sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 61 - Solidão - 4 de Espadas



ARCANO 61 – SOLIDÃO ou SOLITUDE
 (Quatro Gládios/Quatro de Espada/4 de Espada)



O 61º Arcano ® Este Arcano denota afastamento da vida social, em conseqüência de contrariedades e desgostos.





Planeta: Netuno

Axioma transcendente:

“Paga o que deves; ao que tributou, tributo;
ao censor, o censo; ao que honra, honra”




PREDIÇÃO:

Esta Lâmina significa solidão, retiro, ermida, segurança, vigilância, economia, boa conduta.

Promete reserva, precaução, retraimento, inabilidade, vigilância, economia, boa conduta, afastamento voluntário ou forçado da vida social.


Significados gerais

A alegria, o ardor interior do ser humano, criado através do trabalho e da atividade construtiva.





Um momento onde a pessoa está conseguindo se isolar da interferência de pessoas e situações, julgamentos, que impediam que ela confiasse mais em si mesma, e pudesse realizar os seus objetivos.
Você está percebendo melhor quem você é. Esta carta sempre aparece quando você pode isolar a interferência de outras pessoas na análise dos seus problemas percebendo a si mesmo. Isto significa que você estava imerso em problemas que não eram seus, quando a gente convive muito perto, por muito tempo, tipo no casamento ou no ambiente de trabalho, é normal, infelizmente, a gente aceitar a projeção dos problemas alheios, fazemos isto inconscientemente.
Como nós projetamos nossas dificuldades nos outros também. Não é à toa que costumamos dizer, que quando alguém aponta a falta alheia, está na realidade apontando a própria falta. Este é um momento onde você está conseguindo isolar esses traumas das críticas alheias, e reconhecer as próprias dificuldades.
Isto pode acontecer em função de uma viagem (aí você vai ter uma outra carta junto, como a 25, 60 ou 56), ou em função de ter se auto afirmado em alguma especialidade que estava reprimida (nesse caso cartas anteriores vão falar disso, tipo um emprego novo (junto com um Rei 23, 37, 51 ou 65). ou um novo amigo 67, ou até sua Alma Gêmea, junto com a 19, ou Rei de Espadas 51 ou Ouro 65 para as mulheres, e Rainha de Espadas 52 ou de Ouros 66 para os homens. Se você está muito envolvido com a família, esta carta pode estar mostrando que você conseguiu isolar dos problemas deles. Neste caso, você terá também a carta 10, ou outras de Espadas.
Nelise Carbonare





Interpretações usuais na Cartomancia

• Vigilância, retiro, solidão, repouso do ermitão, exílio, túmulo e féretro. Boa administração, circunspecção, economia, avareza, precaução, testamento.
• Indica solidão, retiro, ermida, segurança, vigilância, economia, boa conduta. Afastamento da vida social, em conseqüência de contrariedades e desgostos.




No Plano Espiritual, a representação do Sol, um símbolo do Self, indicando que o processo da carta o leva a identificar melhor o seu eu.

No Plano Mental, a Deusa Nut, em atitude de adoração, mas mostrando reserva. Significa o respeito às leis da natureza, principalmente em relação ao tempo. Mostra que o processo tem seus passos, que nem tudo depende da própria pessoa (lembrando o Arcano 17). Reforçando assim o sentido desta carta de ser um compasso de espera onde você está mais lúcido em relação à percepção da sua história, compreendendo melhor seu sentido de vida.

No Plano Material, a estrela flamígera, representando, como Hadit, a força de vontade, o fato dela estar neste plano mostra que a pessoa esta força está a nível inconsciente e que deve ser resgatada.

"A Solidão como ato de concentração do animo.
A virtude humana da contemplação interior.
O princípio do isolamento."
Iglesias Janeiro



Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Riqueza de fluidez.
MUNDO ANÍMICO Sentimentos seguros e profundos; união sem perturbação.
MUNDO FÍSICO Criação, organização com grande potencial, que permite a realização de qualquer empreendimento. Assuntos muito ricos em espiritualidade.

• (–): Desgosto, depressão, tristeza, sentimento que se empana e extingue.




Lâmina 61 – SOLIDÃO ou SOLITUDE (Quatro Gládios/Quatro de Espada/4 de Espada)




A estátua de um cavaleiro rezando, em toda a extensão sobre o seu túmulo.

Significações Divinatórias:

Vigilância, retiro, solidão, repouso do ermitão, exílio, túmulo e féretro. A questão do desenho é nesses últimos sentidos.

Invertida: Boa administração, circunspecção, economia, avareza, precaução, testamento.




SENTIDO GERAL: Paralisação, pausa obrigatória, doença, isolamento, hiato nas atividades.
PROFISSÃO: Estagnação, esgotamento.
RELACIONAMENTO: Isolamento, ascese, retiro para a solidão.
CONSCIÊNCIA: Exaustão espiritual.
OBJETIVO: Exigência de fazer uma pausa urgente para reunir novas forças.
SOMBRA: Ser obrigado a ficar quieto (devido a uma doença, por exemplo)
CARTA INVERTIDA: Liderança sábia. Covardia, fraqueza dos nervos. Isolamento voluntário ou forçoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário