sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 50 - Afinidade - Ás de Copas




ARCANO 50 – AFINIDADE, ATRAÇÃO ou A COMPENETRAÇÃO
(Ás de Taça/Ás de Copas/1 de Copas)

   



O 50º Arcano ® Este Arcano, em assuntos de amor, denota perigo de sedução, paixão violenta e invencível.





Planeta: Mercúrio

Axioma transcendente:

“És tição no incêndio, mulher; e tu, homem, és vento que aviva o fogo”.





PREDIÇÃO: Promete ilusões, paixões, apetites, desejos, amor, alucinações, temeridade, perigos que se ignora.

Esta Lâmina representa casa, residência, mesa, festim, alimento, nutrição, convivas, perseverança, assiduidade, coragem.

Significados gerais

Representa a sublimação de uma receptividade instintiva em riquezas dos sentimentos superiores.






Esta carta representa um momento onde esta aflorando uma nova parte do nosso ser. Anseios, dons que estavam desapercebidos ou sem espaço para desenvolver. É um momento de assumir a frustrações, isto, por um lado dói, mas por outro permite perceber o que se quer e com isso movimentar-se para obter. Sempre temos sonhos, necessidades que ocultamos dentro de nós, e que temos muita dificuldade em assumir, pois representam carência profundas que são motivo de sofrimento. Este é o momento onde não dá mais para esconder de nós mesmos estas coisas. E assim temos que assumir a necessidade de trabalhar com essas frustrações.
A Consumação fala de um processo que vem acontecendo de um tempo para cá, você vinha depurando sua forma de ser, em busca de um personagem que representasse melhor seu próprio papel. Ao mesmo tempo estava ansioso para poder desenvolver potencialidades suas esquecidas e realizar certos desejos ainda não satisfeitos.
Agora, está assumindo uma nova forma de ser. Assumir os próprios desejos. Incorporando um jogo de personagens novos e criando um ambiente novo ao seu redor. Está mais verdadeiro consigo mesmo, passando a representar papéis novos mais coerentes. Ganhando independência da aceitação dos outros.
Esta carta pode significar doença, pois muitas vezes a pessoa está assumindo anseios que ficaram reprimidos por muito tempo, e que para ela é muito difícil fazer isto, dessa forma representa somatizações, ou de doenças que vem de estafa física ou emocional.





Interpretações usuais na Cartomancia

  • A conclusão de algo com plenitude, perfeição e deleite; desfecho feliz, vitória, consecução, alívio, saúde. Expedição, despacho, consumação, fim. Também significa o lado do excesso no gozo físico e os prazeres dos sentidos.

  • Êxito, ciência, vitória, cura, alívio, realização, expedição, despacho, conclusão, descoberta, achado. Novas afeições, ternura, poesia, realização de esperanças, amor delicado por uma moça de grandes qualidades.




No Plano Mental, Akenaton saindo do ritual de iniciação da Casa da Luz, tem as vestimentas da Mulher interior que descobriu dentro de si. A Magia do contato com o seu interior.

Invade o Plano Espiritual com a cabeça e a Coroa de Osiris, símbolo do poder sobre si mesmo. representando nesta imagem o próprio Deus. Com os braços cruzados em atitude de adoração.

No Plano Material, lua minguante sobre o sol negro da eclipse, mostrando um momento de introspecção, de encontro com os antepassados e de mudança de fase a partir disto.

"A Consumação como ato de plenitude.
A virtude humana do próprio convencimento.
O princípio da determinação da conduta."





Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Penetração espiritual para organizar assuntos materiais.
MUNDO ANÍMICO Realização psíquica.
MUNDO FÍSICO Aporte espiritual. Encarnação do espírito na matéria.

• (–): Materialismo. Superficialidade. Apego excessivo à matéria.







Lâmina 50 – AFINIDADE, ATRAÇÃO ou A COMPENETRAÇÃO (Ás de Taça/Ás de Copas/1 de Copas)





As águas estão embaixo e nelas há nenúfares; a mão saindo das nuvens sustenta em sua palma a taça, da qual caem quatro jorros; uma pomba, trazendo no bico uma Hóstia marcada comum a cruz, desce para colocar a Hóstia na Taça; as gotas da água caem por todos os lados. E uma imitação daquilo que há por trás dos Arcanos Menores.

Significações Divinatórias:

Casa do verdadeiro coração, alegria, contentamento, permanência, nutrição, abundância, fertilidade; Mesa Sagrada, felicidade ali reinante.

Invertida: Casa do falso coração, mutação, instabilidade, revolução.






SENTIDO GERAL: Oportunidade de encontrar a maior felicidade, de descobrir a mais profunda plenitude, harmonia e realização dos sonhos.
PROFISSÃO: Verdadeira vocação, reconhecimento público, concretização dos ideais.
RELACIONAMENTO: Grande amor, confiança, profunda felicidade.
CONSCIÊNCIA: Conseguir a unidade mística, ter a experiência da misericórdia.
OBJETIVO: Iluminação, transformação, alcançar a perfeição, crença.
SOMBRA: Deixar de aproveitar a chance ou perde-la.
CARTA INVERTIDA: Fingimento, desespero, carência afetiva. Riscos desconhecidos. Medo. 



3 comentários:

  1. Muito esclarecedor, tirei hoje dia 24/6 ESTA CARTA NO tAROT E ME VEIO TUDO QUE ESTOU PASSANDO. Formidável interpretação

    ResponderExcluir
  2. oi pvf tem como tornar esse blog legivel colocando um fundo suave,,,

    grsto

    ResponderExcluir