sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 41 - Angústia - 10 de Copas




ARCANO 41 – DESASSOSSEGO ou A ANGÚSTIA
(Dez Taças/Dez de Copas/10 de Copas)

   



O 41º Arcano ® Se estiver junto a várias figuras, representa uma pessoa que se interessará pelo consulente.
Este Arcano denota vida feliz e rodeada de afeições, numerosa família, muitos amigos, numerosos amores na mocidade, porém, conservação dos primeiros amores.



Planeta: Sol (Para alguns autores é Mercúrio)

Axioma transcendente:

“Os arcos das fortes foram quebrados;
e os débeis se encheram de fortaleza”.





PREDIÇÃO: Promete indignação, violências, amores de juventude, contentamentos de sentido oposto.


Esta Lâmina significa cidade, país, habitação, alegria, contentamento.


Significados gerais

Representa o homem que, tendo completado seu trabalho, volta-se pra a oração e pede a ajuda divina para seguir com sucesso o novo caminho de sua evolução.






O Desassossego, é o primeiro passo da tarefa de Copas, e indica que para conquistar um espaço na sociedade, primeiramente você precisa compor um personagem com seus dons, arrebanhar o conhecimento e a experiência que tem, e se expor. Manifestar seus desejos, mostrar suas capacidades e idéias. A ato criativo exige uma renovação. Impõe algo que não existia, portanto não pode ser valorizado. Imponha-se. Muitas vezes, você vai surpreender até a si próprio. Neste naipe, o objetivo é criar um papel que represente melhor nossos dons e consiga se adaptar ao ambiente. Este arcano mostra a importância de dar atenção em primeiro lugar, para o seu próprio interesse, independente da aprovação ou não dos outros. O ato criativo. A opinião das pessoas não pode nortear o pré-lançamento. A crítica só pode vir, depois do espetáculo.
Esta na hora de você sair do anonimato. Esteve até agora reprimindo muito seus sentimentos. Estava deixando de ser você mesmo. As pessoas estavam ajudando você a se esconder, e existe uma falta de incentivos que vem desde a sua infância. Mas, o fato é que agora você descobriu a si mesmo e está pronto para se assumir. Não interessa mais o que os outros vão falar. Chegou sua vez de mostrar o seu valor.
Esta carta fala que você está superando um complexo de inferioridade. Na realidade, enquanto um dom não é reconhecido, você não se sente ser dotado daquela capacidade, por mais incrível que pareça, você se considera um desastre naquela arte. E por que seu grau de exigência para consigo mesmo é muito forte, assim sempre acha sua obra ruim. Mas, assim que conseguir mostrar sua arte, não vai ter bem este julgamento. As pessoas vão te adorar.
É uma carta que mostra uma situação delicada. Você até agora esteve deixando de falar muitas coisas que agora estão te sufocando. Você deixou de lutar pelo seu espaço por muito tempo, e agora se sente frustrado, e frágil. Mas, está começando a descobrir que você é dotado de certas faculdades, num complexo que é só seu. E que pode se valer delas para conquistar esse reconhecimento que você nunca teve.
Vai descobrir que muita gente não queria que você fizesse determinadas coisas, para não reconhecer que você é quem tinha razão.





Interpretações usuais na Cartomancia

        Contentamento, repouso de todo o coração; perfeição nesse estado; também perfeição do amor e da amizade humana. Ao lado de várias cartas de figura, uma pessoa que está defendendo os interesses do consulente; também a cidade ou o país habitado pelo consulente.
(-) Falso repouso do coração, indignação, violência.
        
        Cidade, país, habitação, alegria, contentamento. Se estiver junto a várias figuras, representa uma pessoa que se interessará pelo consulente. Vida feliz e rodeada de afeições, família numerosa, muitos amigos e amores na mocidade, porém conservação dos primeiros amores.






No Plano Espiritual, a chama da fraternidade invertida, mostrando a necessidade de se transpor os conflitos.

No Plano Mental, o servo busca se sobressair utilizando-se da sua malicia. A competição entre os escravos.

No Plano Material, o vaso que representa a afirmação do seu papel na sociedade invertido, mostrando que no passado, o personagem foi escravo


"O Desassossego como inquietude do animo.
A virtude humana da constante busca do melhor.
O princípio da vida citadina."





Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Êxito no pensamento. Julgamento equilibrado.
MUNDO ANÍMICO Amor equilibrado, sadio. União que se completa em todos os planos.
MUNDO FÍSICO Sucesso num empreendimento. Continuidade nos negócios. No caso de um projeto, desfecho. Saúde magnífica.
        
• (–): Demoras.







Lâmina 41 – DESASSOSSEGO ou A ANGÚSTIA (Dez Taças/Dez de Copas/10 de Copas)






As taças aparecem em um arco-íris, o que é contemplado, com assombro e êxtase, embaixo, por um homem e uma mulher, evidentemente esposo e esposa. O homem passa o braço direito na cintura da mulher e levanta o braço esquerdo,enquanto a mulher levanta o braço direito. Os dois filhos, dançando perto deles, não observaram o prodígio, mas estão felizes a seu modo. No fundo, há um cenário acolhedor.

Significações Divinatórias:

Contentamento, repouso de todo o coração; perfeição naquele estado; também perfeição do amor e da amizade humana; se aparece com várias cartas de figura, uma pessoa que está defendendo os interesses do consultante; também a cidade, aldeia ou pais habitado pelo consultante.

Invertida: Repouso do coração falso, indignação, violência.



SENTIDO GERAL: Grande felicidade, profunda harmonia, felicidade familiar, segurança emocional.
PROFISSÃO: Harmonia, contatos importantes, alegria.
RELACIONAMENTO: Novas amizades, riqueza de sentimentos, noivado, casamento.
CONSCIÊNCIA: Paz e concórdia, amor pela humanidade.
OBJETIVO: Sentir-se em casa, sensação de chegar ao lar.
SOMBRA: Felicidade “aos pedacinhos”
CARTA INVERTIDA: Final de uma amizade, brigas. Indignação. Violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário