sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XII (12) - O Enforcado



12o ARCANO – O ENFORCADO (O Pendurado)

   




O 12º Arcano é figurado por um homem suspenso por um pé a uma viga que se apóia em duas árvores que têm cada uma seis ramos cortados. As mãos deste homem estão ligadas, pelo lado detrás, e a dobra dos seus braços forma a base de um triângulo invertido, cujo cimo é sua cabeça. É o sinal da morte violenta, sofrida por um funesto acidente ou para a expiação de um crime, ou então aceito por um heróico devotamento à verdade e à Justiça. Os doze ramos cortados representam a extinção da vida, a destruição das doze principais expressões da vida humana. O triângulo de ponta invertida simboliza uma catástrofe.

O 12º Arcano implica em sacrifícios e sofrimentos, é a carta do Apostolado.

O Arcano 12, traz muitos sofrimentos, muitas Lutas. Possue uma síntese muito bonita porque 1 + 2 = 3 que significa produção tanto material quanto espiritual, é poderoso no espiritual e social. Este Arcano promete luta no econômico e social.


Letra hebraica: Lamed
Horário: Terceira Hora de Apolônio. As serpentes e o fogo (Magia sexual, Trabalho com o Kundalini).
Signo: Touro
Planeta: Lua

Axioma transcendente:

“Ainda que o sol te fatigue de dia e a lua te entristeça a noite,
não leves teus pés ao escorregadouro,
nem durmas enquanto estejas em guarda”.

“Lembra-te, filho da Terra, que o devotamento é uma lei divina de que ninguém é dispensado;
 porém, só espera ingratidão da parte dos homens.
Conserva, portanto, tua alma sempre pronta a dar contas ao Eterno.”



"O Apostolado no ato de consumar sua missão."
©Iglesias Janeiro



LAMED

O mistério da decolagem no vôo.
O princípio do movimento expansivo,
a consumação do sacrifício voluntário,
o altruísmo como força criadora,
o desejo de servir, a devoção.



Touro morada da Lua
Signo de Peixes



 
Se o 12º Arcano aparecer entre os signos fatídicos do teu destino, a morte violenta lançará suas armadilhas no teu caminho. Porém, se o mundo atenta contra a tua vida terrestre, não expires sem perdoar os teus mais cruéis inimigos; porque, quem não perdoa neste mundo, será condenado  no outro a uma solidão eterna.


PREDIÇÃO: Promete contrariedades, angústias, quedas. Perdas materiais em certas condições de vida e ganhos em outras. Pressentimentos que anima e pressentimentos que desencorajam.

Esta Lâmina significa expiação, martírio. Sacrifício, redenção, estagnação, fim de impasse, desistência, vitimização, entrega, compreensão, sabedoria.


Significados simbólicos


Abnegação. Aceitação do destino ou do sacrifício.

Provas iniciáticas. Retificação do conhecimento. Gestação.

Exemplo, ensino, lição pública.

Mensagem: A verdade será revelada e você poderá atingir resultados surpreendentes. Será necessário  muita força de vontade para atingir seus objetivos.


 
O Apostolado significa a mudança de vida que acontece quando encontramos um a direção mestra para o nosso real desenvolvimento. É como se nesse momento nós pudéssemos encontrar um mestre que diz tudo o que a gente pensa, mas nunca expressou com aquela clareza que o mestre está manifestando. O ideal, a filosofia de vida fica clara, e assim nós damos permissão a nós mesmo de deixar para trás os velhos valores, os velhos ideais, e passamos a focalizar toda a nossa energia no novo ideal. Como a mudança de vida que acontece quando o apóstolo teve a revelação que o levou a dedicar sua vida aos seus ideais. Por isso esta carta simboliza mudanças de vida radicais. Normal sempre depois que você atinge um objetivo muito importante que consumiu toda a sua energia por anos.
Por isso representa um momento onde você está conseguindo atingir objetivos muito importantes, que faziam parte de uma série de tarefas, onde você buscava provar o seu valor e suas capacidades. Ela mostra então que você provou o que queria provar, para si mesmo, e para a família. Então ela traz a libertação de uma série de obrigações, culpas e preconceitos, deixando-o mais livre para definir melhor agora seus objetivos; mais centrado na sua missão, do que no que os outros acham que deveria seguir.

É uma grande virada. Inversão de valores. Fecho de um processo. Carta de libertação, fim do sacrifício.
Libertação, possibilidade aberta para desenvolver outros aspectos do seu ser. Focalizar a energia no seu real projeto de vida.



Interpretações usuais na cartomancia



Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submissão ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifício pessoal. Idéias voltadas para o futuro. Semente.

Mudança de vida, iniciação, abertura espiritual, sacrifício por algo valioso. Paz interior, nova visão do mundo.





Plano Espiritual ® Elemento pelo qual se sacrifica o superior a fim de que evolucione o inferior, a complacência no bem que se realiza. ©Iglesias Janeiro

Uma mandala prendendo o pé do herege. Mostra o anseio de desenvolvimento, e de passar a seguir melhor o ideal do seu próprio ser.

