sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano II (2) - A Papisa



2o ARCANO – A PAPISA (A Sacerdotisa)

  



O 2º Arcano é figurado por uma mulher assentada na entrada do templo de Ísis, entre duas colunas. A coluna que se eleva à sua direita é vermelha; esta cor significa o espírito puro e sua luminosa ascensão acima da matéria. A coluna esquerda é preta, e figura a noite do caos, a prisão do espírito impuro nos laços da matéria. A mulher é coroada por uma tiara que tem na cimeira a crescente lunar, e envolta por um véu cujas dobras caem sobre o rosto. Traz no peito a cruz solar e sobre os joelhos um livro aberto que cobre pela metade com seu manto. Este conjunto simbólico representa a Ciência oculta que espera o iniciado à entrada do santuário de Ísis, para comunicar-lhe os segredos da Natureza universal.

A cruz solar, análoga ao Lingham indiano (O Lingham era o sinal figurativo da união dos sexos. A antiguidade sagrada não atribuía qualquer idéia vergonhosa à contemplação dos órgãos reprodutores; os monumentos de Mitra, entre os Persas, são a prova disso.) significa a fecundação da matéria pelo espírito; ela exprime também, como sêlo do infinito, que a Ciência procede de Deus e é sem limites como a sua fonte. O Véu que envolve a tiara e cobre o rosto, indica que a verdade foge aos olhares de uma curiosidade profana. O livro, um tanto escondido debaixo do manto, significa que os mistérios só se revelam na solidão, ao sábio que se concentra em silêncio na plena e calma posse de si mesmo.

Por meio deste Arcano se modela, se faz a matriz, onde tomam forma as imagens. O Arcano no2 é a Tese delineando a Antítese. É a Fonte que acumula as águas do Manancial. É a manifestação Dual da Unidade. A Unidade ao desdobrar-se dá origem à Feminilidade Receptora e produtora em toda a natureza.



Sefirote Kabalístico: Chokmah
Letra hebraica: Beth
Planeta: Lua
Signo: Câncer

Axioma transcendente:

“O vento e as ondas vão sempre a favor de quem sabe navegar”.

“Lembra-te, filho da Terra, que o espírito se aclara,
procurando Deus com os olhos da vontade.
Deus disse: “Faça-se a Luz” e a luz inundou o espaço.
O homem deve dizer:
“Que verdade se manifeste e que venha para mim o Bem!”
E se o homem possui uma sã vontade, verá a Verdade brilhar,
e guiado por ela, alcançará todo o bem a que aspira”.

“Guarda silêncio sobre os teus desejos, a fim de não entregá-los
às contradições dos homens”.

"A sacerdotisa no ato de exercer seu sacerdócio"
©Iglesias Janeiro
  
BETH:
O símbolo do sonho. Representa a substancia divina, o princípio plasmante, a mãe, a Imaginação, a Ciência oculta e manifestada, o passado e o futuro feito sob a imagem do presente.
 
LUA EM CÂNCER - VIRGEM

Se o 2º Arcano aparecer no teu destino, bate resolutamente na porta do futuro, porque ela te será aberta; porém estuda por muito tempo o caminho em que vais entrar. Volta o teu rosto para o Sol de Justiça, e a ciência da verdade te será dada.



PREDIÇÃO: Atrações e repulsões, perdas e ganhos, subidas e descidas: inspirações favoráveis a iniciativa e a secreta oposição de segundos para levar o iniciado à meta.

Esta Lâmina significa segredo, mistério, ciência. Intuição, conhecimentos ocultos, receptividade, equilíbrio interno, o véu de Ísis. Mudança, alteração, aumento e diminuição, oscilações (seja para o bem ou para o mal).


Significados simbólicos



A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santuário, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexão.

Fala também do binário, do princípio feminino, receptivo, materno.

Mistério. Intuição. Piedade. Paciência, influência saturnina passiva.
Mensagem: Utilize mais a sua intuição para atingir seus objetivos. Não dê muita atenção à tudo o que ouve, apenas tire proveito daquilo que lhe for útil.



O segundo passo da Tarefa Kármica é entrar em si mesmo para descobrir a própria essência. É impossível saber quem eu sou, se não souber onde estou, de onde vim, o que represento. Assim a Sacerdotisa mostra um momento de introspecção e de descoberta. Ela simboliza a capacidade de nos conscientizarmos de nós mesmos e da realidade que nos cerca. A sensação é de estar descobrindo um pedaço seu, que se compõe de potencialidades, dons, ideais, sentimentos. Coisas que você escondeu de medo de não dar certo e se frustrar, ou de se sentir marginalizado. Na verdade, agora você estará percebendo que de um tempo pra cá este lado seu vinha se manifestando e, ao contrário do que pensou, está sendo mais aceito do que antes, e os resultados são bem melhores.



É uma carta de auto-afirmação, não no sentido vulgar, mas no processo necessário à formação da personalidade.



Mas pode fazer você se sentir um pouco inseguro, pois este é um momento onde você está reconhecendo que já faz um tempo que estava sentindo que faltava alguma coisa. Estará olhando para suas carências. Mas não são fracassos que você vê nos seus anseios, são esperanças de realizar sua própria vontade. O seu ser está pedindo passagem. Preste atenção nos seus sonhos e fantasias. Eles serão um meio de comunicação direta com seu espírito. Você acabou de descobrir partes do seu ser. Aproprie-se delas dominando sua Alma, e assuma seus sentimentos.



Você está se expondo, assumindo idéias e maneiras de ser, que até agora reprimia. Está dando tudo de si. Percebendo e manifestando seus sentimentos como nunca fez.



No passado da carta mostra uma certa insegurança, você está assumindo personagens que representam aquilo que você sempre quis ser e fazer. Por isso tem muito medo de ser rejeitado ou de se frustrar. Mas quando a gente é, o nosso Ser realiza o karma, ou seja, faz o que nossa função kármica exige e conecta-se da forma certa com o ambiente. Dessa forma atinge também um retorno satisfatório. Às vezes este retorno pode demorar, mas acontece com certeza. Esse é o fenômeno da sincronicidade. Quando você exerce a função do seu espírito, o Universo compactua.



Assim no futuro a sacerdotisa promete que você vai conseguir se auto-afirmar e conquistar uma segurança maior.




Interpretações usuais na cartomancia



Reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta. Paciência, sentimento religioso, resignação. Favorável às coisas ocultas.




Plano Espiritual ® Manancial da vida.

Na figura central a Deusa Ísis o invade com suas coroas, e não há mais nenhum atributo. Na cabeça, a cobra é o símbolo da iniciação, as coroas simbolizam os tronos do Egito: O Alto, Médio e Baixo Egito.

Plano Mental ® Jogo dos opostos.

Na mitologia, a Deusa Ísis era a Grande Mãe, a Sacerdotisa. Dotada do conhecimento e de poderes ocultos. Ao redor dela, a Coluna de Djed e sua sombra. A coluna do lado esquerdo da carta (passado), é a real, e a do lado direito (direito) a sua sombra. Ressaltando as faculdades da deusa: a clarividente, com capacidade de ver o passado, o presente e o futuro. Em uma mão ela tem o papiro do Livro dos Mortos, que é o símbolo da sabedoria humana. Na outra a chave do saber adquirido.

Plano Material ® Intercâmbio, duplicidade.

A coluna de Djed significa a reencarnação. A coluna colorida representa o renascimento. A coluna preta, a sombra, representa as vidas passadas.


II. A Papisa (ou A Sacerdotisa)
O Arcano da Sabedoria, da Gnose, do Princípio Receptivo

 
Tarô de Marselha
(Baralho de Camoin)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

 
Uma mulher sentada, com um livro aberto sobre a saia e uma coroa tripla na cabeça.
Olha para a esquerda e veste uma túnica vermelha sobre a qual se desdobra um manto azul (em algumas versões as cores são opostas). Duas partes da sua tiara estão ornadas de florões, mas a parte superior é uma simples abóbada. Um véu, que lhe cai sobre os ombros, cobre totalmente os seus cabelos; na mesma altura desse véu, por trás, aparece uma cortina cujos pontos de fixação não são visíveis. Tampouco se podem ver os pés da mulher, assim como a base do trono. Fato curioso, que é reencontrado somente no arcano XXI, é que a figura ultrapassa a margem superior do quadro: o extremo da tiara supera a linha negra, um pouco à direita do número II.



Mental: Grande riqueza de idéias. Responde a problemas concretos melhor do que a questões vagas.

Emocional: É amistosa, recebe bem. Mas não é afetuosa.

Físico: Situação garantida, poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. Boa saúde, mas com um ritmo físico lento.



Sentido negativo: Dissimulação, hipocrisia, intenções secretas. Mesquinharia, inação, preguiça. Beatice. Rancor, disposição hostil ou indiferença. Misticismo absorvente, fanático. Peso, passividade, carga. As intuições que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentidão nas realizações.



Este Arcano exprime:


No MUNDO DIVINO A ciência do Ente absoluto que compreende os três termos de toda manifestação: o passado, o presente, o futuro.
No MUNDO INTELECTUAL O binário, reflexo da Unidade; a Ciência, a percepção das coisas visíveis e invisíveis.
No MUNDO FÍSICO A Mulher, modelo do Homem, e que se une com ele para realizar um igual destino.



 
Lâmina 2 – A Sacerdotisa (A Papisa)


Ela tem a lua crescente a seus pés, um diadema com chifres na cabeça, com um globo no meio, e uma grande cruz solar no peito. No rolo de pergaminho que tem na mão está escrita a palavra Tora, significando a Lei Maior, a Lei Secreta e o segundo sentido da Palavra. Está em parte coberto por seu manto, para mostrar que algumas coisas são implícitas e outras explícitas. Ela está sentada entre uma coluna branca e outra negra — J. e B. — do Templo místico, e o véu do Templo encontra-se atrás dela, sendo bordado com palmas e romãs. As vestes são vaporosas e flutuantes e o manto sugere leveza — uma brilhante irradiação. Ela tem sido chamada a Ciência Oculta do limiar do Santuário de Ísis, mas é realmente a Igreja Secreta, a Casa que é de Deus e do homem. Representa também o Segundo Casamento do Príncipe que já não é deste mundo; é a Noiva e Mãe espiritual, a filha das estrelas e o Jardim Superior do Éden. E, em suma, a Rainha da luz emprestada, mas essa é a luz de tudo. E a Lua nutrida pelo leite da Mãe Suprema.

De certo modo, é também a própria Mãe Suprema — quer dizer, é,o reflexo brilhante. E nesse sentido de reflexo que o seu mais verdadeiro e mais alto nome no simbolismo é Shekinah — a glória que coabita. Segundo a Cabala, existe uma Shekinah tanto acima como abaixo. No mundo superior, é chamada Binah, a Suprema Compreensão, que se reflete nas emanações que há embaixo. No mundo inferior, é Malkuth — sendo esse mundo, para tal fim, entendido como um Reino abençoado — aquela que faz ser abençoada a Glória residente. Misticamente falando-se, a Shekinah é a Noiva Espiritual do homem justo, e quando ele lê a Lei ela lhe dá o sentido Divino. Sob alguns aspectos, essa carta é a mais elevada e mais santa dos Grandes Arcanos.





2. A Alta Sacerdotisa — Segredos, mistério, o futuro ainda não revelado; a mulher que interessa ao Consultante, se do sexo masculino; a própria Consultante, se é mulher; silêncio, tenacidade; mistério,sabedoria, ciência.


Invertida: Paixão, ardor moral ou físico, convencimento, conhecimento superficial.




Arquétipo: A Virgem
Sentido geral: Sensibilidade à flor da pele, paciência, compreensão, disposição para ajudar, consideração, mediunidade (carta de proteção).
Profissão: Dedicação, ajuda, cura, confiança.
Relacionamento: Compreensão, almas gêmeas, preocupação com o outro.
Consciência: Voz interior, a voz enigmática.
Sentido Espiritual: Consciência lunar, sabedoria do colo materno.
Objetivo: Ser acariciado, tornar-se uma unidade com a base primordial
Sombra: Fuga à realidade, imprevisibilidade.
Carta Invertida: Desespero, tagarelice, procrastinação.
2 como quintessência: O caminho intuitivo da imaginação, da paciência, da capacidade de esperar e da disponibilidade.







Um comentário:

  1. Esse texto é meu Nelise Vieira www.tarotdoor.com
    O segundo passo da Tarefa Kármica é entrar em si mesmo para descobrir a própria essência. É impossível saber quem eu sou, se não souber onde estou, de onde vim, o que represento. Assim a Sacerdotisa mostra um momento de introspecção e de descoberta. Ela simboliza a capacidade de nos conscientizarmos de nós mesmos e da realidade que nos cerca. A sensação é de estar descobrindo um pedaço seu, que se compõe de potencialidades, dons, ideais, sentimentos. Coisas que você escondeu de medo de não dar certo e se frustrar, ou de se sentir marginalizado. Na verdade, agora você estará percebendo que de um tempo pra cá este lado seu vinha se manifestando e, ao contrário do que pensou, está sendo mais aceito do que antes, e os resultados são bem melhores.



    É uma carta de auto-afirmação, não no sentido vulgar, mas no processo necessário à formação da personalidade.



    Mas pode fazer você se sentir um pouco inseguro, pois este é um momento onde você está reconhecendo que já faz um tempo que estava sentindo que faltava alguma coisa. Estará olhando para suas carências. Mas não são fracassos que você vê nos seus anseios, são esperanças de realizar sua própria vontade. O seu ser está pedindo passagem. Preste atenção nos seus sonhos e fantasias. Eles serão um meio de comunicação direta com seu espírito. Você acabou de descobrir partes do seu ser. Aproprie-se delas dominando sua Alma, e assuma seus sentimentos.



    Você está se expondo, assumindo idéias e maneiras de ser, que até agora reprimia. Está dando tudo de si. Percebendo e manifestando seus sentimentos como nunca fez.



    No passado da carta mostra uma certa insegurança, você está assumindo personagens que representam aquilo que você sempre quis ser e fazer. Por isso tem muito medo de ser rejeitado ou de se frustrar. Mas quando a gente é, o nosso Ser realiza o karma, ou seja, faz o que nossa função kármica exige e conecta-se da forma certa com o ambiente. Dessa forma atinge também um retorno satisfatório. Às vezes este retorno pode demorar, mas acontece com certeza. Esse é o fenômeno da sincronicidade. Quando você exerce a função do seu espírito, o Universo compactua.



    Assim no futuro a sacerdotisa promete que você vai conseguir se auto-afirmar e conquistar uma segurança maior.

    ResponderExcluir