sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XV (15) - O Diabo



15o ARCANO – O DIABO (O Demônio)

   


O 15º Arcano é figurado por Tífon, gênio das catástrofes, sentado sobre um cubo que se apóia numa esfera e fazendo o sinal da magia negra. De cada lado e mais embaixo, acham-se um homem e uma mulher, presos um ao outro por um laço que parte da cintura da mulher e vai ter ao pescoço do homem. É a imagem da Fatalidade que rebenta como a erupção de um vulcão sobre aquele que se deixa dominar pelas ilusões da matéria, quer seja ele forte ou fraco, grande ou pequeno, hábil ou ignorante.

O 15º Arcano é o Eu Pluralizado, que esotericamente se denomina Satã.

O 15º Arcano representa a Paixão, fundamentada no fogo Luciférico. É necessário saber que o defeito principal é a Paixão Sexual, a Luxúria.

Na síntese Kabalística do Arcano no 15 temos 1 + 5 = 6, o 6 em si mesmo é o sexo, isto significa que no sexo está a maior força que pode liberar o Homem porém também a maior força que pode escravizá-lo.

O Arcano 15 significa o trabalho com o Demônio. O processo de dissolução do Eu.

O Éden é o próprio Sexo, a Besta Interna, o Eu Psicológico que nos fecha o passo ao Éden, está na porta do sexo para convidar-nos a Ejaculação do Licor Seminal (para os homens), ou para desviar-nos desta porta, fazendo-nos seguir escolas, teorias, seitas, etc.



 
Letra hebraica: Samech
Horário: Sexta Hora de Apolônio. Aqui é necessário manter-se quieto, imóvel, devido ao temor (isto significa a terrível prova do Guardião do Umbral, ante o qual se necessita muito valor para vencê-lo).
Signo: Leão (Em Cabala Hermética é Capricórnio/Júbilo)
Planeta: Netuno

Axioma transcendente:

“Fizeram-me guarda de vinhas e a que era minha não guardei”.


 
“Quem quer que sejas, filho da Terra,
contempla os velhos carvalhos que desafiavam o raio,
 e que este destruiu depois de os ter respeitado muito tempo.
 Cessa de crer na tua sabedoria e na tua força,
 se Deus não te permitiu descobrir
a chave dos Arcanos que prenderão a Fatalidade”.





"A Paixão no ato de emanar seus fluidos potenciais."
©Iglesias Janeiro



SAMEKH

O símbolo do mistério da luz astral em circulação.
O princípio da vontade individual, o atrativo do mistério,
o fogo criador, o destino como causa eficiente.



Leão morada de Netuno
Saturno



 

PREDIÇÃO: Promete controvérsias, paixões, fatalidades. Prosperidade pela via da legalidade e da fatalidade. Afetos  nocivos aos que sentem e ao que é objeto deles. Ânsias veementes e situações violentas.

Esta Lâmina significa força maior, destino, magia negra, atrações secretas. Vitalidade, domínio da matéria, paixões, sexo, impulsividade, senso de humor, desejo, ambição.



Significados simbólicos



As provas e provações. As tentações e seduções.
Magias. Desordem. Paixão. Luxúria. Dependência.
Intercâmbio, eloqüência, mistério, força emocional.
Mensagem: Momento de novas conquistas amorosas, paixão amor e sedução. Não abuse do poder saiba controlar suas emoções.




O ser humano no ato de realizar sua própria missão. A Paixão ou o Diabo no baralho convencional significa a capacidade do homem de interagir de uma forma criativa e consciente no seu ambiente. Nos dois últimos naipes (do Espírito e da Mente cartas 1 à 14) o individuo identificou quem ele é, descobriu talentos e especialidades, e já definiu qual sua função. Agora iniciando o naipe do Corpo, é hora de agir.

Esta carta mostra que você se sente insatisfeito com uma série de coisas na sua vida. Faz muito tempo que você não faz o que quer. E sabe que não adianta mudar uma coisa só. A realidade está clara a sua frente, você tem uma direção a seguir. Tem direitos e razão de defender sua Vontade. É hora de reunir toda essa insatisfação e aceitar o desafio de promover uma grande transformação. Você ultrapassou os seus limites, não está suprindo suas necessidades, como também, não tem espaço de ação. Reúna sua sabedoria, suas especialidades, seus talentos, capacidades e coloque sua realização em primeiro lugar. Porque agora ou vai ou racha.

