sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XIV (14) - A Temperança





14o ARCANO – A TEMPERANÇA (As Duas Urnas)


   



O 14º Arcano é formado pelo Gênio do Sol tendo nas mãos duas urnas e derramando de uma para a outra a seiva condutora da vida. É o símbolo das combinações que se operam incessantemente em todos os reinos da Natureza.

O 14º Arcano é a Castidade, a Transmutação, as Águas. Há que se trabalhar duro cinzelando a Pedra, sem a qual não se pode conseguir a Transmutação sexual.




 
Letra hebraica: Num
Horário: Quinta Hora de Apolônio. As águas superiores do céu (durante este tempo o discípulo aprende a ser puro e casto porque compreende o valor do seu líquido seminal).
Signo: Câncer (Em Cabala Hermética é Sagitário/Cólera)
Planeta: Júpiter


 
Axioma transcendente:

“Não sejas como palha diante do vento, nem como o vento diante da palha”.

“Filho da Terra, consulta as tuas forças,
não para recuares diante de tuas obras,
mas sim para destruíres os obstáculos,
 como a água que, caindo gota a gota,
 fura a mais dura pedra”.


"A Temperança no ato de transvasar as virtudes."
©Iglesias Janeiro



NUN

O mistério da Idéias e o Verbo.
O princípio do Divino Andrógino,
a emanação primária que se infunde e difunde
através da luz e do calor, a afinidade dos opostos,
a reversibilidade dos elementos, a misericórdia
no seu trabalho de dar as coisas a justa proporção.



Câncer morada de Júpiter
Signo de Touro


PREDIÇÃO: Promete amizades, afetos recíprocos, obrigações, combinações químicas e de interesses, amores aflitos, amores devotos, amores traiçoeiros. Coisas que ficam e coisas que se vão, as primeiras para ir-se e as segundas para voltar.

Esta Lâmina significa metamorfose, mudanças, mutações. Unificação de polaridades opostas, mudança interior, alquimia, criatividade, realização previamente calculada.



Significados simbólicos



A alquimia, a transmutação dos elementos.
Renovação da vida, influência celeste, circulação, adaptação.

Serenidade. Harmonia. Equilíbrio.

Mensagem: Não tenha medo de enfrentar as novidades que o destino lhe reservou. Viagens, novas amizades e projetos estarão favorecidos.

 




A Temperança é o Ás do segundo naipe dos Arcanos Maiores. Mostra a conquista do trabalho do segundo naipe dos Arcanos Maiores. A tarefa de adequar suas capacidades dentro de um espaço social. A tarefa de adequar suas capacidades dentro de um espaço social.

Significa que a pessoa atingiu uma estabilidade maior. Conquistou um status, ou seja conseguiu integrar um jogo de personagens dentro do seu ambiente, podendo atuar exercendo seus dons. A tarefa passa agora a ser cuidar de outras partes que ficaram em desequilíbrio. Em busca de temperar melhor a vida.

Você está mais estável e agora vai poder investir em todo um outro lado seu. Sente-se seguro com o que já conquistou e para investir em outro estágio. E percebe que tem que acrescentar um tempero maior em sua vida. É uma carta que mostra que a pessoa está em busca de um equilíbrio maior, no desenvolvimento de outros setores da vida que não puderam ser priorizados até agora.
 

Quando ela sai no presente não quer dizer que a pessoa já tenha esse tempero. Ainda está em busca de poder dar desenvolvimento a um outro lado que ficou de lado, gerando desequilíbrio. Mas a carta diz que você já conquistou uma base que permite que você encontrar uma situação que lhe trará este equilíbrio maior.





Interpretações usuais na cartomancia



Tolerância, paciência, praticidade, felicidade. Aceitação dos acontecimentos, flexibilidade para adaptar-se às circunstâncias. Educação, trato social. Caráter elástico para enfrentar as transformações. Temperamento descuidado.





Plano Espiritual ® A eterna atividade da vida, a íntima afinidade dos elementos opostos, o sacerdócio como laço de união entre o mundo interior e exterior. ©Iglesias Janeiro



O sol com doze raios significando as Vias do Saber.





Plano Mental ® A solidariedade das emoções, a associações das idéias, a reciprocidade dos afetos, a correspondência entre os vícios e as virtudes.©Iglesias Janeiro



Deusa Nuit - Deusa do movimento Celeste. Ela é quem aciona o movimento dos céus, das águas. Esta Deusa sempre está vestida com o manto azul e amarelo - mostrando a noite e o dia - Nas mãos os vasos, que são símbolos da Deusa Nuit, que quase invade o Plano Espiritual.



Plano Material ® Tende a regular as relações dos sexos, o equilíbrio da força vital, a fragilidade, a castidade, o que tempera as emoções e contrabalança as paixões. ©Iglesias Janeiro



Três flores de lótus, no meio a cobra que está subindo o caule. Sempre que aparecem os lírios eles significam a vida. A cobra é o símbolo da evolução (o olho Uatchet). Mostra o equilíbrio através da evolução.





