sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 23 - O Lavrador - K de Paus

Aqui se inicia os Arcanos Menores do Tarot.






23o ARCANO – O LAVRADOR
(Senhor do Bastão/Rei do Bastão/Rei de Paus/k de Paus)

   



O 23º Arcano ® O Rei de Bastões exibe uma nobre expressão facial. Está sentado no seu trono, usando a coroa da sua autoridade e segurando na mão direita o símbolo (Bastão) do seu naipe. Ele é leal e devotado. Irradia compreensão paternal e honesto empenho.



Planeta: Mercúrio

Axioma transcendente:


“Moa meu moinho, farinha para mim e farinha para meu vizinho”.

Este Arcano diz:

“Procura para os teus empreendimentos um poderoso protetor.
 Se tiveres vontade e fé, tu o encontrarás; e ele te elevará”.




PREDIÇÃO: Promete amigos poderosos, necessidade de ajuda e capacidade para consegui-la se tem fé na amizade. Significa elevações por obras desses amigos e da própria vontade.

É representado hieroglìficamente por um rei, com a coroa na fronte, sentado no seu trono e inclinando seu cetro para a terra.
É o símbolo do poder adquirido pelo mérito e o trabalho, sendo o emblema da proteção de pessoas altamente colocadas.

Esta Lâmina significa homem do campo, homem bom e severo, pessoa bem intencionada e honesta. Sucesso material conquistado através de um trabalho preciso, equilibrado e executado com firmeza.
Representa um agricultor, homem consciencioso e justo que protegerá o consulente.

Significa combatividade, liderança e grande energia. Pode descrever um líder ou alguém altamente qualificado para cargos de chefia.


Significados gerais


Sucesso material conquistado através de um trabalho preciso, equilibrado e executado com firmeza.




O Rei de Paus, significa que no momento estamos definindo novas bases para as nossas estruturas. Estabelecendo objetivos concretos, com organização, visando construir alicerces sólidos. Sincronicamente estão surgindo oportunidades para a implantação de nossas raízes.
É um momento que você está reorganizando suas estruturas de sustentação. Da onde vem sua sobrevivência? O que é imprescindível para você? Como está suprindo suas necessidades básicas e quais são elas. Você quer ficar tranqüilo em relação a isto, mesmo que isto exija certas atitudes em longo prazo. Cada pessoa e cada ciclo exigem bases especificas, de acordo com as determinações do momento. Fiquem atentas às cartas que estão acompanhando o Rei elas vão indicar os outros objetivos que você tem no momento, as cartas de Espadas indicam o tipo de ideal que está por trás das suas necessidades básicas. É o momento de definir e dar início e construção de uma estrutura nova. Esta carta sempre aparece quando um alicerce foi implantado. Casa nova (por ser masculino: - um apartamento). Emprego. Casamento ou pedido de casamento. Curso ou teste do vestibular que você com certeza vai passar.
Esta carta aparece sempre indicando uma situação que vai trazer uma estabilidade material ou emocional maior. Tudo que inicia com esta carta vai ser um apoio.

Representa um agricultor, homem consciencioso e justo que protegerá o consulente. É o símbolo do poder adquirido pelo mérito e o trabalho, sendo o emblema da proteção de pessoas altamente colocadas.





Interpretações usuais na Cartomancia:

•  Personagem útil às necessidades e projetos do consulente.
(-) pode haver demoras.
• Amigo moreno.
• Homem casado ou viúvo. Amigo fiel. Para uma moça, casamento com quem ama. Para um homem, rival.
• Chegada de um parente. (-) Amigo rigoroso.
• O amigo. (-) magistrado venal. Processo perdido.

Homem do campo, homem bom e severo, pessoa bem intencionada e honesta. Representa um agricultor, homem consciencioso e justo que protegerá o consulente. É o símbolo do poder adquirido pelo mérito e o trabalho, sendo o emblema da proteção de pessoas altamente colocadas.



No Plano Espiritual, o pássaro Íbis, como símbolo do deus Thot, mostrando o tempo como o marcador do progresso e da evolução. Representa o nascimento.

No Plano Mental, um rapaz arando a terra, utilizando-se de um boi. Representando a preocupação com a sobrevivência e com as bases de sustentação.

No Plano Material, dois braços, estendidos para o alto, simbolizando a força do trabalho.


"O lavrador no ato de cultivar sua terra e sua consciência.
A virtude humana da própria realização.
A inteligência elementar em seu trabalho
de conhecer e aproveitar os frutos da experiência"



Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Certeza de julgamento, clareza nas pesquisas com as coisas que exigem energia. Decisão.
MUNDO ANÍMICO Espírito de conquista, empreendedor. Desabrochar de energia material. Procriação.
MUNDO FÍSICO Arrojado nos negócios. Saúde excelente. Caráter mutável, mas generoso.
• (-) má aplicação da energia em assuntos materiais. Embriaguez, libertinagem por excesso de energia gasta com o prazer.






Lâmina 23 – O LAVRADOR (Senhor/Rei do Bastão/Rei de Paus/k de Paus)




A natureza física e emocional atribuída a esta carta é morena, ardente, flexível, animada, arrebatada, nobre. O Rei segura uma haste florida, e traz, como aqueles que lhe são correspondentes nos outros naipes, o que é chamado um gorro de manutenção sob a coroa. Ele está relacionado como símbolo do leão, que está gravado no encosto do seu trono.

Significações Divinatórias:

Homem moreno, amigo, homem do campo, geralmente casado, honesto e consciencioso. A carta sempre significa honestidade, e pode anunciar notícias a respeito de uma herança inesperada que virá antes de muito tempo.

Invertida: Bom, mas severo; austero, embora tolerante.





SENTIDO GERAL: Um homem do tipo fogoso (personalidade do elemento Fogo), voluntarioso, dinâmico, empreendedor, capaz de demonstrar entusiasmo, temperamental, com capacidade de liderança, autoconsciente, experiência, inteligência, trabalho, consecução de resultados.
IMAGENS: Herói solar, lutador, conselheiro, Rei Arthur, Barba Azul, Salomão.
SOMBRA: Pessoa impetuosa, fogosa, de sorte, fanática devido à sua força de convicção.
CARTA INVERTIDA: Desconsiderado, severo, breve contrariedade. Má aplicação da energia em assuntos materiais. Embriaguez, libertinagem por excesso de energia gasta com o prazer.








3 comentários:

  1. Que, sôbre este dia, o Rei de Paus, então, assim, mande-me seus fluxos de positividade e acerto, para que o fechemos, com a grandeza espiritual e o necessário equilíbrio dos justos e dignos, em honestidade, ética e moral...

    ResponderExcluir
  2. Já o fiz, está acima exposto, á espera de sua notificação, enviada, que será por certo, à meu E.Mail. Atenciosamente...

    ResponderExcluir
  3. Oque significa quando sai o 4 de copas k de paus e k de país novamente?

    ResponderExcluir