sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano VII (7) - O Carro



7o ARCANO – O CARRO (A Carruagem)

   

O 7º Arcano é figurado por um carro de guerra, de forma quadrada, remontado por um pálio estrelado sustentado por quatro colunas. Neste carro, adianta-se um triunfador couraçado, trazendo o cetro e a espada nas mãos. É coroado de um círculo de ouro remontado por três pentagramas ou estrelas de ouro com cinco pontas. O carro quadrado simboliza a obra realizada pela Vontade que venceu os obstáculos. Nas quatro colunas do pálio figuram os quatro elementos submetidos ao senhor do cetro e da espada. Na face quadrada que apresenta a dianteira do carro é traçada uma esfera sustentada por duas asas abertas, sinal de exaltação ilimitada do poder humano no infinito do espaço e do tempo. A coroa de ouro na fronte do triunfador significa a posse da luz intelectual que desvenda todos os Arcanos da Fortuna. As três estrelas que o terminam, simbolizam o Poder equilibrado pela Inteligência e a Sabedora. Três esquadros estão traçados na couraça; significam a retidão do Juízo, da Verdade e da Ação dada pela força, de que a couraça é o emblema. A espada em elevação é o sinal de vitória. O cetro remontado pelo triângulo, símbolo do Espírito, por um quadrado, símbolo da Matéria e por um círculo, símbolo da Eternidade, significam a perpétua dominação da Inteligência sobre as forças da Natureza. Duas esfinges, uma branca e outra preta, acham-se atreladas ao carro. A branca representa o Bem, a preta simboliza o Mal, um conquistado e o outro vencido, ambos feitos servos do Mago, que triunfou das provas.

O 7º Arcano é Luta, Batalha, Dificuldades. O guerreiro deve aprender a usar o Báculo e a Espada, assim conseguirá a grande vitória. Nossa divisa é Thelema (Vontade).




 
Sefirote Kabalístico: Netzach
Letra hebraica: Zain
Planeta: Netuno
Signo: Peixes (Em Cabala Hermética é Câncer/Fala)

Axioma transcendente:

“Quando a ciência entrar em teu coração
e a sabedoria for doce à tua alma,
pede e te será dado”.

“Lembra-te, Filho da Terra, que o império do mundo
 pertence àqueles que possuem a soberania do Espírito,
 isto é, a Luz que ilumina os mistérios da vida.
 Vencendo os obstáculos, esmagarás teus inimigos*
 e todas as tuas esperanças serão realizadas,
se penetrares no futuro com um audácia armada
pela consciência do teu direito”.


"Triunfo no ato de evidenciar sua natureza dual."
©Iglesias Janeiro



ZHAIN

O mistério da Luz Astral como emanação luminosa e incandescente.
O princípio da causa final, o espírito feito matéria,
a causa operante como causa que opera,
a razão do propósito e o poder que permite realizá-lo.



Netuno em Peixes
SAGITÁRIO
*Nossos inimigos são os defeitos e paixões que trouxemos de uma vida anterior. As pessoas que nos fazem obstáculos são apenas instrumentos destinados a nos fazer perder esses defeitos.


PREDIÇÃO: Promete poder magnético, intelecção acertada (união do intelecto e intuição), justiça e reparações, honra e desonra, conquista do que se persegue com empenho, satisfações e contrariedades.

Esta Lâmina significa providência, auxílio, triunfo. Vitória, introspecção, interiorização, planejamento, saúde, novo começo.



Significados simbólicos



Contemplação ativa, repouso. Vitória, triunfo.
O setenário sagrado, a realeza, o sacerdócio.
Magistério. Superioridade. Realização.

Mensagem: Bom momento, repleto de mudanças e surpresas agradáveis, vitórias em todos os setores de sua vida.


O Arcano do Triunfo é o Ás do primeiro naipe. Contém um pouco do significado das sete primeiras cartas. Representa o arsenal de potencialidades que nós temos. O Objetivo deste naipe era de identificar a essência do nosso ser, o Ás significa o indivíduo munido de dons e conhecimentos adquiridos em todas as suas vidas. Ela é a união de todas as sete virtudes dos primeiros Arcanos: O Mago, os dons e o conhecimento ancestral, a percepção do universo da Sacerdotisa, a organização da Imperatriz, a autonomia do Imperador, a ação do Hierarca, a capacidade de adaptação da Indecisão. E o poder criador do Triunfo.
Ela fala de uma situação passada e diz que você até agora viveu muito frustrado. Iniciou várias coisas, mas assim que aprendeu o básico, se desanimou e passou a buscar outra realização. Assim, desenvolveu várias atividades e diversos instrumentos, porém, enquanto não conseguisse a caixa com todas as ferramentas e saber para que serve cada uma, não poderia integrá-los.
Essa carta diz que no momento você percebe que conseguiu reunir todos os instrumentos que precisava para transpor os obstáculos e realizar uma nova etapa da sua vida.

Agora está passando a usá-los em conjunto. Desta forma você terá a força e a competência para superar aqueles problemas crônicos que a muito tempo queria ultrapassar. Você vai conseguir se integrar e ultrapassar um estágio, que há muito tempo queria fazer.
Momento de luta, onde você está mobilizando toda a sua força para promover sua realização. Conquistando com isto sua libertação e integração dentro do seu ambiente.
Você está num momento de ação, realizando objetivos, ultrapassando situações difíceis, está superando obstáculos, que há muito tempo vinham te bloqueando. E sair de um ciclo vicioso que vivia.
Nesta batalha, você vai integrar uma parte sua, que contém um jogo de dons e capacidades, por isso, a partir desta vivência você passará a se realizar de uma forma mais global.




Interpretações usuais na cartomancia



Êxito legítimo, avanço merecido. Talento, dons, capacidade, aptidões postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direção competente.

Conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra.



Plano Espiritual ® Ascendência sobre a matéria, o conhecimento dos sete princípios que dirigem os atos criadores, a existência potencial das sete virtudes que dão eficácia a estes atos. ©Iglesias Janeiro

Cobrindo a carruagem, o disco solar alado, invadindo o Plano Mental - É o Deus Uatchet - do olho, na forma já de serpente, com as asas do pássaro, que levava as informações ao deus Rá. Ela simboliza uma proteção de Rá e o estímulo à evolução do deus Uatchet. A pessoa vai conquistar a integração que faltava para promover a transformação que a impedia de se realizar.

Plano Mental ® Desvanecimento da dúvida pela luz do intelecto, e a eliminação dos erros pela possessão gradual da verdade. ©Iglesias Janeiro

As rodas da Biga, passam para este plano, são o símbolo da ação e realização do Hierarca, no movimento que conquista um objetivo. Osíris dentro do carro representa as quatro primeiras cartas do Tarot. Ele tem na mão o bastão do poder, que é uma coluna com uma pirâmide na ponta, é o símbolo do poder sobre a sua própria alma. No lado direito, a espada que simboliza a missão. As potencialidades determinam a missão do homem perante a sociedade.

Plano Material ® Inspira os desejos e impulsos de superação, cria contrastes entre o mundo interior e externo, determina vacilações e resoluções. ©Iglesias Janeiro

As duas esfinges que protegiam a entrada dos templos representam o Sol Nascente. Uma negra e uma branca, olhando para os dois lados: o passado e o futuro, significando a percepção do sentido da evolução.



VII. O Carro
O Arcano do Domínio, do Repouso


 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)
        
Dois cavalos arrastam uma espécie de caixa, montada sobre duas rodas e coberta por um dossel, onde se encontra um homem coroado, que traz um cetro em sua mão direita. Na parte frontal do carro (a única visível), em boa parte dos tarôs clássicos, há um escudo com duas letras, que variam com as editoras das lâminas.
Mais do que de cavalos, poderíamos falar de dois corpos dianteiros, fundidos ao carro. Os dois animais olham para a esquerda, mas a sua disposição é tal que parecem andar cada um para o seu lado. O cavalo da esquerda levanta a pata direita, e o da direita, a pata esquerda. O dossel repousa sobre quatro colunas.
O homem, que tem uma coroa do tipo das de marquês, tem a mão esquerda sobre um cinto amarelo, na altura da cintura, e na mão direita traz um cetro que termina por um ornamento esférico encimado por um cone. O peito do personagem está coberto por uma couraça. Cada um dos seus ombros está protegido por uma meia-lua, com rostos de expressão diferente.
Os cabelos do personagem são amarelos, e seu olhar dirige-se ligeiramente para a esquerda, no mesmo sentido que o de seus cavalos.

Cinco plantas brotam do solo. Não aparecem rédeas ou qualquer outro meio de guiar o carro.




Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.

Emocional: Afeto manifestado; protetor, serviçal.

Físico: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos.



Significa também notícia inesperada, conquista. Pode ser interpretado também como difusão da obra ou atividades do consulente através de palavras e, segundo sua localização na tiragem, significa elogios ou calúnias.
                  
 

Sentido negativo: Ambições injustificadas, vanglória, megalomania. Falta de talento e de consideração. Governo ilegítimo, situação usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupações, cansaço, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.


Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O Setenário, a dominação do Espírito sobre a Natureza.
No MUNDO INTELECTUAL O Sacerdócio e o Império.
No MUNDO FÍSICO A submissão dos elementos e das forças da matéria à Inteligência e ao trabalho do Homem.


Lâmina 7 – O Carro (A Carruagem)




Uma figura ereta e imponente, trazendo uma espada desembainhada e correspondendo, a grosso modo, à descrição tradicional que apresentei na primeira parte. Nos ombros do herói vitorioso há o que se supõe ser o Urim e Thummim (um oráculo muito antigo, no estilo do I Ching, citado na bíblia).

Ele escravizou a escravidão; venceu em todos os planos; no espírito, na ciência, no progresso, em certas provas de iniciação. Ele assim respondeu à Esfinge, e devido a isso, aceitei a variação de Eliphas Lévi; desse modo o seu carro é puxado por duas esfinges. Ele é, acima de todas as coisas, o triunfo da mente.

Deve ficar entendido por esse motivo (a) que a questão da esfinge está relacionada com um Mistério da Natureza e não com o mundo da Graça, para o qual o condutor do carro não poderia oferecer resposta; (b) que os planos de sua conquista são manifestos ou externos e não estão em seu próprio intimo; (c) que a liberação que ele efetua pode fazer com que ele próprio fique prisioneiro do entendimento lógico; (d) que as provas de iniciação pelas quais ele passou triunfalmente devem ser entendidas física e racionalmente; e (e) que, se ele chegou às colunas do Templo entre as quais está sentada a Alta Sacerdotisa, não pôde abrir o rolo de pergaminho chamado Tora, e nem poderia responder, se ela o interrogasse. Não é a realeza hereditária e não é o sacerdócio.


7. O Carro — Socorro, providência; também guerra, triunfo, presunção,vingança, perturbação.


Invertida: Motim, briga, disputa, litígio, derrota.




Arquétipo: A partida do herói.
Sentido geral: Coragem, confiança pessoal, disposição de partir, espírito de aventura, satisfação de correr riscos.
Profissão: Reinício, promoção, independência.
Relacionamento: Nova ligação, “novos ares”.
Consciência: Forte consciência de si mesmo.
Sentido Espiritual: Ampliação dos horizontes.
Objetivo: “A arrecadação do tesouro”, a “libertação da bela prisioneira”.
Sombra: Leviandade, mania de grandeza, falta de consideração, perda do controle.
Carta Invertida: Fracasso, indecisão, não conseguir desapegar-se.
7 como quintessência: O heróico caminho da partida confiante e do grande salto para frente.







Um comentário:

  1. parabéns. contribuindo um pouco....o carro conhece a arvore da vida e do conhecimento na cabala, assim ele sabe que tem que seguir pelo caminho do meio, equilibrio segurando a do rigor e a da misericórdia com força. Mas as vezes, perderá esse equilibrio e sairá do caminho da sabedoria. Contudo, voltará ao caminho do meio mais tarde, pois ele é um iniciado as coisas divinas e celestiais.

    http://tarotastrologiaeprofecias.blogspot.com

    ResponderExcluir