sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sobre Iglesias Janeiro










JESUS IGLESIAS JANEIRO



Iglesias Janeiro, J. - quem nos presenteou com os Arcanos Egípcios, durante os anos 50. Este argentino, além de ter contribuído para outros assuntos metafísicos, lançando várias obras do ramo, ainda e principalmente nos deixou este magnífico legado: "A Cabala de Predição" de J. Iglesias Janeiro, onde expõe todos os Arcanos Egípcios, tendo publicado pela Editora Kier de Buenos Aires.





Capa da edição de 1955 - Edição antiga
Capa da edição de 1971 - Edição moderna





Embora já falecido há muitos anos, a editora continua publicando, com sucesso, esta e outras como La Arcana de los Números, La Consciencia de los Números e Tarots Egípcios.



Janeiro é autor, ainda, de outros livros, hoje só encontradas em sebos ou em bibliotecas de colecionadores: Autosuperación Integral, Manual Práctico de Prospección, Autosuperación Mental.



A Cabala de Predicción é um texto extenso, com muitas gravuras, que focaliza prioritariamente o Tarô egípcio e sua interpretação, implementado pela série de lâminas – os 22 arcanos maiores e mais os 56 menores.




À esquerda a carta 19, A Inspiração (O Sol), numa das primeiras edições da Kier, 1955.
No centro a mesma gravura, com alteração apenas na borda superior, de 1971
e, à direita, a reimpressão pela US Games, em 1984, com outras nuances de cores.





Outros exemplos de cartas do Tarô Egípcio da Editorial Kier, impresso em1955.






Tratando do tema, a Revista Planeta publicou uma excelente matéria que podia ser lida na Internet (Planeta na web). Mas houve um engano. Referindo-se à edição desse jogo é afirmado: “Criado em 1971, na Argentina, o Tarô egípcio Kier...” Ocorre que o tarô da Kier é bem anterior ao da citada data.

Para comentar estes fatos, enviei mensagem à Planeta. Mas, na seção do leitor, em vez de agradecer o esclarecimento, foi dada uma resposta agressiva. A Editora Kier, por sua vez, agradeceu as considerações, sim. Só isso.

Portanto, o Tarô egípcio Kier não foi criado em 1971, mas duas décadas antes, por seu autor – Iglesias Janeiro. Nas edições posteriores a editora apenas coloriu as lâminas – as originais eram em preto e branco. Na edição de 1955, as gravuras das cartas faziam parte do final do livro – como um adendo – impressas em folhas de cartolina, para serem recortadas e utilizadas.

Eduardo Escalante


























Um comentário:

  1. Gostaria de registar aqui, que esse site usa para explicar as cartas do tarot egípcio grande parte do conteúdo do meu livro: "Tarot Egípcio: A Jornada em Busca do Ser" publicado na internet desde 1996: www.tarotdoor.com . Portanto a maior parte do conteúdo de explicações das cartas foram escritos por mim. Por favor cite o autor e o site. Nelise Barros Carbonare

    ResponderExcluir