sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 46 - O Patrimônio - 5 de Copas




ARCANO 46 – O PATRIMÔNIO (Cinco Taças/Cinco de Copas/5 de Copas)
      
   




O 46º Arcano ® Em assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questões. Para um homem: perigos por uma mulher. Para uma mulher solteira: perigo de sedução.





Planeta: Sol

Axioma transcendente:

“o contentamento com o pouco, abre as portas para o muito”.






PREDIÇÃO: Promete heranças por amizades, por direito próprio e doações testamentais, tradições, afinidade conjugal; para o homem: perigos por uma mulher; para a mulher: perigos de sedução.

Esta Lâmina significa legados, heranças, donativos, patrimônio, testamento.

Significados gerais

Representa, por parte do homem, a organização das percepções e da sensibilidade absorvidas nos níveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.






O Patrimônio fala da bagagem que temos para desenvolver nossos ideais. Os dons que trazemos no espírito, a sabedoria adquirida geneticamente dos nossos antepassados. E a memória das vidas passadas. Isto faz a parte inconsciente, mas também temos o patrimônio adquirido nesta vida. Os conhecimentos adquiridos nas experiências vividas, as capacidades que desenvolvemos. Os caminhos que andamos, os amigos que conquistamos. Enfim, nosso currículo.
E neste momento você está reconhecendo o seu. Quais são os dons desenvolveu, e que espaço conquistou no seu ambiente com eles? Observe que pode utilizar melhor das suas posses. As mesmas relações que você tem podem lhe proporcionar diversificação e com isto ampliação o seu espaço de ação.
Você está sentindo-se seguro com o que tem. Conforme a conjunção, pode estar neste momento definindo alguma questão acerca o patrimônio material, por exemplo, regularizando uma escritura de um imóvel, alguma herança, ou questão judicial.
Ela também aparece como auto-afirmação, você está sendo mais valorizado, ganhando mais confiança nos amigos e nas relações que conquistou.
Ela contém o significado da cultura, descrevendo uma situação ou uma pessoa que estimula o desenvolvimento intelectual.






Interpretações usuais na Cartomancia

        É considerada uma carta de perda, mas algo permanece; é uma carta de herança, patrimônio, transmissão, mas que não corresponde às expectativas. Também é vista como uma carta de matrimônio, mas não sem amargura ou frustração. Notícias, alianças, afinidade, consangüinidade, ancestralidade, regresso, falsos projetos.
        
        Legados, heranças, donativos, patrimônio, testamento. Em assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questões. Para um homem: perigos por uma mulher. Para uma mulher solteira: perigo de sedução.







No Plano Espiritual, o sol Rá, ressaltando que a sabedoria é o verdadeiro patrimônio do ser. A essência humana, como origem e como objetivo.

No Plano Mental, o faraó fazendo a contagem dos bens colecionados, nas conquistas e nos plantios. Sugere um banquete da festa da colheita.

No Plano Material, a perna de carneiro, símbolo da fartura.



"O Patrimônio como ato de continuidade.
A virtude humana das posses por herança.
O princípio da progressão natural."





Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Clareza de concepção. Domínio sobre os elementos presentes.
MUNDO ANÍMICO Impulso místico, ternura maternal, sacrifício por amor, impregnação pelo amor universal.
MUNDO FÍSICO Nos negócios traz segurança para orientar os acontecimentos ou para dirigir os assuntos com sutileza. Na saúde indica vitalidade delicada, saúde frágil sustentada por uma grande força de espírito e pelo equilíbrio nervoso.

• (–) Interrupção na evolução, efeitos graves, tristeza, desânimo, angústia, desespero.





Lâmina 46 – O PATRIMÔNIO (Cinco Taças/Cinco de Copas/5 de Copas)





Um homem escuro, de capa, olhando de lado para três taças deitadas; duas outras estão de pé, atrás dele. No fundo, há uma ponte, que leva a um pequeno castelo ou torre.

Significações Divinatórias:

E uma carta de perda, mas algo permanece; foram tomadas três, mas restam duas; é uma carta de herança, patrimônio, transmissão, mas não correspondendo às expectativas; para alguns intérpretes, é uma carta de matrimônio, mas não sem amargura ou frustração.

Invertida: Notícias, alianças, afinidade, consangüinidade, ancestralidade, regresso, falsos projetos.



SENTIDO GERAL: Desgosto, perdas, abandonos, preocupações, esperanças frustradas.
PROFISSÃO: Problemas, fracassos, perdas.
RELACIONAMENTO: Desgosto amoroso, perda de companheiro, decepção, ficar só.
CONSCIÊNCIA: Reconhecimento doloroso das coisas, abandono.
OBJETIVO: Novos princípios, grandes modificações.
SOMBRA: Permanecer em crise por ficar paralisado como que por encantamento.
CARTA INVERTIDA: Novas ligações, nova união com alguém. Perigo advindo do sexo oposto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário