sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano VI (6) - Os Enamorados



6o ARCANO – OS ENAMORADOS (Os Amantes)

   

O 6º Arcano é figurado por um homem de pé, imóvel, colocado no ângulo procedente da junção de dois caminhos. Seus olhares estão fixos na Terra. Duas mulheres, uma à direita e outra à esquerda, lhe pousam a mão no ombro, mostrando-lhes os dois caminhos. A mulher colocada à direita tem a frente cingida por um círculo de ouro: ela personifica a Virtude. A da esquerda é coroada de folha de parra, e representa o vício tentador. Em cima e atrás deste grupo, o Gênio da Justiça, pairando numa auréola fulgurante, entesa o seu arco e dirige para o vício a flecha do castigo. O conjunto desta cena exprime a luta entre as paixões e a consciência.

O 6º Arcano é o Enamorado, encadeamento, equilíbrio, luta terrível entre o Amor e o desejo. União amorosa entre o Homem e Mulher, enlace. É a Suprema Afirmação do Cristo Interno e a Suprema Negação do Demônio.



 
Sefirote Kabalístico: Tiphereth
Letra hebraica: Vau
Planeta: Vênus
Signo: Touro (Em Cabala Hermética é Gêmeos/Olfato)

Axioma transcendente:

“Trabalhos me dás Senhor, mas com eles fortaleza.”

“Lembra-te, Filho da Terra, que, para o comum dos homens,
A atração do vício tem mais prestígio
que a austera beleza da virtude.”.


"A Indecisão no ato de escolher entre dois caminhos."
©Iglesias Janeiro



VAU

O mistério da causa operante que atua em determinado ser.
O princípio do Verbo como causa eficiente,
o conhecimento do Bem e do Mal, a Lei Natural,
o vício e a virtude como elementos da ação transcendente.



Netuno em Peixes

VÊNUS

Se o 6º Arcano aparecer entre os sinais fatídicos do teu destino, toma cuidado com as tuas resoluções. Os obstáculos impedem o caminho da felicidade que procuras; as sortes contrárias pairam sobre ti, e a tua vontade vacila diante de partidos opostos. A indecisão é em tudo, mais funesta do que uma escolha má. Avança ou recua, porém não hesites e sabe que uma cadeia de flores é mais difícil de romper que uma cadeia de ferro.


 
PREDIÇÃO: Privilégios e deveres nas relações dos sexos. Antagonismos de forças. Separações e divórcios. Possessão do que se persegue e ardentes desejos que se cumprem, uns que satisfazem e outros que defraudam.

Esta Lâmina significa atração, amor, beleza, idealismo. Dúvida, indecisão, relacionamento afetivo, dualidade, duplicidade, união de opostos, caminhos a escolher.


Significados simbólicos



Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abraço,

luta, antagonismo, combinação, equilíbrio.

Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo.


Mensagem: Momento para tomar grandes decisões. Barreiras deverão ser superadas e ultrapassadas. Boa Sorte!!!



A Indecisão descreve nossa capacidade de realizar as tarefas, passo a passo. Dividir a energia. A realização depende das bases. Saber estabelecer as prioridades é uma arte. Ela diz, que para você poder fazer o que quer, primeiro precisa satisfazer suas necessidades. Mostra que para plantar é preciso adubar a terra. Ou seja, só a conquista de estruturas básicas abre a possibilidade de investir no desenvolvimento dos nossos dons.

O que lhe permite, agora, começar a explorar outras fronteiras. Vinha se sentindo já um pouco dividido, e que faltava alguma coisa na sua vida. Mas recentemente está conquistando a satisfação das suas necessidades. Assim vai poder se dedicar ao desenvolvimento de outros ideais. Porém, você ainda não sabe para onde ir.

É necessário olhar mais para seu redor. Explore o maior número de oportunidades. E você estará atento a isso. Está com sede de vida. Muitas chances vão surgir quando encontrar o caminho certo. Não haverá dúvida. Quando você encontrar aquela situação que permite você utilizar as potencialidades que quer desenvolver agora, e tiver a chance de atingir seus anseios, não irá titubear. A oportunidade vai ser boa demais. Quando perceber, já terá mergulhado nela. Como numa paixão.



