sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XXII (22) - O Louco



22o ARCANO ou 0 (zero – O LOUCO (O Não-Iniciado)

   



*Alguns autores o consideram o Arcano 21. E naturalmente O Mundo é o 22. Exponho aqui a posição tradicional. Isso é, com cada um.


O 22º Arcano Vês aqui um louco carregado de uma sacola cheia de ninharias, caminhando sem inquietar-se, com um cão que morde a sua perna. Dirige-se, sem prestar a atenção, a um precipício em que se acha um crocodilo pronto a devorá-lo.

Este louco é o símbolo do homem que se torna escravo da matéria. Os símbolos sagrados que leva numa sacola e cujo valor ignora, ele os guarda com um temor supersticioso, porque lhe foram legados pelos pais.

O cão é a imagem do remorso que impele o criminoso para a sua ruína total e o crocodilo representa a implacável fatalidade que nos faz expiar as nossas faltas.

O Arcano 21 pode ser representado pela estrela pentagonal invertida que representa a Magia Negra.

O 21º Arcano é o fracasso, a Insensatez, o Louco do Tarô, o que trabalha na auto-realização está exposto a cometer loucuras. Há que se trabalhar com os três fatores da revolução da consciência: 1. Nascer; 2. Morrer; 3. Sacrifícios pelos demais.

Transmutação: Indica que tem que se Transmutar. O cérebro deve controlar o Sexo; quando o cérebro perde o controle (sobre o sexo), quando o sexo chega a dominar o cérebro, o Homem vai de cabeça ao abismo. Este é o Pentagrama invertido, o símbolo da Magia Negra.

Neste Arcano o Crocodilo indica o Perigo com precisão.



Letra hebraica: Shin
Horário: Dozeava Hora de Apolônio. As Torres do fogo inquietam (esta é a entrada triunfal do Mestre na dita sem limites do Nirvana ou então renuncia a dita do Nirvana por amor a humanidade e se converte em Bodhisattwa de compaixão).
Signo: Peixes
Planeta: Vênus

Axioma transcendente:

“Minha alma não entra em teu segredo,
nem meu navio em teu corpo”.



"O Regresso como o ato de reintegração."
©Iglesias Janeiro





THAW

O mistério da lei que compreende todas as leis.
O princípio da luz que vivifica, o calor vivente,
a transmigração da alma através de infinitas experiências,
o conhecimento como expoente de todas as realidades.



Peixes morada de Vênus
Plutão




PREDIÇÃO:  Promete privação de algo que se desfruta; ofuscação ao tratar de se conseguir o que se quer; ruína daquilo que mais envaidece; perigo de isolamento, presentes pérfidos; promessas enganosas; desilusões; final de umas coisas e começo de outras.

Esta Lâmina significa inconsciência, aberração, perturbação, loucura, desvio. A temporalidade, liberdade, independência, voz interior, canalização, loucura, exotismo, idéias.



Significados simbólicos


A busca e o Filho Pródigo. A experiência de ultrapassar os limites.


Espontaneidade, despreocupação, admiração, saudade.
Impulsividade. Inconsciência. Alienação.

Mensagem: Momento de prazer, alegria e novos rumos em sua vida. Os caminhos estarão abertos, porém procure manter o equilíbrio.





A última carta dos Arcanos Maiores, ou a Zero em muitos Tarots, ou até sem número, ela representa o Homem no seu estado essencial. O Adão no paraíso, o feto dentro do útero, a consciência em um momento de conexão integral com o cosmos. Onde a gente se percebe desorientado, pois acabamos de cumprir uma longa jornada de sete anos, seguindo um determinado sentido de vida e realizando uma série de tarefas, como criar estruturas e conquistar espaço e relações para poder realizar os ideais estabelecidos. E agora? Tudo realizado. Não queremos mais nada do passado, mas ao mesmo tempo ainda não sabemos para onde ir.