Plano Mental ® Representa a lei da própria repressão, o antagonismo das criações mentais, a circunspeção ao decidir.©Iglesias Janeiro

As colunas de Teth iluminadas pelas sete fases do processo alquímico do homem em analogia à fotossíntese. As bases das colunas são de chumbo e o topo de ouro, entre eles, sete divisões mostrando os ciclos de transmutação da energia solar: o vermelho inferior os raios infravermelhos, no centro o verde representando a clorofila e no final novamente o vermelho símbolo da hemoglobina. Ressaltando o significado do termino de uma etapa da Tarefa kármica.
Entre as colunas um herege, realizando o Ritual da Reversão das Idéias. Rito utilizado para corrigir os valores dos que infringiam as leis. Ressaltando o significado do Arcano de mudança de objetivos, e a necessidade de se centrar melhor na sua missão.

Plano Material ® Tende a reversão dos valores, o desgosto do material produzido pelo predomínio moral, a abnegação como força expansiva. ©Iglesias Janeiro

Um tridente, instrumento usado para sacrificar o animal para imolação. Significa a dedicação a um ideal.



XII. O Pendurado (O Enforcado)
O Arcano da Fé, da aspiração Espiritual

 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadan)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)
         
Um homem está suspenso, pelo pé, de uma trave de madeira que se apóia em duas árvores podadas. Os dois suportes são amarelos e cada um conserva seis tocos da poda, pintados de vermelho; terminam em forquilha, sobre as quais repousa o pau superior. São verdes os dois montículos dos quais nascem as árvores da provação, e nos quais brotam plantas de quatro folhas. A corda curta que suspende o homem desce do centro da barra transversal.
O personagem veste uma jaqueta terminada em saiote marcado por duas meias-luas à direita e à esquerda, que podem ser bolsos. O cinto e o colarinho da jaqueta são brancos, assim como os dez (ou nove) botões – seis acima e quatro (ou três) abaixo da cintura.
A cabeça do Enforcado encontra-se no nível da base das árvores. Suas mãos estão ocultas atrás da cintura. Naturalmente, a perna pela qual está suspenso – a esquerda – permanece esticada, enquanto que a outra está dobrada na altura do joelho, cruzando por trás a perna esquerda.




Mental: Possibilidades diversificadas, flutuações. Indica coisas em processo de amadurecimento; não define nem conclui nada.

Emocional: Falta de clareza, indecisão, particularmente no campo afetivo.

Físico: Abandono de algumas coisas, renúncias, projetos duvidosos. Impedimento momentâneo para a ação. Um assunto iniciado é abandonado e só poderá ser resolvido através de uma ajuda. Do ponto de vista da saúde: transtornos circulatórios.



Sentido negativo: Êxito possível, mas parcial, sem satisfação nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental.

Reticências, planos ocultos. Resoluções acertadas, mas que não se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas não cumpridas, amor não correspondido.

Os bons sentimentos serão desviados para empreendimentos condenáveis.

Impotência. Perdas. Auto-renúncia, passividade.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Lei revelada.
No MUNDO INTELECTUAL O ensino do Dever.
No MUNDO FÍSICO O Sacrifício.


Lâmina 12 – O ENFORCADO (O Pendurado)






A forca da qual está suspenso forma uma cruz Tau, ao passo que a figura — pela posição das pernas, forma uma cruz gamada. Há um nimbo em torno da cabeça do aparente mártir. Deve-se notar (1) que a árvore do sacrifício é madeira viva, tendo folhas; (2) que o rosto expressa êxtase profundo, e não sofrimento; (3) que a figura, em seu conjunto, sugere vida em suspensão, porém a vida e não a morte. É uma carta de profunda significação, mas toda

a sua significação é velada. Um de seus editores sustenta que Eliphas Lévi não conhecia o seu sentido, o que é incontestável — e nem o próprio editor.Tem sido chamada falsamente de carta do martírio, uma carta da prudência, uma carta Grande Obra, uma carta do dever; mas esgotaríamos todas as interpretações apresentadas e só encontraríamos fatuidade. De meu lado, eu diria, muito simplesmente, que ela expressa a relação, em um de seus aspectos, entre a Divindade e o Universo.

Aquele que compreender que a história de sua natureza superior está imersa nesse simbolismo receberá sugestões concernentes a um grande despertar que é possível, e irá saber que depois do sagrado Mistério da Morte há um glorioso Mistério da Ressurreição.




12. O Enforcado —Sabedoria, circunspecção, discernimento, provações, sacrifício, intuição, adivinhação, profecia.
 

Invertida: Egoísmo, a coroa, corpo político.




Arquétipo: A vítima, a prisão.
Sentido geral: Crise, estar preso, ficar num aperto, ficar doente, fazer penitência, estagnação, modificação dos pensamentos.
Profissão: Ficar parado no lugar, frouxidão, renúncia.
Relacionamento: Estar entregue ao status quo.
Consciência: Profunda visão das coisas. Nova visão do mundo.
Sentido Espiritual: Iniciação. Sinais indicadores do caminho da sabedoria.
Objetivo: Reflexão. Mudança de vida. Libertação.
Sombra: Resignação, deixar-se enforcar.
Carta Invertida: Não-aceitação das evidências. Negação da maturidade.
12 como quintessência: O esclarecedor caminho que tira a pessoa da armadilha e lhe dá uma nova visão de vida, que, depois de um intervalo, levará a um novo solo fértil (1 + 2 = 3 e 3 = A Imperatriz).












Nenhum comentário:

Postar um comentário