sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano VIII (8) - A Justiça



8o ARCANO – A JUSTIÇA (A Balança da Consciência)

   


O 8º Arcano é figurado por uma mulher sentada em seu trono, com a fronte cingida por uma coroa; tem na mão direita uma espada, com a ponta levantada, e na esquerda uma balança. É o antigo símbolo da Justiça que pesa os atos e que opõe ao mal, para contrapeso, a Espada da expiação. A Justiça, emanada de Deus, é a reação equilibrante que reconstitui a ordem, isto é, o equilíbrio entre o direito e o dever. A espada é aqui sinal de proteção para os bons e de ameaça para os maus. Os olhos da Justiça estão bem abertos para mostrar que ela penetra muito além das razões parciais daqueles que se acham sob a sua jurisdição.

O 8º Arcano significa Duras provas, a retidão, a justiça, o equilíbrio. Há que se buscar o Bem, custe o que custar, pois os Mestres da Medicina quando tratam de algum enfermo que esteja morrendo, eles tentam salvá-lo porque essa é a Lei, eles cumprem com Fazer o Bem. No 8º Arcano se encerram as provas iniciáticas.


Sefirote Kabalístico: Hod
Letra hebraica: Cheth
Planeta: Saturno
Signo: Capricórnio (Em Cabala Hermética é Libra/Trabalho)

Axioma transcendente:

“Edifica um altar em teu coração,
mas não faças do teu coração um altar”.

“Lembra-te, Filho da Terra, que obter a vitória
 e dominar os obstáculos vencidos,
é apenas uma parte da tarefa humana.
Para realizá-la é preciso estabelecer o equilíbrio
entre as forças que são postas em movimento.
Toda ação produzindo uma reação, a vontade
deve prever o choque das forças contrárias,
para temperá-lo e anulá-lo.
Todo futuro balança-se para o Bem e o Mal.
 Toda inteligência que não sabe equilibrar-se
é como um sol abortado”.



"A Justiça no ato de conhecer e decidir com razão."
©Iglesias Janeiro



HETH

O mistério do Plasma Mater em cujo seio dorme a vida.
O princípio da existência elementar, a repartição em igualdade,
a consciência como manancial do conhecimento.



Saturno em Capricórnio

CAPRICÓRNIO


PREDIÇÃO: Promete retribuições, castigos e recompensas, gratidões e ingratidões. Compensação por serviços prestados.

Esta Lâmina significa justiça, equidade, retidão, equilíbrio, plenitude. Estabilidade, processos legais, concentração.


Significados simbólicos



Justiça, equilíbrio, ordem.
Capacidade de julgamento.
Conciliação entre o ideal e o possível. Harmonia. Objetividade, regularidade, método.
Balança, avaliação, atração e repulsão, vida e temor, promessa e ameaça.
Mensagem: Obterá bons resultados com a transformação de suas atitudes. Momento de buscar o equilíbrio a estabilidade e a disciplina.




A Justiça inicia o segundo naipe dos Arcanos Maiores. Como primeira carta, do naipe, significa o estabelecimento de metas para a realização de mais uma etapa da Tarefa Kármica. Neste ciclo o objetivo é descobrir quais são os nossos dons e encontrar um espaço na sociedade para se expandir através deles. Como os dons representam nossas armas para a realização do Karma. Utilizá-los significa cumprir nossa missão como seres humanos.

Você está fazendo um balanço geral. Como anda sua realização? Está contente consigo mesmo. E sente-se realizado? Chegou à hora de fazer justiça a si próprio. Reconhecer seu direito de realizar a própria Vontade. Você já colocou os problemas e até a realização dos outros como prioridade na sua vida. Como também, já seguiu a direção que os outros lhe deram. Agora é hora de dar importância a si mesmo. Reconhecer a própria Vontade.

Desejos são aqueles impulsos que geram a necessidade de compensar nossas dificuldades de interação com o ambiente. Desejos satisfazem as carências. Só a Vontade satisfaz os anseios do nosso Espírito. A Vontade vem da necessidade do nosso ser de realizar os dons e exercer sua função na sociedade.

Nesse momento é como se seu Espírito estivesse implorando para ser ouvido. Concentre-se nas suas capacidades. Mesmo seguindo objetivos que não eram genuínos seus. Você esteve utilizando suas capacidades. Se você ajudou o outro a crescer é por que tem potencialidades. Use-as agora para promover os seus próprios ideais.



Mostra você encontrando suas capacidades e realizando a sua missão.

É hora de fazer justiça a si mesmo, dar mais valor aos seus dons e aos seus objetivos de vida. Passando a dar prioridade a tudo aquilo que ainda não conseguiu alcançar.

Está questionando tudo. Na profissão está em busca de uma maior realização. Você não quer apenas sobreviver. Quer aprender e crescer. Se sua atividade não permite isto, vai querer mudar. Mesmo se precisar se prepara para isto.

Nas relações está muito mudado. Esteve dedicando muito aos outros mas, deixou de pensar em si. Vai ficar mais Egoísta. Dando mais valor a si próprio, conquistará um reconhecimento maior.




 

Interpretações usuais na cartomancia

Estabilidade, ordem, persistência, normalidade. Lei, disciplina, lógica, coordenação. Flexibilidade, adaptação às necessidades. Opiniões moderadas. Razão, sentido prático. Administração, economia. Obediência.
Soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos.



Plano Espiritual ® A razão pura, o absoluto em ato, o rigor e a moderação, a Justiça como lei fatal da existência. ©Iglesias Janeiro

A coroa de pena de avestruz simboliza a Tarefa kármica: obrigação de desenvolver de exercer os dons, dentro do seu ambiente suas capacidades.

Plano Mental ® A força do direito, a conquista da felicidade como conseqüência da moderação do reto pensar. ©Iglesias Janeiro

A Deusa Maat sempre sentada sobre esses degraus. Tem nas mãos a balança que simboliza a Justiça, o poder da pessoa promover a realização dos seus dons. Mostra que a pessoa está centrada naquilo que ela quer fazer, pois quando você realiza os seus dons, você será gratificado - Tem nas mãos a espada, que é o símbolo da missão. A Balança que pesa o poder e a prosperidade.

Plano Material ® Tende a evolução e a involução, a atração e a repulsão, o que é grato e ingrato simultaneamente. ©Iglesias Janeiro

A colina primordial simbolizada pelos três degraus ela representa a origem do o universo. Estes degraus representam os mundos: Mundo dos Mortos, dos Homens e dos Deuses, como Corpo, Mente, Espírito.




VIII. A Justiça
O arcano do Equilíbrio, da Imparcialidade



 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Grimaud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

  

Uma mulher, sentada num trono, tem em sua mão direita uma espada desembainhada com a ponta virada para cima, e na esquerda uma balança com os pratos em equilíbrio. A mão que segura a balança encontra-se à altura do coração.

Este personagem, que é visto de frente, está vestido com uma túnica cujo panejamento sugere uma mandorla (ver arcano 21 – O Mundo), espaço de conciliação das polaridades.

Não se vêem os pés da mulher nem a cadeira propriamente dita. Aparece, em compensação, com toda nitidez, o espaldar do trono: as esferas que o arrematam estão talhadas de maneira diferente.



Mental: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno.
Emocional: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.
Físico: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta.

Sentido negativo: Perda. Injustiça. Condenação injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vítima de vigaristas. Aburguesamento.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO A Justiça Absoluta.
No MUNDO INTELECTUAL A Atração e Repulsão
No MUNDO FÍSICO A Justiça relativa, falível e limitada, que provém dos homens.


Lâmina 8 – A Justiça (A Balança da Consciência)

 




*Notem que para Waite, A Justiça é número 11



Como esta carta segue o simbolismo tradicional e mostra acima de tudo os seus significados evidentes, há pouco a dizer a seu respeito, a não ser as poucas considerações apresentadas na primeira parte, às quais nos reportamos. Ver-se-a, todavia, que a figura está sentada entre colunas, como a Alta Sacerdotisa, e a esse respeito parece conveniente salientar que o princípio moral que afeta todos os homens segundo as suas obras — conquanto, naturalmente, esteja em estrita analogia com coisas superiores — difere em sua essência da justiça espiritual que está envolta na idéia de preferência. Essa última pertence a uma misteriosa ordem da Providência, em virtude da qual é possível para certos homens conceber a idéia de dedicação às coisas mais elevadas. A maneira com que isso se opera assemelha-se à exalação do Espírito onde se faz sentir, e não dispomos de regras de crítica ou base para explicação a seu respeito. E análogo à posse de dons belos, elevados e graciosos pelo poeta; nós os temos ou não os temos, e a sua presença constitui um tão grande mistério quanto a sua ausência. A lei da Justiça não está envolvida, porém, por uma ou outra dessas alternativas. Em conclusão; as colunas da Justiça se abrem para um mundo e as colunas da Alta Sacerdotisa para outro.



11. — A Justiça — Eqüidade, correção, probidade, executivo; triunfo da parte merecedora em julgamento judicial.



Invertida: O Direito em todos os seus aspectos, complicações judiciais, carolice, prevenção, severidade excessiva.





Arquétipo: O Juiz.
Sentido geral: Equilíbrio, honestidade, força de julgamento, a maior objetividade possível, decisão ajuizada.
Profissão: A colheita do que plantamos.
Relacionamento: Igualdade de aptidões, equilíbrio de forças.
Consciência: Capacidade prática e séria de julgamento, compensação.
Sentido Espiritual: Experiência da responsabilidade pessoal.
Objetivo: Conhecimento objetivo, julgamento equilibrado.
Sombra: Autojustificação, Law and Order [Lei e Ordem].
Carta Invertida: Injustiça, preconceito, inconstância.
8 como quintessência: O caminho de responsabilidade pessoal do equilíbrio e da justiça.









Nenhum comentário:

Postar um comentário