sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XVII (17) - A Estrela



17o ARCANO – A ESTRELA


   


O 17º Arcano é figurado por uma estrela flamejante, de oito raios, que outras sete estrelas rodeiam, pairando elas sobre uma jovem nua, que derrama na terra árida os fluídos da Vida universal, contidos em duas jarras, uma de ouro e outra de prata. Junto a ela, uma borboleta pousa sobre uma rosa. Esta jovem é o emblema da Esperança, que espalha seu bálsamo sobre os nossos dias mais tristes. Ela é nua, para representar que só nos resta a esperança, quando estamos despojados de tudo. Acima desta figura, a estrela flamejante de oito raios simboliza o apocalipse dos Destinos, fechado com sete selos que são os sete planetas, representados pelas outras sete estrelas. A borboleta é o sinal da ressurreição além do túmulo.

A Estrela de Oito Pontas sempre representa a Vênus, a da Manhã. No Arcano 17 encontramos a Iniciação Venusta.

O símbolo de Vênus nos mostra que o Círculo de Espírito deve estar sobre a Cruz, o Sexo quer dizer, Sexo sob o controle do Espírito. O símbolo invertido representa que o espírito está dominado pelo Sexo.


Letra hebraica: Phe
Horário: Oitava Hora de Apolônio. As virtudes Astrais dos elementos, das sementes de todo gênero.
Signo: Libra (Em Cabala Hermética é Aquário/Imaginação)
Planeta: Saturno

Axioma transcendente:

“Uns homens pedem Senhas para cair
e outros pedem sabedoria para obrar,
 mas o coração esperançado
tem tudo em suas esperanças”.

“Lembra-te, filho da Terra, que a Esperança é irmã da Fé.
 Despoja-te das tuas paixões e dos teus erros
para estudares os mistérios da verdadeira ciência
 e sua chave te será dada. Então, um raio de luz divina jorrará
do Santuário oculto para dissipar as trevas do teu futuro
 e mostrar-te o caminho da felicidade.
 Aconteça o que acontecer na tua via,
jamais desfolhes as flores da Esperança
 e colherás os frutos da Fé.”.

 

"A esperança no ato de transmutar os elementos primordiais."
©Iglesias Janeiro



PHE

Símbolo da respiração cosmogônica.
O princípio do verbo no ato, a imortalidade da existência,
a força criadora da fé.




Libra morada de Saturno
Signo de Gêmeos



 
PREDIÇÃO: Promete intuição, sustentação, iluminação, nascimentos, breves aflições e breves satisfações, enfados e reconciliações, privações, abandonos e ganhos.

Esta Lâmina significa influência, ascendência, esperança. Reconexão com o melhor de si, claridade, iluminação, luz no fim do túnel, ingenuidade.



Significados simbólicos



Esperança, confiança. Idealismo. Imortalidade.
Plenitude. Beleza. Natureza.
O céu da alma. Influência moral da idéia sobre as formas.
Mensagem: Muita energia positiva, momento de muitas conquistas e comemorações. Prepare-se para a colheita.



A Esperança significa a estrela guia do destino humano. A percepção aguçada para perceber o que está ao redor e o tempo certo para cada coisa. A visão abrangente para associar os acontecimentos e a capacidade de reconhecer crescimento ao longo do tempo.
Representa um momento onde estamos percebendo a realidade de uma nova forma. Como se até agora estivesse vivendo numa sala e achasse que esta fosse o mundo. Mas você abriu as cortinas e começou a ver que o mundo é muito maior. Assim, vem percebendo perspectivas novas de vida que antes você não percebia. É um momento de uma certa expectativa, como se você estivesse numa redoma - percebe que existem caminhos novos onde poderá se integrar muito mais, mas no momento ainda não pode penetrar dentro deste mundo novo. Portanto essa carta diz que você está pronta, mas nem tudo depende de você.
Mas o mais importante é que você está vendo a vida de uma forma diferente. Não só a realidade que a cerca e cercou, como a sua própria história. Coisas que no passado você não via ou valorizava, não entendendo porque tinha vivido ou aprendido e agora é como se tudo fizesse sentido, como se você estivesse se preparando para um futuro que sempre esperou mais que não percebia estar tão bem encaminhado.
Como um pintinho que acabou de sair da casca do ovo, o universo ao redor parece muito grande e desconhecido. Apesar de você ver que terá muito mais oportunidades nesse universo novo. Ainda não sabe bem como interagir com ele. Você sente a necessidade de explorar ao seu redor. Ainda não conhece todas as possibilidades
        
É uma carta de esperança em todos os aspectos. Sempre aparece em momentos de muita expectativa, como esperando uma viagem, o fim de um curso. Algo que tem uma data conhecida ou não. Mostra que nem tudo depende só de você. Os limites da natureza são os limites do tempo e da sociedade. Por isto esta carta pode alterar os prazos dados, por exemplo no Método do Mapeamento Psíquico.

Muitas vezes a Esperança mostra um acontecimento na vida da pessoa que vai trazer mudanças profundas, e que fazem parte do "destino". Esses "marcos" vão aparecer conectados com a carta 17. Por exemplo, tem pessoas que parecem que nasceram destinadas à viver em outro país (17 com 22, 77, 60), casar com um estrangeiro (17 com 19, 77, 60), fazer um grande sucesso (17 com 19, 75), etc. Ou à encontrar a Alma Gêmea do Espírito (17 com 19, 65 (mulher) ou 66 (homem)).


Interpretações usuais na cartomancia

Pureza, entrega às influências naturais, sadias. Confiança no destino. Plenitude e sensibilidade poética, intuição. Bondade, espírito compassivo.
Energia, convalescença.



