sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano IV (4) - O Imperador



4o ARCANO – O IMPERADOR (O Faraó)

   

O 4º Arcano é figurado por um homem vestido de um capacete remontado por uma coroa. Está assentado sobre uma pedra cúbica, figura do sólido perfeito, que significa a obra humana realizada. Sua mão direita eleva um cetro e sua perna direita, dobrada, apóia-se na outra, formando uma cruz. O capacete coroado é o emblema da força que conquistou o poder. Este dominador possui o cetro de Ísis e a pedra que lhe serve de trono significa a matéria dominada. A cruz traçada pela posição de suas pernas simboliza os quatro elementos e a expansão do poder humano em todos os sentidos.

No 4º Arcano existem as quatro concordâncias. Estas são: Afirmação, Negação, Discussão e Sedução.


 

Sefirote Kabalístico: Chesed
Letra hebraica: Daleth
Planeta: Urano
Signo: Aquário (Em Cabala Hermética é Áries/Visão)

Axioma transcendente:

“Bendiga o trabalho de suas mãos, e no do pensamento ponha o coração”.

“Lembra-te, Filho da Terra, que nada resiste a uma vontade firme,
que tem como alavanca a ciência da verdade e da justiça.
Combater para assegurar a sua realização é mais que
um direito, é um dever. O homem que triunfa nesta luta
não faz mais do que realizar sua missão terrestre:
aquele que sucumbe pelo seu devotamento adquire a imortalidade”.


"O Imperador no ato de reger seus domínios."
©Iglesias Janeiro



DALETH:

Princípio da unidade materializada, a vontade,
a autoridade e o poder...



URANO EM AQUÁRIO
Signo de ESCORPIÃO

Se o 4º Arcano aparecer entre os sinais fatídicos do teu destino, significa que a realização das tuas esperanças depende de um ente mais poderoso do que tu: procura conhecê-lo e terás seu apoio.



 
PREDIÇÃO: Promete resultados materiais, bases, os mais altos negócios, resultados favoráveis no esforço invertido e condições penosas para consegui-los. As amizades são simultaneamente, ajuda e obstáculo. A sorte é propícia e adversa, ao mesmo tempo.

Esta Lâmina significa apoio, estabilidade, poder, proteção. Representa um grande personagem. Conquista, liderança, pioneirismo, atividade, estabilidade, originalidade, megalomania, masculinidade, paternidade.


Significados simbólicos



O poder, o portal, o governo, a iniciação, o tetragrama, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base. Proteção paternal.

Firmeza. Afirmação. Consistência. Poder executivo. Influência saturnina-marciana. Concretização, habilidades práticas, ordem, estabilidade, prestígio.


Mensagem: Mantenha-se confiante haja com força de vontade e o sucesso será inevitável.


 
O Imperador está no ápice da pirâmide do Naipe do Espírito, representa o Homem percebendo-se inteiro. A percepção do Ego. A auto-afirmação. Representa a capacidade do homem de impor seu personagem. Todos nós temos a necessidade de ocuparmos um espaço dentro do nosso ambiente. Este espaço é composto de uma série de papéis, onde exercemos nossos dons e realizamos nossos ideais.
Cumprindo funções nesse universo, você vai ter a sensação de poder determinar sua vida. O Imperador traz uma força muito grande para você se assumir, usar suas capacidades e conquistar seu espaço na sociedade. Perceberá que pode obter o que precisa para se manter. Está gerando sua própria vida e ganhando autonomia. Com isso, você quer mais liberdade.
É o momento de se impor através do uso dos dons para inserir-se na sociedade. Quanto mais explorar suas potencialidades, mais segurança vai adquirir.
É a parte masculina se manifestando. O Ego.
Os quatros primeiros Arcanos projetam nossas essências elementares, e se associam aos nossos modelos de ser, duas figuras para o masculino, O Mago e O Imperador, e duas para a parte feminina, A Sacerdotisa e a Imperatriz. Mas, pode-se dizer, que neste arcano se configura a imagem do Homem total, que reúne as quatro partes. No Mago, a essência divina, na Sacerdotisa, o ser sensível, Na Imperatriz o raciocínio e no Imperador, o Homem se completa com o poder criativo, que marca a característica da sua espécie. Apesar de não associarmos pessoas a Arcanos Maiores, por estas cartas serem arquetípicas da nossa personalidade, associam-se aos nossos primeiros contatos com o mundo, assim representam nossos pais. E mais tarde se revelam em nossos companheiros, podendo assim, ver estas pessoas nestas cartas.
Você conquistou sua independência. Está inteiro. Tem o poder sobre si mesmo e de realizar o que projetou.
Conquista de uma posição de mais destaque.
Reforça o sentido da integração interna, junto das cartas A Indecisão 6, ou Crepúsculo 18.


Interpretações usuais na cartomancia

Direito, rigor, certeza, firmeza, realização. Energia perseverante, vontade inquebrantável, execução do que está resolvido. Protetor poderoso.





Plano Espiritual ® Materialização constante da virtude do homem a progressão hierárquica em que se manifesta a vida. ©Iglesias Janeiro



Osíris invade este plano com sua Coroa - que representa o Baixo Egito. É também o símbolo da individualidade. Tudo aqui representa o indivíduo.



