sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano V (5) - O Papa



5o ARCANO – O HIEROFANTE (O Papa)

   


O 5º Arcano é figurado pelo Hierofante (Mestres dos Mistérios Sagrados). Este príncipe da doutrina oculta está sentado entre as duas colunas do Santuário. Apóia-se numa cruz de três barras e traça com o índice (dedo indicador) da mão direita, no peito, o sinal do silêncio. Aos seus pés estão prostrados dois homens, um vestido de vermelho e outro vestido de preto. O Hierofante, órgão supremo da ciência sagrada, representa o Gênio das boas inspirações do espírito e da consciência; seu gesto convida ao recolhimento para ouvir a voz do céu no silêncio das paixões e dos instintos carnais. A coluna da direita simboliza a lei divina; a da esquerda significa a liberdade de obedecer. A cruz de três barras é o emblema de Deus, que penetra nos três mundos para fazer nascer deles todas as manifestações da vida universal. Os dois homens prostrados, um vermelho e outro preto, figuram o Gênio da Luz e o das trevas, os quais obedecem ao Senhor dos Arcanos.

O Arcano 5 é Indicação, Demonstração, Ensinamento, Lei Kármica, Filosofia, Ciência, Arte. É a Lei, O Rigor.


 
Sefirote Kabalístico: Geburah
Letra hebraica: He
Planeta: Mercúrio
Signo: Virgem (Em Cabala Hermética é Touro/Audição)

Axioma transcendente:


“De ouvidos te havia escutado, mas agora meus olhos
te vêem e meu coração te sente”.
©Iglesias Janeiro



“Lembra-te, Filho da Terra, que antes de dizer
 se um homem é feliz ou infeliz,
é preciso saber que emprego faz da sua vontade,
pois todo homem cria sua vida pelas suas obras.
O gênio do Bem está à tua direita
O do Mal à tua esquerda;
Sua voz só é ouvida pela tua consciência:
Reconhece-te, e ela te responderá”.



"O Hierarca no ato de repartir a graça do seu ministério."
©Iglesias Janeiro

HE
O mistério do fogo vivente que só se infunde e difunde.
A luz divina, a luz que vivifica, a religião universal,
a iniciação nos ritos sagrados.
©Iglesias Janeiro


MERCÚRIO EM VIRGEM

JÚPITER




PREDIÇÃO:

Esta Lâmina significa inspiração, indicação, ensino; representa um homem ao qual costumamos dirigir-nos: padre, médico, advogado, etc. Sabedoria divina, mestre espiritual, professor, persistência, ensinamento, ajuda superior, invocação de forças ocultas.


Significados simbólicos



É o arcano do ato da bênção, da iniciação, da demonstração, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religião.

Dever. Moral. Consciência. O Santo.


Mensagem: O momento exige calma e prudência, observe muito antes de se arriscar. Mantenha a calma e prepare-se para contatos importantes.



O Hierarca é o administrador das atividades produtivas no Egito, aquele que organiza a produção dos alimentos e a construção das casas e templos. Representa nossa capacidade de produzir os elementos necessários para a sobrevivência. É uma carta que diz da necessidade de criar bases para o desenvolvimento dos ideais. Você está em busca de uma estabilidade maior. Quer sentir-se mais confortável. Estará empenhando-se para adquirir elementos que lhe proporcionem isso. O coração também quer paz, assim você busca uma relação mais harmônica e durável.

O Deus Anúbis pode ser associado a Cristo, pois ele representava a capacidade de geração do poder criativo do Deus Aton, adorado por Akenaton como deus único. Mas na figura do filho de Deus como criador, e não místico como na figura do Papa. É um momento, inclusive, muito prático.



Esta carta mostra que a pessoa tem o poder para realizar o seu trabalho e está muito empenhado nas atividades a que está se dedicando.



É uma carta de ação. Demonstra um período de muito trabalho. Você está envolvido na construção de estruturas básicas que vão lhe proporcionar estabilidade.

É um momento bem materialista, pois está se estruturando: estudos, construção de uma casa, consolidação da relação afetiva.



Interpretações usuais na cartomancia

Autoridade moral, sacerdócio. Proteção, lealdade. Observância das convenções, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolência, generosidade indulgente, perdão. Mansidão.
Busca de sentido, revelação, hora da verdade, confiança, indicações do caminho da salvação.



Plano Espiritual ® A Lei Universal através da qual o Criador se manifesta nas suas criações, o sentido místico, a quintessência das coisas, o magnetismo cósmico. ©Iglesias Janeiro



O Deus Chacal chega neste plano com suas orelhas. É esse Deus que organiza o trabalho dos escravos. Representa o feitor, o realizador, o arquiteto.

Um recipiente com água e uma gota de óleo. O Masculino e o Feminino - é o símbolo da integração, do equilíbrio da união dos opostos.



Plano Mental ® A Lei da Liberdade, o conhecimento, o domínio das paixões e a identificação com nós mesmos e os demais.©Iglesias Janeiro



O Deus Anúbis, representado com o corpo de homem e a cabeça de chacal ou cachorro, considerada a divindade mais importante de Amenti, do mundo subterrâneo, o Acusador das almas no juízo de Osíris. Denominado o Embalsamador, pois ele é quem mumificou Osíris. Era companheiro de Toth, irmão ou filho adúltero de Osíris com Nefth, ou filho de Nefth e Set.



Em síntese, por vezes aparece como filho de Rá, sendo designada a ele a tarefa da Criação.



Plano Material ® Dá direção e controle das forças naturais, conceder a liberdade da disciplina e outorgar eficácia aos processos orgânicos e as criações físicas e mentais.©Iglesias Janeiro



Dois Pratos equilibrados da Balança do julgamento de Osíris. Elas significam o equilíbrio do poder e das possibilidades. Não adianta você só querer uma coisa. Também tem que poder fazer. A ação só acontece no equilíbrio.




V. O Papa (O Pontífice ou o Hierofante)
O Arcano da Transcendência, da Iluminação, da Pobreza



 
Tarô de Marselha
(Baralho de Camoin)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)


Um grupo de três personagens em que um deles é visto de frente, sentado, com a mão direita levantada no sinal da benção, tendo em sua mão esquerda o eixo de uma cruz de seis braços; sua cabeça está coroada por uma tiara. Os outros dois personagens que se encontram em primeiro plano, de costas para quem contempla a imagem, têm os rostos voltados para o primeiro personagem.

Este, protagonista da figura, tem veste azul, capa vermelha ornada de amarelo. Sua mão esquerda está fechada e coberta por uma luva que tem impressa uma cruz dos templários. A barba e o cabelo do Pontífice são brancos.

Percebe-se apenas vagamente a cadeira em que o personagem central está sentado, com duas colunas ao fundo.

Os dois personagens que estão de costas mostram a tonsura. O da esquerda aponta sua mão direita para o solo, com os dedos separados. O homem da direita aponta para o alto com sua mão esquerda, com os dedos juntos.





Mental: O Pontífice representa a forma ativa da inteligência humana, que traz principalmente as soluções lógicas. Significa também os pensamentos inspirados por um nível mais alto de consciência.

Emocional: Sentimentos poderosos, afetos sólidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontífice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstâncias.

Físico: Equilíbrio, segurança na situação e na saúde. Segredo revelado. Vocação religiosa ou cientifica.



Sentido negativo: Indica um ser desprovido de sua razão e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado.

Chefe sentencioso, moralista estreito, rígido, prisioneiro das formalidades, metafísico dogmático, professor autoritário, teórico limitado, pregador da “boca pra fora”.

Conselheiro desprovido de sentido prático.

Problemas com saúde, indecisão, negligência.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A lei universal, reguladora das manifestações infinitas do Ente na unidade de substância.
No MUNDO INTELECTUAL A Religião, relação entre o Ente absoluto e o Ente relativo, entre o Infinito e o Finito.
No MUNDO FÍSICO A inspiração comunicada pelas vibrações do fluído astral; a prova do homem pela liberdade de ação no círculo intransponível da lei universal.



 
Lâmina 5 – O Hierofante (O Papa)





Usa a tríplice coroa e está sentado entre duas colunas, mas não são as do Templo que é guardado pela Alta Sacerdotisa. Em sua mão esquerda segura um cetro que termina com a tríplice cruz, e com a mão direita faz o conhecido sinal eclesiástico que é chamado de esotérico, distinguindo entre a parte manifesta e a parte oculta da doutrina. Convém lembrar, a esse respeito, que a Alta Sacerdotisa não faz sinal algum. Aos seus pés estão as chaves cruzadas,e dois sacerdotes vestindo alvas se ajoelham diante dele. Tem sido habitual-mente chamada o Papa, o que é uma aplicação particular da função mais geral que representa. Ele é o poder governante da religião externa, como a Alta Sacerdotisa é o gênio dominante do poder esotérico, retraído. As significações adequadas dessa carta têm sofrido adulterações de quase todos os lados.Grande Oriente diz, com razão, que o Hierofante é o poder das chaves, a doutrina ortodoxa esotérica, e o lado externo da vida que leva à doutrina; mas ele certamente não é um príncipe da doutrina oculta, como outro comentarista sugeriu.

Ele é antes a summa totius theologiae, quando transposto para a mais completa rigidez de expressão; mas simboliza também todas as coisas que são corretas e sagradas no lado manifesto. Como tal, é o canal da graça pertencente ao mundo da instituição como distinto do da Natureza, e é o chefe da salvação da raça humana em geral. Ele é a ordem e a cabeça da hierarquia reconhecida, que é o reflexo de outra e maior ordem hierárquica; mas pode acontecer assim que o pontífice se esqueça da significação de seu estado simbólico e atue como se contivesse, dentro de suas próprias limitações, tudo que o seu signo significa ou que o seu símbolo procura mostrar. Ele não é, como se tem pensado, a filosofia — exceto no lado teológico; não é a inspiração; e não é a religião, embora seja um modo de sua expressão.





5. O Hierofante — Casamento, aliança, cativeiro, servidão; segundo outra interpretação, misericórdia e bondade; inspiração; o homem a quem o Consultante recorreu.



Invertida: Sociedade, bom entendimento, concórdia, muita bondade, fraqueza.




Arquétipo: O Santo
Sentido geral: Percepção intuitiva, confiança, certeza, virtude, bons conselhos, carta de proteção.
Profissão: Vocação, sabedoria acerca do sentido das atividades.
Relacionamento: Confiança mútua, casamento.
Consciência: Buscar e encontrar o sentido da vida.
Sentido Espiritual: Encontrar a própria verdade (subjetiva).
Objetivo: Obter uma profunda certeza interior devido à confiança no mais Elevado.
Sombra: Hipocrisia, fingimento, incredulidade, o defensor de princípios.
Carta Invertida: Desonestidade, deturpação, tagarelice.
5 como quintessência: O caminho confiável da verdade e da consciência interior.







3 comentários:

  1. Martha Cibelli muito maravilhoso o teu trabalho.
    Selma

    ResponderExcluir
  2. o hierofante em termos de relacionamento mostra harmonia, entendimento e felicidade com os casais. Então se aparecer o sol mais o hierofante, vejo paz e felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 5 nos arcanos maiores, mostra harmonia, amor entre pessoas, ajuda em todos os sentidos e tem relação com iniciação aos misterios dese mundo
      Jeanvidente.blogspot.com

      Excluir