sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XXI (21) - O Mundo



21o ARCANO – O MUNDO (A Transformação; O Regresso)


   



21º Arcano Este Arcano supremo do Magismo é figurado por uma jovem nua que segura uma baqueta em cada uma das mãos, tem as pernas cruzadas, uma sobre a outra (como o Enforcado da duodécima lâmina – L12) e está no meio de uma elipse. Nos quatro cantos desta elipse estão figurados os quatro animais dos Evangelistas ou as quatro formas da Esfinge: O Homem, o Leão, o Touro e a Águia.
Este é o sinal de que se investe o Mago L1 chegado ao mais alto grau da iniciação e que obteve, por meio dela, a posse de um poder, cujos graus ascensionais não têm outros limites senão os da sua inteligência e sua sabedoria.

O 22º Arcano é a Coroa da Vida, O Regresso à Luz, a Encarnação da Verdade em nós.
A síntese Kabalística do Arcano no22 é 2 + 2 = 4. Homem, Mulher, Fogo e Água; o Iod-He-Vau-He; Homem, Mulher, Falo, Útero. Eis aqui o Santo e Misterioso Tetragramaton, o Santo Quatro.





Letra hebraica: Thau
Horário: Existe uma hora Treze, que é a da liberação. (Observe que está trocado com “O Louco”)
Signo: Aquário
Planeta: Urano

Axioma transcendente:

“Sai o sol e se põe e outra vez
volta ao seu lugar onde torna a nascer”.

“Lembra-te, filho da Terra, que o império do Mundo  pertence ao império da Luz
e que o império da Luz é o trono que Deus reserva à vontade santificada.
A Felicidade é, para o Mago, o fruto da Ciência do Bem e do Mal;
porém, Deus só permite colher este fruto imperecível
ao homem bastante senhor de si
para aproximar-se dele sem desejá-lo”.

"A Transmutação no ato de transmutar."
©Iglesias Janeiro

SHIN
O mistério do que opera as transformações.
O principio do Verbo em sua tríplice função de poder criador,
renovador e conservador, a matriz cosmogônica em irradiação,
a faculdade pela qual é possível, ser touro, leão, águia e homem.

Aquário morada de Netuno
Sol



PREDIÇÃO: Promete longa vida, heranças, distinções, desfrute de deleites honestos, rivais que disputam os afetos, amigos que velam por nós, obstáculos e aptidões para vencê-los, situações e contingências que as aclaram.

Esta Lâmina significa conclusão.  Síntese, fim de problemas, completude, unificação, desenvolvimento, universalidade, perseverança, à vezes inércia.



Significados simbólicos


Finalização, realização. Recompensa. Apoteose.
Encontrar o próprio lugar no mundo. Centralizar-se.
Alegria de viver. O sensível, a carne, a vida transitória.


Mensagem: Momento de triunfo, glória e de muitas alegrias. Aproveite a maré de sorte que virá com muita segurança e realizações em todos os setores de sua vida.


O 21º Arcano é a síntese do Tarot e resume todos os Arcanos maiores e menores, porém, como é um Arcano maior, colocamos aqui uma significação. Assim, representa a pessoa que faz a consulta, num jogo adivinhatório.



O Grande Às do Tarot, A Transmutação significa a metabolização de todo conhecimento adquirido no setênio. Ela representa a síntese de tudo que foi apreendido pelos quatro instrumentos da consciência: A Percepção, a Sensação (ou Emoções), o Pensamento e a Intuição (como a capacidade de integrarmos os fatos numa perspectiva temporal) Você se sente neste momento como se tivesse balançado o tapete da sua vida, espalhando as pedras do quebra-cabeça da sua história. E agora está tentando remontar, comparando quem você é, com o que foi no passado: - Você não sente mais o que sentia, e vive sentimentos que nunca sentiu. Percebe a realidade de uma forma diferente e chega a pensar coisas que nunca pensou que ia pensar um dia. Enfim, está muito diferente do que foi principalmente a sete anos atrás.
Percebendo que está mais simples, pois você não é mais aquela pessoa complicada de antes. E quanto mais você compara o passado e o presente, mais percebe sua transformação. Está tomando consciência do amadurecimento que obteve, e está muito ansioso para que sua vida mude também.
Você mudou, não sente mais o que sentia, senti coisas que nunca sentiu. Percebe diferente. Pensa o que nunca pensou que ia pensar, mas sua vida ainda não mudou, e isto traz uma certa agonia. É uma carta que diz, eu mudei, e agora quero mudanças na minha vida.
Traz uma sensação de triunfo pois é um fecho de uma etapa onde você reconhece ter amadurecido.
          