Este Arcano indica que a pessoa está muito mobilizada emocionalmente. Muitas vezes esta a carta dificulta a interpretação do jogo, pois o consulente está alterado, e não conseguir enxergar com clareza a situação que está vivendo, tendo uma tendência em culpar as outra pessoas o seu insucesso.

Mostra um momento onde a pessoa está mobilizada para uma mudança, transformação na vida.

Esta carta expressa um grande desafio. Você se sente numa situação emergente. Não tem outra saída além de tomar uma decisão. O que importa mesmo, é abrir espaço para impor sua própria vontade. Não abra mão dos seus ideais.

        

Neste momento, que você está com raiva do mundo. Tente perceber, que na realidade, você está procurando uma mudança na sua situação, e não está conseguindo. E a tendência nesta hora, e culpar tudo e todos. Ninguém tem culpa de nada que está acontecendo com você, na realidade você deixou com que tudo chegasse ao ponto que está.

Assuma suas capacidades e seus ideais, e passe a agir em prol de si mesmo. Use essa insatisfação como mola da mudança. Liberte-se dos preconceitos. E lute por você.

Numa posição periférica do jogo:

Mostra desafios menores, por exemplo, um concurso, vestibular, ou um projeto profissional que é um desafio.




Interpretações usuais na cartomancia

Paixões indomáveis. Atração sexual. Ação mágica, magnetismo. Capacidade milagreira. Poder oculto, exercício de influências misteriosas. Proteção contra as forças obscuras e os encantamentos.




Plano Espiritual ® A manifestação da vontade individual, força refratária a ordem estabelecida e princípio que incita a desvelar os mistérios. ©Iglesias Janeiro



A cabeça e a coroa invadem este plano. Onde se encontram as plumas de avestruz, símbolos da deusa Maat representando a Justiça e a Verdade. Também vemos na coroa os chifres de bode e veado, e sobre os chifres as duas cobras, com o ovo na cabeça que simbolizam o grau elevado de iniciação do Deus.



Plano Mental ® A cadeia de paixões, a força dos desejos, a constante controvérsia em que se agita o animo e nos impulsiona a buscar o oposto.©Iglesias Janeiro



Temos o Deus Amon- o Deus da Criação: meio homem, meio mulher. Cabeça de carneiro. O cajado na mão esquerda representa o poder de criação dos dons. - a cobra do mão direita, representa o Deus da evolução, Uatchet. Reforçando o significado do poder de transformação movido pelo desejo de realização do karma.



Plano Material ® Tende aos processos, a regeneração, os desejos intensos, a malícia, a discórdia , o temor a cólera, o fogo e a água que o apaga.©Iglesias Janeiro



Pirâmide Mastaba - Uma pirâmide que representa a força da terra - buraco negro - O impulso da evolução. Significa o impulso da transformação gerado pelas carências do universo. Ou seja, no passado você já sentia falta de se realizar.





XV. O Diabo
O Arcano da Contra-inspiração e da Sedução



 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadan)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

  

Três personagens estão representados de pé. No meio, sobre um pedestal vermelho em forma de cálice, um hermafrodita com asas e chifres; embaixo, uma figura feminina e outra masculina, pequenas e dotadas de atributos animais, presas, por uma corda que lhes passa ao pescoço, a um aro que se encontra no centro do pedestal.

O personagem central, despido, veste somente um cinto vermelho; tem na cabeça uma curiosa touca amarela, da qual sobem dois chifres de veado; duas asas amarelas (ou azuis, na ed. Grimaud), de desenho semelhante à dos morcegos, brotam das suas costas. Tudo indica que o personagem é do sexo masculino, mas seus seios estão desenvolvidos como os de uma mulher. Suas mãos e pés apresentam características simiescas; a mão direita, erguida, mostra o dorso; a esquerda segura a haste de uma tocha. O par acorrentado é visto de três quartos. Estão completamente nus, mas têm uma touca vermelha da qual sobem chifres negros.

Têm rabo, patas e orelhas de animal e escondem as mãos atrás das costas. No nível em que se encontram, o chão é preto, mas na altura do pedestal torna-se azul (ou amarelo) com listas negras. O fundo é incolor.




Mental: Grande atividade, mas totalmente egoísta e sem preocupação pela justiça.

Emocional: Pluralidade, diversidade, avidez, inconstância. Busca em todas as direções para atrair tudo. Sem a menor preocupação com o próximo. Libertinagem.

Físico: Grande irradiação neste plano, em particular no domínio material e nas realizações concretas. Poderosa influência sobre os outros.

Forte atração pelo poder material.

Tem, contudo, uma deficiência: todos os sucessos a que promete serão obtidos por vias censuráveis. Desta forma a fortuna será feita e os delitos permanecerão na impunidade.

Inclui também a punição: de acordo com a sua relação com as outras cartas, pode significar que os sucessos serão efêmeros e que o castigo virá na seqüência.

Do ponto de vista da saúde: grande instabilidade nervosa, transtornos psíquicos; aparição de enfermidades hereditárias.



Sentido negativo: A ação parte de uma base má e seus efeitos podem ser calamitosos. Desordem, inversão de planos, coisas obstruídas. Do ponto de vista da saúde: ampliação do mal, complicações. Disfunção. Superexcitação, sensualidade. Ignorância, intriga. Emprego de meios ilícitos. Enfeitiçamento, fascinação repentina, escravidão e dependência dos sentidos. Debilidade, egoísmo.



 
Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Predestinação.
No MUNDO INTELECTUAL O Mistério.
No MUNDO FÍSICO O imprevisto. A Fatalidade.


Lâmina 15 – O DIABO (O Demônio)





O desenho é uma acomodação, expediente ou harmonização entre vários motivos mencionados na primeira parte. O Bode Chifrudo de Mendes, com asas semelhantes às do morcego, está sentado em um altar. Na barriga tem o signo de Mercúrio. O braço direito está levantado e a mão bem aberta, sendo o inverso da bênção dada pelo Hierofante na quinta carta. Na mão esquerda, há uma grande tocha acesa, invertida na direção da terra. Na fronte tem um pentagrama invertido. Há em frente do altar uma argola, da qual saem duas cadeias presas no pescoço de duas figuras, masculina e feminina. Estas são análogas às da décima carta, como se fossem Adão e Eva depois da Queda. Trata-se da cadeia e fatalidade da vida material.

As figuras têm rabos, para significar a sua natureza animal, mas há inteligência humana refletida em seus rostos, e o que se ergue acima deles não é, em absoluto, o seu senhor para sempre. Mesmo agora, ele é também servo, sustentado pelo mal que existe nele e cego para a liberdade de servir. Com o seu mais que acentuado desprezo pelas artes que pretendia representar e respeitar como um mestre, Eliphas Lévi afirma que a figura Bafomética é a ciência oculta e a magia. Outro comentarista diz que no mundo divino ela significa predestinação, mas não há correspondência naquele mundo com as coisas que embaixo pertencem ao irracional. O que ela significa é o Morador do Limiar, sem o Jardim Místico, quando foram dele expulsos aqueles que comeram o fruto proibido.


15. O Diabo — Destruição, violência, veemência, esforços extraordinários, força, fatalidade; aquele que está predestinado mas que não é, por isso, mau.
 

Invertida: Fatalidade do mal, fraqueza, mesquinhez, cegueira.



Arquétipo: O tentador, o mal, o fardo.
Sentido geral: A tentação, a sedução, a dependência, o vício, a intemperança, a possessão, contrariar os próprios desígnios, a traição.
Profissão: Continuar dependente, fazendo negócios escusos fingindo-se de inocente. Tendência a corrupção.
Relacionamento: Enredamentos, servidão, mau uso do poder, luxúria.
Consciência: Encontro com o lado da sombra.
Sentido Espiritual: “prova de fogo” para nossas convicções.
Objetivo: Poder. Criar dependências.
Sombra: Esta é a carta que personifica a sombra. Seu lado luminoso é a superação do que é vil.
Carta Invertida: Cura. Reflexão. Liberdade.
15 como quintessência: O perigoso caminho da tentação e das fraquezas humanas que, através do encontro com a própria sombra, leva da dependência à verdadeira liberdade de decisão (1 + 5 = 6 e 6 = Os Amantes).












Nenhum comentário:

Postar um comentário