XIV. A Temperança
O Arcano da Inspiração e da Alquimia



 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadan)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

    

Um anjo com rosto feminino derrama o conteúdo de um vaso em outro. O personagem é visto de frente, com o rosto ligeiramente inclinado para a esquerda e para baixo, e o tronco voltado na mesma posição.

Sua vestimenta tem várias cores: azul, de cada lado do corpete, e na metade esquerda da saia; vermelho, nas mangas e na outra parte da saia. As asas são azuis (ou cor de pele, na edição Grimaud). Os pés permanecem ocultos pelas pregas da saia.

A flor no topo da cabeça, o botão amarelo no meio do peito (ou um panejamento dourado, em outras versões), salientam chacras ativos do personagem.

Três linhas onduladas unem os vasos que o anjo segura; o líquido derramado pode representar as energias em transmutação.

Na edição Camoin, a barra do vestido, em amarelo, representaria serpentes entrelaçadas, sob controle do anjo, aos seus pés. Ou seja, representa seu vínculo com a circulação das energias em diferentes níveis de manifestação.





Mental: Espírito de conciliação, ausência de paixões no julgamento; dá o sentido profundo das coisas, como representante de um princípio eterno de moderação. Exclui a rigidez, o emperramento. Corresponde à flexibilidade e ao plástico.

Emocional: Os seres se reconhecem e se encontram por suas afinidades. Sob a influência desta carta são felizes, mas não evoluem e não conseguirão se livrar um do outro.

Físico: Conciliação nos negócios, atividades e empreendimentos. Pesam-se os prós e contras, encontra-se a maneira de estabelecer um compromisso, mas se ignora se o empreendimento será ou não coroado de êxito. Reflexão, decisão que não pode ser tomada de imediato.

Do ponto de vista da saúde: enfermidade difícil de curar, porque se alimenta de si mesma.



Sentido negativo: Desordens, discordâncias. Indiferença. Falta de personalidade, passividade. Inconstância, humor irregular, desequilíbrio. Tendência a se deixar levar pela corrente, submissão à moda e aos preconceitos. Resultados não conformes às aspirações. Derramamento, saída, fluxo involuntário. As coisas seguem o seu curso.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O movimento perpétuo da Vida.
No MUNDO INTELECTUAL A combinação das idéias que criam a vida moral.
No MUNDO FÍSICO A combinação das forças da Natureza.



 
Lâmina 14 – A TEMPERANÇA (As Duas Urnas)





Um anjo alado, como signo do Sol na fronte e no peito o quadrado e o triângulo do setenário. Dele falei no sentido masculino, mas afigura não é masculina nem feminina. Está derramando a essência da vida de um cálice em outro cálice. Tem um dos pés sobre a terra e o outro na água, revelando assim a natureza das essências. Uma estrada conduz diretamente a certas elevações situadas na orlado horizonte, e acima delas há uma grande luz, através da qual se vê, vagamente, uma coroa. Está ali alguma parte do Segredo da Vida Eterna, como é possível ao homem em sua encarnação. São postos dela do todos os emblemas convencionais.

O mesmo acontece com todas as significações convencionais, que se referem às mudanças nas estações, movimento perpétuo da vida e mesmo a combinação de idéias. Além disso, não é lícito dizer que a figura simboliza o gênio do Sol, embora haja a analogia da luz solar, compreendida na terceira parte da nossa triplicidade humana.

E chamada Temperança fantasticamente, porque quando a sua norma penetra em nossa consciência, ela tempera, combina e harmoniza as naturezas psíquica e material. Sob tal norma conhecemos em nossa parte racional algo a respeito de onde viemos e para onde estamos indo.



14. A Temperança — Economia, moderação, frugalidade, capacidade de dirigir, acomodação.


Invertida: Coisas relacionadas com igrejas, religiões, seitas, sacerdócio, às vezes mesmo o padre que vai casar o Consultante; também desunião, combinações infortunadas, interesses competitivos.




Arquétipo: Harmonia
Sentido geral: Descontração. A medida correta. Paz. Saúde. Cura. Gostar dos outros e de si mesmo.
Profissão: A alegria no trabalho. Ambiente profissional agradável.
Relacionamento: Sintonia. Atração amorosa.
Consciência: O pensamento como uma totalidade.
Sentido Espiritual: Conhecimento da harmonia primordial.
Objetivo: Paz, estar saudável.
Sombra: Cumplicidade. Adaptabilidade. Evitar conflitos.
Carta Invertida: Desequilíbrio. Preguiça.
14 como quintessência: O alegre caminho da descontração interior e da mais profunda harmonia, que leva à compreensão do sentido oculto (da própria vida) – (1 + 4 = 5 e 5 = O Hierofante).
















Um comentário:

  1. oi martha tudo bom?Está de parabéns,os artigos são ótimos e muito instrutivos,bjs!!!

    ResponderExcluir