Se ela está no presente você está mudando e quer mudanças. No passado agora já estão acontecendo as mudanças. No futuro você vai mudar tudo. É um momento mais de reflexão do que de ação.
Observe a cartas que vem ao lado dela, estas cartas marcarão o que foi mais importante no setênio anterior.





Interpretações usuais na cartomancia



Sorte grande, êxito completo. Coroamento da obra, finalização de um processo. Força decisiva. Circunstâncias muito favoráveis, meio propício. Integridade absoluta. Contemplação envolvida. Êxtase. Alegria, reconhecimento, riqueza.

Representa o elemento feminino. É uma carta muito individual.





Plano Espiritual ® A imortalidade da alma, a evolução das idéias, o poder de manifestar a vida em infinitas formas. ©Iglesias Janeiro



A serpente Apópis, que representava as trevas e a tempestade, contra quem Rá combatia todos os dias, na sua viagem no céu, saindo sempre vitorioso. Às vezes a luta era incerta e tinha-se então o eclipse solar.



O eclipse representa um marco da mudança de fase.



Plano Mental ® O princípio do conhecimento supremo como origem de todos os conhecimentos: a beatitude.©Iglesias Janeiro



Ani formado - tocando a harpa que fala a linguagem dos Deuses. Ele está em plena harmonia com o universo. Ele está acima da colina Primordial, numa posição da Deusa Maat, mostrando a evolução.



Na parte superior os quatro gênios funerários Amset (cabeça de homem); Hapi, Duamutef e Gebehsenuf. Eles estão associados a quatro deuses abstratos que se referem aos catorze Ka de Rá, atributos que os Faraós traziam de Rá, estes são: Maa (visão), Sedjem (audição), Sia (entendimento) e Hu (palavra). Também podem ser relacionados com os 4 elementos, com as 4 funções da psique.

  

TOURO
MAA
A Percepção
TERRA
LEÃO
SEDJEM
O Sentimento
ÁGUA
HOMEM
HU
O Pensamento
FOGO
ÁGUIA
SIA
A Intuição
AR

  

Toda a carta mostrando o universo, a harmonia, a evolução e a consciência.



Plano Material ® Tende aos processos que favorecem o estímulo, as inspirações acertadas, o trabalho remunerador, as recompensas generosas, os atos que tendem ao melhoramento.©Iglesias Janeiro



Recipientes que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, ar, terra. Significam a integração de todas as partes.





XXI. O Mundo
O Arcano da Alegria e da Celebração da Vida
 
 

 
Tarô Marselha
(Baralho de Camoin-Jodorowsky)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
(edição Grimoud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)



Dentro de uma grinalda amendoada dança um personagem nu, coberto só parcialmente por um véu que desce do seu ombro esquerdo; na mão do mesmo lado traz uma vareta. Nos cantos da carta, quatro figuras evocam a representação simbólica tradicional dos evangelistas: anjo, águia, leão e touro (embora este último pareça mais um cavalo).

A grinalda está formada de folhas simples e oblongas (no Tarô de Marselha da editora Grimaud, as folhas do terço superior são amarelas, as do meio vermelhas e as da parte inferior azuis); está amarrada, em cima e embaixo, por laços vermelhos em forma de xis.

Dentro do espaço ovulado que a grinalda limita – com o pé direito pousado sobre um suporte vermelho (ou amarelo) e a perna esquerda dobrada por trás do joelho direito – está o personagem que parece dançar. Sua cara poderia ser masculina, mas tem seios de mulher; o véu curto que o cobre tapa justamente o seu sexo. Em uma mão leva a vara, na outra um objeto indeterminado.

No ângulo superior direito da carta há uma águia, a cabeça aureolada por um círculo vermelho, olhando para a esquerda; no ângulo oposto, um anjo olha para baixo.
 

Nos ângulos inferiores se vê, à direita, um leão amarelo com auréola rosada, representado de frente; à esquerda, uma espécie de cavalo, o único dos quatro sem auréola. Este último animal, que é visto de três quartos, olha para a frente e para a esquerda. Tanto o leão como o cavalo parecem dotados de asas de composição semelhante às folhas da grinalda.





Mental: Grande poder da mente. Tendência para a perfeição. Magistério mental e psíquico.

Emocional: Significa elevação do espírito, sentimentos amorosos no sentido altruísta, sem egoísmo nem sensualidade. Amor à humanidade, tarefas sociais a cumprir. Sentimentos guiados pelo desejo de aperfeiçoar tudo que se faz. Para os artistas: inspiração abundante.

Físico: Experiência rica. Atividades sólidas e brilhantes. Êxito em níveis não transcendentes (mundanos, transitórios). Boa saúde.



Sentido negativo: Fracasso. Processo que afeta os sentimentos. Sacrifício por amor. Obstáculo formidável.

Ambiente hostil, todos estão contra. Disposições mundanas. Dispersão, distração. Incapacidade para se concentrar. Grande revés da sorte, ruína. Desconsideração social.




*Não há a expressão nos mundos divino, intelectual e físico.


Lâmina 21 – O MUNDO (A Transformação)





Como esta mensagem final dos Trunfos Maiores não mudou — e na verdade é imutável — no que diz respeito ao seu desenho, ela já foi em parte descrita no que tange ao seu sentido mais profundo. Representa também a perfeição e o fim do Cosmos, o segredo que há dentro

dele, o arrebatamento do universo quando se compreende em Deus. E além disso o estado da alma na consciência da visão Divina, refletida do espírito autoconsciente. Essas significações, todavia, não prejudicam aquela a que já me referi, concernente ao lado material.

E mais que uma mensagem do lado macrocósmico e é, por exemplo, o estado do mundo restaurado quando a lei da manifestação tiver sido cumprida em seu grau mais elevado de perfeição natural. Mas é talvez mais especialmente uma história do passado, referente àquele dia em que tudo foi proclamado ser bom, quando as estrelas matinais cantavam juntas e todos os Filhos de Deus gritavam de alegria. Uma das piores explicações a seu respeito é que a figura simboliza o Mago quando alcançou o mais elevado grau de iniciação; outra versão diz que ela representa o absoluto,o que é ridículo. Tem-se dito que a figura representa a Verdade, coisa, contudo, mais adequadamente atribuível à décima sétima carta. Tem sido, finalmente, chamada a Coroa dos Magos.



21. O Mundo — Sucesso assegurado, recompensa, viagem, rota, emigração, fuga, mudança de lugar.


Invertida: Inércia, fixidez, estagnação, permanência.



Arquétipo: O reencontro do Paraíso, a coroação do herói como rei.
Sentido geral: Alcançar a meta. Encontrar seu próprio lugar. Atingir o auge. Obter a plenitude feliz. Harmonia. Viagens.
Profissão: Vocação. Descobrir sua missão.
Relacionamento: A vida em comunidade. Harmonia. Felicidade.
Consciência: Impulso rumo à visão decisiva.
Sentido Espiritual: Na maioria das vezes, contradições interiores.
Objetivo: Recomposição da unidade primordial.
Sombra: Fuga ao mundo, perdição, andar por atalhos.
Carta Invertida: Imobilidade, diminuição dos impulsos.
21 como quintessência:  O feliz caminho para a redescoberta do Paraíso, que leva à descoberta de um solo novo e fecundo (2 + 1 = 3 e 3 = A Imperatriz).


Observe a última letra hebraica neste Arcano. Inverteram-se, ficando para “O Louco” a letra Shin.








Nenhum comentário:

Postar um comentário