Estão surgindo caminhos para acabar com a divisão. Você vai encontrar uma fórmula de realizar tudo o que você gosta e precisa, tanto profissional quanto afetivamente. É uma carta que mostra a possibilidade de no futuro haver uma integração maior, mas no momento em que ela aparece mostra um período não de dúvida, mas de muitas opções.



Você vem se sentindo muito dividido. Esteve investindo em várias frentes. Mas não conseguia desenvolver-se bem em nenhuma, e assim realizar-se por completo. Por isso teve que se concentrar no suprimento das necessidades. Agora, percebe que está atingindo uma estabilidade maior.



Percebe os vários caminhos, e tem a oportunidade de exercer o seu livre-arbítrio.

É como se no momento você estivesse abrindo um leque. Você percebe que existem vários caminhos, experimenta todos eles, até descobrir aquele que integra melhor as chances de você se realizar.



Caminhos novos que dividem a pessoa por algum tempo, mas que no futuro vão trazer a possibilidade de uma integração.



Quando aparece essa carta não quer dizer que a pessoa se sinta exatamente em dúvida, mas sim que ela tem várias possibilidades. É uma carta que diz para você abrir o leque e entrar em várias situações e, a partir daí, encontra aquilo que te realiza.





Interpretações usuais na cartomancia



Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos.





Plano Espiritual ® O Conhecimento instintivo do que é próprio ou impróprio, a Lei moral que governa a consciência e dá transcendência aos atos. ©Iglesias Janeiro



A Deusa Neith, Deusa da guerra, portando um arco e uma flecha. Considerada a Alta Procriadora, a Virgem que concebeu Rá. Protegia a mulher e as Artes Domesticas. Representava a sagacidade e a ciência. Seu emblema era a ovelha. Como o cupido é o símbolo da conexão entre o que a pessoa deseja e a possibilidade da realização. Simboliza o envolvimento, o Amor.



Plano Mental ® A Abstinência e a Gula, a Liberdade e a Necessidade, o Dever e o Direito como forças operantes.©Iglesias Janeiro



Ele está com os pés no passado com os braços cruzados, numa atitude de meditação, de repouso, de não agir. A cabeça voltada para o lado esquerdo, olhando para o futuro. Do lado dele duas mulheres - uma representa a mãe e a outra a noiva - ele está na passagem da família constituída para a constituição de sua própria família, o casamento. Esta cena mostra a passagem da adolescência para a idade adulta.



No Egito a mulher casada aparece com os seios de fora, e a virgem com os seios transparentes. Por isso o cupido, que também é uma figura mitológica, aponta a mulher jovem.



Ela é o símbolo do livre-arbítrio, do homem poder escolher o seu caminho. O que está determinado no Homem não são os fatos que vão acontecer no seu caminho, mas sim os seus dons.



Plano Material ® A determinação da conduta, o matrimonio ou o celibato, é a Abstinência das inclinações do apetite ou o desfrute sem preço a satisfação.©Iglesias Janeiro



Um menino com os pés no ápice de uma pirâmide. Os egípcios construíram as pirâmides com o objetivo de captar energia. Com esse cruzamento de linhas formavam captadores de energia, concentrando-a na pirâmide e através da pirâmide invertida emanar força para a terra; como se ela fosse capaz de fertilizar o solo.




VI. Os Namorados (Os Enamorados ou Os Amantes)
O Arcano da Iniciação, da Castidade e do Livre-arbítrio



 
Tarô de Marselha
(Baralho de Camoin)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

  

Um homem, entre duas mulheres, é visado por uma flecha que parece pronta para ser disparada por um anjo, Cupido, à frente de um disco solar. O homem, no centro do grupo, olha para a mulher da esquerda. Ele tem cabelos louros, as pernas descobertas, e sua vestimenta é uma túnica de listas verticais, com mangas e um cinto amarelo. Vê-se apenas uma das suas mãos, a direita, à altura do cinto.

A mulher da direita, com os cabelos louros soltos sobre os ombros, tem um rosto jovem, fino. A mão esquerda está pousada sobre o peito do homem, enquanto a direita aponta para baixo, de modo que os braços estão cruzados.

A outra mulher, a da esquerda, está representada de costas, mas o rosto aparece de perfil. Tem cabelos que escapam livremente de um curioso chapéu. Dirige a mão direita para a terra e pousa a esquerda sobre o ombro do jovem.

O anjo, de cabelos louros e asas azuis, segura uma flecha branca com uma das mãos enquanto com a outra segura um arco da mesma cor.

Do disco solar surgem 24 raios pontiagudos, um dos quais é superposto pela asa do anjo.




Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas.

Emocional: Dedicação e sacrifícios.

Físico: Os desejos, o amor, o sacrifício pela pátria ou pelos ideais sociais, assim como todos os sentimentos manifestados fortemente no plano físico.

É a carta da união e do matrimônio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, também, a infidelidade; em certos casos, a iminência de uma escolha a ser realizada.



Sentido negativo: Ruptura, separação, corte, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, falta de resolução. Tentação perigosa, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo.

Infidelidade, maus relacionamentos, indecisão e impotência.



Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Ciência do Bem e do Mal.
No MUNDO INTELECTUAL O equilíbrio da Necessidade e da Liberdade.
No MUNDO FÍSICO O antagonismo das forças naturais, o encadeamento das causas aos efeitos.


Lâmina 6 – Os Enamorados (Os Amantes)



O Sol brilha no zênite, e embaixo há uma grande figura alada, com os braços estendidos, derramando influências.

No primeiro plano há duas figuras humanas, masculina e feminina, sem véus, uma diante da outra, como Adão e Eva quando viviam no paraíso do corpo terrestre. Atrás do homem está a Arvore da Vida, carregada com doze frutos, e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal está atrás da mulher; a serpente está enroscada em torno dela.

As figuras sugerem juventude, virgindade, inocência e o amor antes de contaminado pelo grosseiro desejo material. Esta é em toda a sua simplicidade a carta do amor humano, aqui exposto como parte do caminho, da verdade e da vida. Substitui, pelo recurso aos primeiros princípios, a velha carta do casamento, e as loucuras posteriores que mostravam o homem entre o vício e a virtude. Em um sentido muito elevado, a carta é um mistério da Aliança e do Sabá.

A sugestão a respeito da mulher é que ela significa a atração para a vida sensível, que traz dentro de si a idéia da Queda do Homem, mas é antes a atuação de uma Lei Secreta de  Providência do que uma tentadora voluntária e consciente. E através de seu imputado lapso que o homem se erguerá afinal, e somente com ele poderá completar-se. A carta é, pois, a seu modo, outra advertência a respeito do grande mistério da condição feminina as antigas significações se espatifam juntamente com as antigas figuras, porém, mesmo como interpretações das últimas, algumas eram da ordem do lugar comum e outras eram falsas quanto ao simbolismo.



6. Os Amantes. — Atração, amor, beleza, provações superadas.



Invertida: Fracasso, intenções insensatas. Outra interpretação fala em casamento frustrado e contrariedades de toda a espécie.


Arquétipo: O caminho da separação.
Sentido geral: Livre-arbítrio, aceitação incondicional, grande amor e fidelidade.
Profissão: Concentrar-se com todo o coração no trabalho.
Relacionamento: Experiência feliz, determinação.
Consciência: Consciência individual.
Sentido Espiritual: Visão da riqueza que há na auto-limitação voluntária.
Objetivo: União dos opostos.
Sombra: Concentração falha, falta de determinação.
Carta Invertida: Má escolha, hesitação, infidelidade.
6 como quintessência: O amoroso caminho da certeza da decisão e da confiança mútua.






Um comentário:

  1. Arcano auxiliar quanto às previsões, se divide em alguns aspecos específios e, em outros é assertivo e promissor..

    ResponderExcluir