Plano Mental ® As quatro concordâncias de Afirmação e Negação, Discussão e Solução em seu trabalho de concretização.©Iglesias Janeiro



Osíris está sentado no cubo. Símbolo da individualidade. Dentro do cubo duas espadas, que simbolizam a missão, a determinação. Ainda dentro do cubo encontramos uma estatueta de um gato sentado em atitude vigilante, representação simbólica dos "vigilantes da noite", que significa a possibilidade dele reencarnar. Tem nas mãos o bastão, símbolo do poder sobre a matéria.



Plano Material ® Realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder.©Iglesias Janeiro



Um hieróglifo, que significa "obstáculo" e, em cima um cajado. Estão dentro de uma chapa, iguais as que eram colocadas nos sarcófagos, contando a história do morto. Esta se encontra no túmulo de Osíris - ela significa: o homem que transpôs os obstáculos mundanos. Ele ultrapassou a matéria.






IIII. O IMPERADOR
O Arcano da Autoridade, da Paternidade e da Obediência

 
Tarô de Marselha
(Baralho de Camoin)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)
  
Sentado num trono com as pernas cruzadas, um homem coroado é visto de perfil. Em sua mão direita traz um cetro que termina por um globo e pela cruz, enquanto a outra mão segura o cinto.
No primeiro plano, à direita, um escudo com a imagem de uma águia parece apoiar-se no chão.
Um colar amarelo prende uma pedra (ou um medalhão) de cor verde. A coroa se prolonga extraordinariamente por detrás da nuca.
O trono, uma cadeira em cujo braço esquerdo se apóia o Imperador, repousa – como a mesa do Arcano I – sobre um terreno aparentemente árido, do qual brota uma solitária planta amarela.
Ao contrário do emblema da Imperatriz, a águia do Arcano IIII olha para a esquerda. O desenho das águias, por outro lado, difere notavelmente num e noutro caso.
A notação IIII, no topo do desenho, que ocorre também nos arcanos VIIII, XIIII e XVIIII não é habitual na numeração romana (que registraria IV, IX, XIV e XIX).
Essa forma de grafar, porém, faz parte da tradição gráfica do Tarô, tal como aparece na versão de Marselha e na maioria das coleções de cartas antigas.




Mental: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário.

Emocional: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.

Físico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva.



Sentido negativo: Resultados contrários ao pretendido, ruptura do equilíbrio. Queda. Perda dos bens, da saúde ou do domínio sobre coisas e seres. Oposição tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversário obstinado; assunto contrário aos interesses. Autodestruição, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo.



Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Realização perpétua e hierárquica das virtualidades contidas no Ente absoluto.
No MUNDO INTELECTUAL A realização das idéias do Ente contingente pelo quádruplo trabalho do espírito: Afirmação, Negação, Discussão, Solução.
No MUNDO FÍSICO A realização dos atos dirigidos pela Ciência da Verdade, o amor da Justiça, a força da Vontade e o trabalho dos Órgãos.




Lâmina 4 – O Imperador (O Faraó)


Ele tem uma formada Crux ansata no que diz respeito ao cetro e ao globo em sua mão esquerda. E um monarca coroado — dominador, imponente, sentado em um trono, cujos braços têm na frente cabeças de carneiros. Ele é o executor e a realização, o poder deste mundo, e está revestido de seus mais altos e naturais atributos. É ocasionalmente representado sentado em uma pedra cúbica, que, contudo, causa alguma confusão. Ele é o poder viril, ao qual a Imperatriz corresponde, e, nesse sentido, é ele que procura remover o véu da Isis; ela, contudo, permanece virgo intacta.
Deve ficar entendido que essa carta e a da Imperatriz não representam precisamente a condição de vida conjugal, embora o estado esteja implícito. Na superfície, como já foi indicado, elas representam a realeza mundana, elevada às alturas do poder; mas há acima a sugestão de outra presença. Elas significam também — e em especial a figura masculina — o reinado mais alto, ocupando o trono intelectual. Ambas as personagens, de acordo com o seu próprio modo, estão repletas de estranha experiência, mas não é sua, conscientemente, a sabedoria que flui de um mundo superior. O Imperador tem sido descrito como (a) a vontade em sua forma corporificada, mas isso é apenas uma de suas aplicações, e (b) como uma expressão das possibilidades contidas no Ser Absoluto — mas isso é fantasia.

4. O Imperador — Estabilidade, poder, proteção, realização; uma grande personalidade; ajuda, razão, convicção; também autoridade e vontade.

Invertida: Benevolência, compaixão, crédito; também perplexidade de inimigos, obstrução, imaturidade.

 
Arquétipo: O Pai
Sentido geral: Estabilidade, ordem, continuidade, inteligência prática, disciplina.
Profissão: Esforço, certeza dos objetivos, sucesso.
Relacionamento: Relacionamento estável, segurança.
Consciência: Concretização dos projetos e das idéias.
Sentido Espiritual: Estruturação da multiplicidade.
Objetivo: Conseguir justificar-se,  garantia de segurança e ordem.
Sombra: Severidade extrema, perfeccionismo, despotismo.
Carta Invertida: Imaturidade,  descontrole, tempestade em copo d’água.
4 como quintessência: O caminho pragmático da ordem, da clareza e da realidade.









Um comentário: