sexta-feira, 17 de junho de 2011

Das Figuras da Corte

 


   
Essa correspondência entre os elementos e os naipes, é bastante difundida.


Já a relação com as figuras – Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete – é menos comum; a que aparece anteriormente é apresentada por G. O. Mebes em sua obra, “Os Arcanos Menores do Tarô”.



As figuras dos Arcanos Menores podem ser consideradas expressões dos 4 naipes e dos quatro elementos. Cada uma das 4 figuras de cada naipe concentra em si as características de um dos elementos, além de possuir as do naipe a qual pertence. Desse modo, o Rei de Paus representará uma dupla influência de Paus e do elemento fogo. Pela mesma razão, a Dama de Copas representa a pura essência desse naipe, o mesmo acontecendo com o Cavaleiro de Espadas e o Valete de Ouros.










Nos tópicos sobre as figuras — REIS, RAINHAS, CAVALEIROS e VALETES — apresentamos significados que lhes são atribuídos comumente nos manuais sobre o Tarô e a cartomancia. Constituem uma simples referencia para o estudo e não devem ser consideradas como tabelas de leitura, nem sínteses adivinhatórias.



Não podemos esquecer que o Tarô é uma linguagem simbólica que nos ajuda a desenvolver a arte combinatória. Reduzi-lo a um simples receituário é depreciar sua maior riqueza. Mesmo em sua utilização mais ampla, como orientação prática para situações de vida, cada carta deve ser lida por oposição, contraste ou analogia com todas as outras restantes que compõem uma tiragem. O significado de cada carta varia em relação ao conjunto, à questão colocada e, principalmente, com o nível de compreensão de quem faz a leitura.
 



As 16 (dezesseis) FIGURAS da Corte
 
Côrte de PAUS
Rei – Rainha - Cavaleiro – Pajem  

Côrte de COPAS
Rei – Rainha - Cavaleiro - Pajem
  
Côrte de ESPADAS
Rei – Rainha - Cavaleiro - Pajem
Côrte de OUROS
Rei – Rainha - Cavaleiro - Pajem

REIS e seus significados BÁSICOS
Todos os REIS são representantes do elemento FOGO em cada naipe, expressando ação.,
Rei de Paus - Poder da vontade, poder da revelação e poder da ação dinâmica.
Rei de Copas - Poder dos sentimentos, das emoções, do carisma e do magnetismo.
Rei de Espadas - Poder da comunicação, da visualização e do planejamento.
Rei de Ouros - Poder da materialização, da realização e poder sobre a matéria.
  


DAMAS e seus significados BÁSICOS
Todas as RAINHAS (Damas) são representantes do elemento ÁGUA em cada naipe, demonstrando a força das emoções e sentimentos, diversas formas de afeto, amorosidade e expressões do feminino.
Rainha de Copas - Compaixão, empatia, capacidade de perdoar e acolhimento.
Rainha de Ouros - Expressão de afeto através do cuidado de uma maneira prática e concreta.
Rainha de Espadas - Afeto através do desapego e sentimento liberalizador, como uma águia que induz seus filhotes ao vôo, quando estão prontos.
Rainha de Paus - Expressa o afeto de uma maneira mais intensa e assertiva, com muita firmeza, às vezes até de uma maneira dura. Algumas pessoas precisam de um choque adicional para acordar. O cuidado a ser tomado aqui é se realmente estará se expressando afeto a partir de uma real compreensão amorosa ou se será julgamento e manipulações emocionais mal disfarçados. O grande diferencial é se a pessoa que está expressando está incomodada e não aceitando a outra; ou se, ao contrário, aceita a outra mesmo que esta não mova um palito na direção desejada. Se não houver esta aceitação, não estaremos falando de dama de paus.



CAVALEIROS e seus significados BÁSICOS
Todos os CAVALEIROS são a essência do elemento AR em cada naipe, representando liberdade, movimento, independência, coragem, comunicação e disponibilidade.
Cavaleiro de Espadas ® Procura a liberdade com jogo de cintura e sabe se comunicar muito bem.
Cavaleiro de Paus ® Procura um espaço com determinação; pode, também, anunciar ou divulgar algo em que acredita com firmeza.
Cavaleiro de Copas ® Expressão afetiva sem compromissos, liberdade para fazer o que gosta.
Cavaleiro de Ouros ® Procura se libertar de algo que o faz sentir-se preso, ou liberdade para algo que quer construir.   


VALETES e seus significados BÁSICOS
Todos os PAJENS são a essência do elemento TERRA refletido em cada naipe, representando esforço, trabalho, dedicação, confiabilidade, praticidade.
Pajem de Ouros - Dedicado, confiável, esforço para realizar ou concretizar algo.
Pajem de Copas - Esforço para realizar algo que gosta ou para quem gosta.
Pajem de Paus - Trabalho com determinação, esforço para que sua vontade seja realizada.
Pajem de Espadas - Trabalho para se tornar mais independente ou esforço para se libertar de algo que o prende como, por exemplo, uma dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário