sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano I (1) - O Mago










ARCANOS MAIORES


Enfim, vamos à multiplicidade de interpretação, referente a cada Arcano:
1o ARCANO – O MAGO




Utilizando o Baralho Kirk, o 1º Arcano é figurado pelo Mago, tipo de homem perfeito, isto é, em plena posse das faculdades físicas e morais. É representado de pé; é a atitude da vontade que está para agir. A sua roupa em geral é branca, imagem da pureza original ou reconquistada. Uma serpente que morde a própria cauda lhe serve de cinto: é o símbolo da eternidade. A sua fronte é cingida por um círculo de ouro: o ouro significa luz; o círculo representa a circunferência universal na qual gravitam as coisas criadas. A mão direita do Mago tem um cetro de ouro, emblema do mundo e se eleva para o céu, em sinal de aspiração à ciência, à sabedoria e à força. A mão esquerda estende o índice (dedo indicador) para a Terra, a fim de indicar que a missão do homem perfeito é reinar no mundo material. Este duplo gesto exprime ainda que a vontade divina, para produzir o bem e impedir o mal. Diante do Mago, numa pedra cúbica acham-se colocados um copo, uma espada e um siclo (moeda de ouro), no centro da qual está gravada uma cruz, e o copo significa a mistura das paixões que contribuem para a felicidade e a infelicidade, conforme formos seus senhores ou escravos. A espada simboliza o trabalho, a luta que atravessamos, os obstáculos e as provas que a dor nos faz sofrer. O siclo, sinal de um valor determinado, representa as aspirações e as obras realizadas, o poder conquistado pela perseverança e a eficácia da vontade. A cruz, sêlo do infinito, que se acha gravada no siclo, anuncia a futura ascensão deste poder nas esferas do futuro.

O Arcano no1 significa o que se inicia, o que começa, o que se semeia. Todo começo é difícil. Deve se trabalhar duro, há que se semear para se poder colher. Dá aptidão para resolver problemas. Confere poder tanto para despertar como para dominar as paixões no mundo físico.

Propensão para a organização dos elementos naturais e ao domínio das forças em movimento. Dá aptidão para adquirir, dispor, modelar, aplicar.

O Arcano no1 é a Unidade, o Princípio da Luz, o Pai, o mundo como manifestação, o Homem como Unidade Vivente, completa em si mesmo, o fundamento da razão de todos os atos, a Síntese de tudo; a Iniciação nos Mistérios e o poder para decifrá-los e servir-se deles, o poder volitivo. O Arcano no1 dá o Triunfo porém com luta, devido ao Karma.


Sefirote Kabalístico: Kether
Letra hebraica: Aleph
Planeta: Sol
Signo: Leão










Axioma transcendente:

“Seja em tuas obras como és em teus pensamentos”.
©Iglesias Janeiro


“Lembra-te, filho da Terra, que o homem deve como Deus,
agir sem cessar.
Nada querer, nada fazer, não é menos funesto
do que querer e fazer o mal”.

 
"O Mago criador no ato de criar"
©Iglesias Janeiro

Aleph
Os mistérios do Bom guia. Representa a unidade,
a unicidade, o princípio das coisas, o pai,
o mundo como manifestação,
o homem como unidade vivente completa em si mesma,
o fundamento, a razão dos atos.
O Sol em Leão

Mercúrio

Se o mago aparecer entre os sinais fatídicos do teu destino, anuncia que uma firme vontade e a fé em ti mesmo, guiadas pela razão e o amor da justiça te levarão ao fim que queres alcançar e te preservarão dos perigos do caminho.




PREDIÇÃO: Promete domínio dos obstáculos materiais, novas relações sociais, iniciativas felizes, concurso de amigos fiéis que ajudam o desenvolvimento dos projetos e amigos ciumentos que prejudicam.

Esta Lâmina significa habilidade, diplomacia, astúcia, vontade, energia, poder. Sabedoria, força (ocultos), flexibilidade, comunicabilidade, talento, consciência divina. As vezes indica sabedoria oculta.







Significados simbólicos



Arcano da relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder, auto-realização, capacidade, impulso criador, atenção, concentração sem esforço, espontaneidade.



O ser, o espírito, o homem ou Deus; o espírito que se pode compreender; a unidade geradora dos números, a substância primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influência mercuriana.