Plano Espiritual ® A Abnegação como manancial da vida, a fé como elemento atuante, a inteligência primária expressando-se através da secundária. ©Iglesias Janeiro



É uma estrela Sirius,da constelação do Cão Maior , só aparecia no céu egípcio na época das enchentes do Nilo mostrando a chegada das chuvas. A confiança na natureza trazendo mais fé e paciência aos processos humanos.



Plano Mental ® A iluminação do conhecimento por meio da evidencia como prova, a luz das experiências passadas, a causa unida ao afeto.©Iglesias Janeiro



A Deusa Nuit jogando água na terra e nas águas - Representando o ciclo das águas, a ação do tempo e os limites que as leis da natureza impõe a nossa vida.



Plano Material ® Tende aos processos que alimentam o otimismo, as expectativas, a genialidade, a caridade e tudo que fortalece ao animo.©Iglesias Janeiro



Duas Pirâmides - O ciclo das águas - Momento em que o rio está cheio e para se plantar é preciso esperar a água da enchente escoar e poder aproveitar a humos trazido pelo rio. A pirâmide superior clara cheia de energia para fertilizar posteriormente através da pirâmide negra subterrânea, que no Arcano do Crepúsculo vai estar iluminada.




XVII. A Estrela
O Arcano da Esperança, do Crescimento e da Mãe do futuro

 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Grimaud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

Uma mulher com um joelho apoiado no chão tem uma jarra em cada mão; derrama conteúdo de uma delas numa superfície de água (rio ou lago) e, da outra, na terra. No céu há oito estrelas.
A mulher é jovem e está completamente nua; seus cabelos caem livremente sobre as suas costas e ombros. O joelho que está apoiado no chão é o esquerdo; a ponta do pé direito está em contato com a água. Representada ligeiramente de três quartos, seu olhar parece ignorar o trabalho que realiza. Do chão brotam uma planta com três folhas e, um pouco mais atrás, dois arbustos diferentes se destacam contra um céu incolor; sobre o da esquerda um pássaro negro de asas abertas parece estar pousado ou a ponto de levantar vôo.
No céu podem ser vistas duas estrelas de sete pontas e cinco estrelas de oito pontas. Estão dispostas simetricamente em volta de uma estrela muito maior, que tem dezesseis pontas, oito amarelas e oito vermelhas.





Mental: Alguém traz uma força para ser utilizada, mas não diretamente. É a inspiração do que deve ser feito.

Emocional: Uma corrente de equilíbrio e de esplendor.

Físico: A satisfação, o amor humano em toda a sua beleza; o destino dos sentimentos que animam o ser. Realização das coisas através da ordem e da harmonia.

Em questões referentes à arte, esta carta fala do dom de encantamento, ou seja, o resplendor que atrai o próximo.



Sentido negativo: Harmonia desviada do seu destino; harmonia física pouco duradoura.

Falta de vergonha, despudor, leviandade. Falta de espontaneidade. Coações, moléstias.

Natureza artificial e anti-higiênica.

Tendência para a evasão e para o romantismo exagerado. Temperamento inapto para a vida prática. Estreiteza de visão, doenças.


Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Imortalidade.
No MUNDO INTELECTUAL A luz interior que alumia o Espírito.
No MUNDO FÍSICO A Esperança.




 
Lâmina 17 – A ESTRELA





Uma grande e radiosa estrela de oito raios, cercada por sete estrelas menores, também de oito raios. A figura feminina no primeiro plano está inteiramente nua. Têm o joelho esquerdo apoiado na terra e o pé direito dentro da água. Ela derrama a Água da Vida de duas grandes ânforas, irrigando o mar e a terra. Atrás dela há uma elevação de terreno e uma árvore ou arbusto, sobre o qual está pousada uma ave. A figura expressa a eterna juventude e beleza. A estrela é1’étolie flamboyant, que aparece no simbolismo maçônico, mas tem havido confusão nisso. O que a figura comunica à cena viva é a substância dos céus e dos elementos. Tem-se dito, com razão, que os lemas desta carta são Águas da Vida livremente e Dons do Espírito. O resumo de várias explicações pretensiosas diz que é uma carta de esperança. Em outros planos, tem sido apresentada como a imortalidade e a luz interior. Para a maior parte dos espíritos preparados, a figura aparecerá como o tipo da Verdade sem véus, gloriosa em sua beleza imortal, derramando as águas da alma dentro das medidas de seu bem valiosíssimo. Na realidade, porém, ela é a Grande Mãe na cabalística Sephira Binah, que é o supremo.

Entendimento, o qual se comunica com o Sephiroth que se encontra embaixo na medida que podem receber o seu influxo.



17. A Estrela — Perda, furto, privação, abandono; outras leituras dizem esperança e perspectivas brilhantes.


Invertida: Arrogância, soberba, impotência.




Arquétipo: Esperança, a água da vida.
Sentido geral: Futuro. Confiança. Desenvolvimento favorável e duradouro. Sorte (carta de proteção).
Profissão: Sucesso. Atividade rica em perspectiva.
Relacionamento: União feliz com futuro promissor.
Consciência: Ampliação dos horizontes, visão a distância.
Sentido Espiritual: Compreensão, sabedoria.
Objetivo: Confiança na organização cósmica.
Sombra: Adiamento de coisas importantes para o dia seguinte.
Carta Invertida: Dúvidas, falta de perspectivas, azar.
17 como quintessência: O sábio caminho da confiança no futuro e da percepção da existência de uma ordem cósmica, que leva a julgamento equilibrado e ponderado (1 + 7 = 8 e 8 = A Justiça)








Um comentário: