nova posição no trabalho, e assumindo uma nova função.






Interpretações usuais na Cartomancia

•        Homem poderoso. (-) obstáculos para proteger o consulente.
•        Amigo louro.
•        Homem casado ou viúvo. Amigo afetuoso. Pode-se confiar.
•        Homem feliz. (-) hostilidade por parte de um homem.
•        O chefe. Amigo fiel. (-) avarento.
•        Homem louro, honesto, íntegro e serviçal. Um homem justo e de posição. Amizade sincera, benevolência de um homem poderoso. Para uma mulher indica casamento rico e com pessoa de alta posição.





O plano espiritual é invadido por Osíris do plano mental. Indicando que a situação levará a definição de uma nova posição perante a sociedade.

No plano mental um artista e escriba. Jovem príncipe recebendo os ensinamentos da arte da expressão, preparando-se para ser Faraó.

No plano material um monstro humano, companheiro de Set, o arrebatador dos corações, representado com corpo de chimpanzé e a cauda de Leão.


“A Arte a a Ciência como fatores de evolução individual.
A virtude humana da própria disciplina como elemento de progresso.
O princípio da criação por meio do conhecimento aplicado."






Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Segurança no julgamento.
MUNDO ANÍMICO Amor expandido, reconfortante. Sentimento dinâmico. Proteção psíquica.
MUNDO FÍSICO Abundância. Negócios fortes, prosperidade, importância social.
• (–) abatimento, dificuldade para se desembaraçar, demorar para alcançar os objetivos.







Lâmina 37 – ARTE E CIÊNCIA (Senhor de Taças/Rei de Copas/K de Copas)




Ele segura um curto cetro na mão esquerda e uma grande taça na mão direita; seu trono fica sobre o mar; de um lado navega um navio, e do outro um golfinho está pulando. A dedução é que o Signo de Copas naturalmente se refere à água, que aparece em todas as outras cartas.

Significações Divinatórias:

Homem bonito, homem de negócios, responsável, disposto a atender ao consultante; também eqüidade, arte,e ciência, incluindo aqueles que professam a ciência, o direito e a arte; inteligência criativa.
Invertida: Homem desonesto, falso; trapaça, extorsão, injustiça, vício, escândalo, saque, prejuízo considerável.



SENTIDO GERAL: Um homem com o tipo de personalidade comum ao elemnto Água: sentimental, suave, mediúnico, romântico, intuitivo.
IMAGENS: Rei dos sentimentos, o rei prestativo e amoroso, o velho sábio, o samaritano.
SOMBRA: O traidor, o charlatão, o fanático.
CARTA INVERTIDA: Homem maldoso, ambíguo. Perversão. Má fama.




4 comentários:

  1. SIMPLESMENTE AMEI
    AMAR É INSUFICIENTE PARA EXPRESSAR O QUE SENTI NESTA LEITURA, POIS NUMA TIRAGEM DE CARTAS TARO, SAIU AS CARTAS 4 ESPADAS E REI DE COPAS E ACOMPANHANDO SUAS INTERPRETAÇOES ERA O QUE EU BUSCAVA COMO RESPOSTA....A ANSIEDADE ME CONSOME NA ESPERANÇA DE UM FUTURO DIFERENTE. ESTUDO SEM SABER SE VOU CHEGAR LÁ. CONFIRMO POSITIVAMENTE TUDO NAS CARTAS MAS, NAO ME SINTO SATISFEITA, BUSCO MAIS SEMPRE MAIS.BJS E OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SINTO entusiasmo nas suas palavras. Já chegou aonde quer!!!

      Excluir
  2. Muito bom o seu site, apenas discordo que o Tarot seja de origem egípcia: na realidade ele é anterior a todas as civilizações conhecidas, e foi da Mesopotâmia que passou para o Egito, e do Egito para Israel e de Israel para a Civilização Ocidental.

    ResponderExcluir
  3. Olá , "alguém".
    Obrigada.
    Quanto ao Tarot ser de origem egípcia ou não, desculpe-me, não considero relevante. O fato é que é um instrumento de autoconhecimento fantástico. Não afirmo nada - sou filósofa - tudo para mim são possibilidades.
    Fraternalmente.

    ResponderExcluir