Mensagem: É hora de agir, é sempre melhor arriscar do que se arrepender por não ter feito algo. Coloque seus projetos em andamento.


A primeira carta do Tarot mostra a essência do ser. O menino representa o espírito, expressa os dons e as potencialidades que já nascem conosco. Os símbolos na mão e na mesa, representam os instrumentos que todo ser humano traz para se inserir no ambiente, e cumprir a sua missão que é exercer sua especialidade. Ou seja, O Mago indica que temos tudo o que precisamos para realizar nossa Tarefa como ser humano. E cabe a nós nos mobilizarmos para a ação.
Os Arcanos Maiores descrevem um ciclo de sete anos. Em cada setênio, realizamos uma Tarefa Kármica, que consiste em desenvolvermos um feixe de dons. De 1 a 22, os Arcanos Maiores descrevem a trajetória que percorremos para atingir esse objetivo. A primeira carta indica um momento onde você está definindo as bases para o desenvolvimento da tarefa do setênio. O Mago mostra que você está iniciando uma nova vida. Para isto, vai fazer uma grande depuração, vai eliminar tudo o que é o que não precisa mais, e reunir apenas o mínimo necessário para este reinicio.

Como um menino, você se vê cheio de potencialidades, com muita vontade de abrir espaço para desenvolver os seus dons. Têm nas mãos os instrumentos básicos para isso. Eles significam quatro necessidades básicas que você tem e que vão lhe impulsionar nesta tarefa pela sobrevivência: Você tem que ter uma base sólida para seu desenvolvimento. Vai redefinir: Moradia, fonte de renda, cotidiano, laços afetivos. Enfim, todas as bases que são os esteios para nossa subsistência e conforto, material e emocional.

Adaptação ao ambiente: Necessita se inserir na sociedade. Para isso,vai definir personagens. Procure colocar nelas o máximo de suas potencialidades, pois elas expressam seus dons. Através destes papéis é que você vai criar o seu espaço e seu ambiente. É hora de definir melhor quem você quer ser e quem você quer ao seu redor.

Realizar o karma: Tem uma necessidade muito grande de fazer algo. Sentir-se útil, para os outros ou para si, não importa. O homem tem a necessidade de criar. Para isto você nasceu dotado de dons, que são do espírito, e transcendem a nossa vida atual. Vem da herança dos antepassados, como também da memória das vidas passadas. Você não precisa se esforçar para descobrir quais são, basta olhar para aquilo que você gosta. Cultive tudo aquilo que lhe faz gosto. Neste momento você irá redefinir os seus objetivos. Está ansioso para realizar-se mais, para usar melhores as próprias potencialidades. Assim vai definir também um novo rumo para sua vida.

Adquirir saber: Você mudou muito, é uma nova pessoa e agora seu sentido de vida é outro. Descobriu que tem o poder sobre si mesmo e sobre sua própria vida. Percebeu que pode determinar os próprios passos. Identificou situações que estão te motivando, porque permitem que você exerça seu ser. Momento iluminado, pois, você está descobrindo sua essência, um pedacinho do seu espírito, e isto traz uma motivação constante, que vai perdurar por sete anos.

A carta número Um representa um momento onde a pessoa está se centrando e identificando tudo o que ela precisa para iniciar uma nova etapa de vida. Ela aparece no momento em que a pessoa está começando o setênio. Por isto, é a carta que indica o início de situações importantes que englobam uma necessidade de reorganizar todos os quatro setores mais importantes, relacionados com os quatro naipes: Estruturas de sobrevivência, posição social e manifestação dos dons; realização pessoal, e aprendizagem e manipulação do auto estímulo.

Emprego onde a pessoa vai desenvolver uma nova profissão. Entrada na universidade (sendo que esta é, realmente, uma oportunidade para o desenvolvimento dos dons). Início de um relacionamento com a Alma Gêmea. Nascimento do primeiro filho. Construção de casa ou negócio próprio.




Interpretações usuais na cartomancia


Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqüência, capacidade para convencer, espírito alerta, inteligência rápida, homem inquieto nas suas atividades e negócios.



Plano Espiritual ® A síntese do todo, a iniciação nos mistérios e o poder para decifrá-los e servir-se deles.



Os olhos do pássaro Uatchet - significa o Deus da evolução.



Plano Mental ® O poder volitivo, e de transmutação e da coordenação. Da aptidão para propor, considerar e resolver os problemas, despertar e dominar as paixões.



A figura principal desta carta é um menino se deparando com vários objetos. Akenaton, curioso em descobrir os segredos da vida. É filho do Faraó, por isso representa a essência divina (os Faraós eram considerados encarnação dos deuses). Tem na mão um bastão, o primeiro instrumento que vai ter que aprender a utilizar para provar que é um adulto. O menino também representa o Aa, divindade de aparência infantil masculina, com trança egípcia, tendo o cetro representando o disco solar e o colar a meia lua. Pode ser visto também como o deus Horus menino. Era representado com o dedo sobre os lábios, sendo lhe atribuído o silêncio, com referencia a sua lenda, de ter sido criado escondido de deus Set.
Dentro do cubo, já descrito acima, o pássaro Íbis, símbolo do deus Thot, significa o início de um novo tempo, nascimento.



Sobre o cubo estão a moeda (Ouros), a espada e o vaso (Copas), que junto do bastão (Paus) da mão do Mago formam os quatro instrumentos que o menino vai ter que aprender a usar para poder se inserir dentro do seu universo, que para nós significa o ambiente determinado pelo momento histórico que vivemos.

 
Estes objetos estão relacionados com os naipes e com os quatro objetos que aparecem ao redor do mesmo personagem no Arcano do Regresso.


Bastão: Relacionado com o naipe de Paus. Mostra a tarefa de criar estruturas básicas: estudos, sobrevivência, casa, estabilidade emocional. Com o bastão Akenaton conquista o Cajado que aparece na carta 22.


Vaso: Naipe de Copas. Representa a tarefa do indivíduo de estabelecer papéis de acordo com seus dons para conquistar seu espaço dentro da sociedade. Com o vaso, ele atinge a Pele de Leopardo, símbolo da maioridade e do sacerdócio.


Espada: Naipe de Espadas. Utilizando-se da Espada, o menino terá que desenvolver seus dons, promovendo sua realização, dominando o Crocodilo, que representa as forças de manutenção do já estabelecido, do Arcano do Regresso.



Moeda: Naipe de Ouro. Através da Moeda, Akenaton terá de aprender a discernir o valor das suas capacidades e do conhecimento adquirido e saber canalizar o uso disso de acordo com seu sentido de vida para obter o crescimento e o saber, representado pela Chave da Sabedoria da figura do sacerdote da carta 22.



Plano Material ® A organização dos elementos naturais e o domínio das forças em movimento, dando aptidão para adquirir e dispor, criar modelos e aplicar.

Temos nessa carta dois cubos: um no Plano Material, outro no Mental. O cubo representa a bagagem que todo indivíduo trás na sua essência: Dons, virtudes, memória genética e vidas passadas.





O Mágico ou O Mago

O Arcano da Mística, da Concentração, do Impulso Criado



 
Tarô de Marselha
(Baralho de Camoin)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)



O título francês desta carta, Le Bateleur, pode ser traduzido também como Prestidigitador, Malabarista, Pelotiqueiro, Bufão, Acrobata ou Cômico. O termo Prestidigitador talvez fosse o mais adequado ao simbolismo dinâmico do personagem, mas é comum que seu nome seja traduzido do inglês Magician, Mágico ou Mago.



Um prestidigitador, de pé, frente à mesa onde coloca os seus instrumentos, segura uma esfera ou um disco amarelo entre o polegar e o indicador da mão direita, enquanto com a mão esquerda aponta obliquamente para o chão uma vareta curta.



O personagem é representado de frente, com o rosto voltado para a esquerda. [Nas referências aos protagonistas de cada carta, será considerada sempre à esquerda e a direita do leitor]. Usa um chapéu cuja forma lembra o símbolo algébrico de infinito (   ) e seus cabelos, em cachos louros, escapam desse curioso chapéu. Veste uma túnica multicolorida, presa por um cinto amarelo.



Sobre a mesa, da qual se vêem apenas três pernas, há diversos objetos: copos, pequenos discos amontoados, dados, uma bolsa e uma faca com a lâmina descoberta ao lado de sua bainha.



O prestidigitador está só, no meio de uma campina árida com três tufos de erva; no horizonte, entre as pernas da figura, uma árvore se desenha contra o céu incolor.




Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriação inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao espírito.



Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensações, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.



Físico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões. Indica uma tendência favorável para questões de saúde, mas não assegura a cura. Para conhecer o diagnóstico é necessário considerar outras cartas.



Sentido negativo: Charlatão persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitação vã, ausência de escrúpulos. Discussões, brigas que podem se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientação defeituosa na ação, operações inoportunas. Tendência à dispersão nas ações, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indecisão. Incerteza frente aos acontecimentos.

Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O Ente absoluto, que contém tudo e do qual emana o infinito dos possíveis.
No MUNDO INTELECTUAL A Unidade, princípio dos atos.
No MUNDO FÍSICO O Homem, o mais elevado dos entes relativos, destinado a elevar-se, por uma perpétua expressão das suas faculdades nas esferas concêntricas do Absoluto.


Lâmina 1 – O Mago


Uma jovem figura, com vestes de mágico, a fisionomia do divino Apoio, um sorriso de confiança e olhos brilhantes. Acima de sua cabeça, o misterioso signo do Espírito Santo, o signo da vida, semelhante a uma corda sem fim, formando a figura 8 em posição horizontal. Perto de sua cintura, há um cinto em forma de serpente, uma serpente que parece devorar a própria cauda. Trata-se de algo bem conhecido como símbolo convencional da eternidade, mas no caso indica mais especialmente a eternidade de consecução no espírito. Na mão direita do Mágico está uma varinha de condão erguida para o céu, enquanto a mão esquerda aponta para a terra. Esse duplo signo é conhecido nos graus muito elevados dos Mistérios Instituídos; mostra a descida da graça, da virtude e da luz, vindas das coisas de cima e levadas para as coisas de baixo. A sugestão completa é, portanto, a posse e comunicação dos Poderes e Dons do espírita na mesa que se encontra diante do Mágico estão os símbolos dos quatro naipes do Tarô, significando os elementos da vida natural, apresentados diante do iniciado, que pode adaptá-los à vontade. Abaixo há rosas e lírios, flos campi e lilium convallium, mudados em flores de jardins para mostrarem o cultivo de aspirações. Essa carta representa a motivação divina no homem, refletindo Deus, a vontade na liberação de sua união com o que está acima. É também a unidade do ser individual em todos os planos, e em um sentido muito elevado é o pensamento na fixação daquele.



Voltando-se ao que chamei de signo da vida e sua conexão com o número 8, é de se lembrar que o gnosticismo cristão fala do renascimento de Cristo como uma mudança dentro do Grupo de Oito. O número místico é chamado Jerusalém superior, a Terra em que fluem o Leite e o Mel, o Espírito Santo e a Terra do Senhor. Segundo o martinismo, 8 é o número de Cristo.





1. O Mago — Habilidade, diplomacia, comunicação, sutileza; doença, sofrimento,perda, desastre, ciladas de inimigos;confiança em si mesmo, vontade; o Consultante, se do sexo masculino.



Invertida: Médico, músico, doença mental, desgraça, inquietação.



Arquétipo: O Criador
Sentido geral: Força de influenciar os outros, força de vontade, iniciativa, habilidade, força sugestiva, sucesso.
Profissão: Maestria, poder de influenciar, êxito.
Relacionamento: Fascínio, força de atração.
Consciência: Conhecimento penetrante, unilateralidade.
Sentido Espiritual: A consciência solar.
Objetivo: Domínio do destino.
Sombra: O sedutor, o manipulador, o charlatão.
Carta Invertida: Destrutividade, logro.
1 como quintessência: O ativo caminho da força, da influência ou da iniciativa.
























3 comentários:

  1. Querida, seria bom se você colocasse o nome da autora dos textos no seu blog.

    Nelise Carbonare: http://www.tarotdoor.com/

    Por favor, seja gentil com quem criou os textos originais, afinal ela merece os créditos.

    ResponderExcluir
  2. é legalmente errado você pegar texto de outras pessoas e publicar como seu. Seja sensata e de créditos a verdadeira autora Nelise Carbonare

    ResponderExcluir