E é necessário romper os laços estabelecidos. Isto implica em cortes de situações, de raízes profundas que duraram no mínimo sete anos

É uma carta que mostra um fecho da estrutura que você criou, das relações e dos objetivos e da aprendizagem. Então ela é a síntese de todos os 4 naipes. E é comum que estes pareçam no jogo junto com ela. Por isto significa um momento de transição, uma revolução em todos os aspectos.

Mostra que você neste último setênio construiu uma base que não te serve mais. Mas que tem elementos para compor uma nova; conquistou um espaço na sociedade, mas esse espaço não satisfaz mais. E você está buscando um papel novo na sociedade também. Nesses últimos 7 anos você desenvolveu uma série de objetivos. Realizou-se naquilo que estabeleceu, mas a sua vida está sem desafios e agora quer novos ideais. Ou seja, você aprendeu o que queria aprender.

        

Assim ela aparece trazendo rupturas de situações que você convive no mínimo há 7 anos. Por isso ela pode dar separação de casamento, mudança de casa, de emprego, término da faculdade, enfim, mudanças significativas.



 
Interpretações usuais na cartomancia

Passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir. Irresponsabilidade. Inocência.
Escolha intuitiva acertada. Domínio dos instintos; capacidade mediúnica. Abstenção. O não-fazer.




Plano Espiritual ® A inescrutabilidade das leis divinas, o mistério da razão das coisas, o transcendente de que está acompanhado todo o ato. ©Iglesias Janeiro



A eclipse, representando a mudança de fase.





Plano Mental ® O princípio da credulidade como sinetes da ignorância, a ousadia como causa do erro, a temeridade como elemento de perigo.©Iglesias Janeiro



Ani, o personagem principal do livro dos Mortos, saindo triunfante da Casa da Luz, tendo realizado o ritual de Iniciação dos sacerdotes. Carregando ao seu redor suas conquistas. Ele está envolto com a Pele de Leopardo, vestimenta própria dos sacerdotes, simbolizando a conquista do status de adulto. Representa a realização do Trabalho de Copas: a implantação do jogo de personagens necessários para a manifestação dos dons desenvolvidos no setênio dentro do ambiente social Na mão esquerda o Cajado, mostrando que ele tem seu rebanho e sua plantação, resultado do Trabalho de Paus. Representando que ele conquistou as estruturas básicas no ciclo passado.



Na mão direita, a Chave da Sabedoria mostrando que ele aprendeu tudo o que deveria aprender neste setênio. O resultado do Trabalho de Ouros, a consciência e o uso dos conhecimentos.



Plano Material ® Tende aos processos que favorecem a imprudência, a extravagância, o delírio, o desvanecimento, o desenfrear nas paixões em busca de gratificação.©Iglesias Janeiro



Os planos se unem em torno da figura central. Do plano material emerge o Crocodilo, símbolo das forças subterrâneas dominadas. O Crocodilo reúne toda a matéria prima a ser aperfeiçoada. Representa a conquista do Trabalho de Espadas, a realização dos objetivos kármicos, da transformação dos dons em capacidades. E através delas o exercício do Dharma.





(0 ou 22) O Louco
O Arcano da Busca e do Amor

 
Tarô Marselha
(Baralho de Camoin-Jodorowsky)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
(edição Grimoud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

Ao contrário do que ocorre nos demais arcanos, a margem superior da lâmina não tem numeração, razão pela qual se costuma atribuir-lhe o valor de arcano 0 ou 22, segundo a necessidade.
Um homem anda com um bastão na mão direita. Está de costas, mas seu rosto, bem visível, aparece de três quartos. Sobre o ombro direito leva uma vara em cuja extremidade há uma pequena trouxa.
O personagem está vestido no estilo dos antigos bobos da corte: as calças rasgadas deixam ver parte da coxa direita. Um animal que poderia ser um felino parece arranhar esta parte exposta ou ter provocado o rasgão.
De um chão árido, acidentado, brotam cinco plantas.
O viajante tem a cabeça coberta por um gorro que desce até a nuca e lhe cobre as orelhas; esta estranha touca transforma seu rosto barbudo numa espécie de máscara. Veste uma jaqueta, presa por um cinto amarelo; seus pés estão cobertos por calçados vermelhos.




Mental: Indeterminação devida às múltiplas preocupações que se apresentam e das quais se tem apenas uma vaga consciência. Idéias em processo de transformação. Conselhos incertos.

Emocional: Revezes sentimentais, incerteza frente aos compromissos, sentimentos vulgares e sem duração. Infidelidade.

Físico: Inconsciência, desordem, falta à palavra dada, insegurança, desprazer. Abandono voluntário dos bens materiais. Assunto ou negócio enfraquecido. Do ponto de vista da saúde: transtornos nervosos, inflamações, abscessos.



Sentido negativo: Enquanto andarilho, o Louco significa queda ou marcha que se detém. Abandono forçado dos bens materiais; decadência sem muita possibilidade de recuperação. Complicações, atoleiro, incoerência.

Nulidade. Incapacidade para raciocinar e autodirigir-se, entrega aos impulsos cegos. Automatismo. Confusões inconscientes. Extravagância. Castigo causado pela insensatez das ações. Remorsos vãos.



Este Arcano exprime:

Nos três mundos (Espiritual, Mental e Físico) representa o sentimento resultante de toda falta.



 

 
Lâmina 22 – O LOUCO (O Não-Iniciado)






Com passos leves, como se a terra e os seus obstáculos pouco pudessem fazer para restringi-lo, um jovem magnificamente trajado pára à beira de um precipício entre as grandes alturas do mundo; olha para a imensidão azul diante dele, para a expansão do céu e não para as perspectivas debaixo. Seu ato de ávida caminhada ainda é indicado, embora ele esteja estacionário em um dado momento; seu cão ainda está pulando. A orla que se abre para o abismo não apresenta terror; é como se anjos esperassem para ampará-lo, se acontecer que ele se despenhe da altura. Seu rosto está repleto de inteligência e de sonho esperançoso. Tem uma rosa em uma das mãos e na outra um bastão custoso apoiado no ombro direito e do qual pende uma mochila curiosamente bordada. É um príncipe do outro mundo viajando neste — em plena glória matinal, ao ar livre. O sol, que brilha atrás dele, sabe de onde ele vem, a onde está indo e como ele voltará por outro caminho, depois de muitos dias. Ele é o espírito à procura de experiência. Muitos símbolos dos Mistérios Instituídos estão resumidos nesta carta, que revoga, por altos desígnios, todas as confusões

que a precederam.

Em seu Manual de Cartomancia, Grande Oriente apresenta uma curiosa sugestão sobre o papel do Bobo Místico, como uma parte de seu processo em adivinhação superior; mas é preciso recorrer a algo mais que dons ordinários para pô-lo em ação. Veremos como a carta atua de acordo comas artes comuns da leitura da sorte, e será um exemplo, para aqueles capazes de discernirem, do fato, de outro modo tão evidente, que os Trunfos Maiores não tinham lugar originalmente nas artes do jogo psíquico, quando eram usadas cartas como avaliadores e pretextos. Muito pouco, contudo, conhecemos sobre as circunstâncias em que tal arte surgiu. As explicações convencionais dizem que o Bobo significa a carne, a vida sensível e, por uma sátira peculiar, seu nome subsidiário foi durante certo tempo de alquimista, como representando o louco em sua fase mais insensata.



0/21. O Bobo — Loucura, mania, extravagância, embriaguez, delírio, frenesi, alerta.


Invertida: Negligência, ausência, distribuição, descuido, apatia, nulidade, vaidade.




Arquétipo: A criança.
Sentido geral: Espanto, franqueza, reinício.
Profissão: Situação do leigo. Um novo começo.
Relacionamento: Vivacidade, espontaneidade.
Consciência: Falta de preconceitos, curiosidade.
Sentido Espiritual: A sabedoria do tolo.
Objetivo: Busca e estar a caminho.
Sombra: Falta de responsabilidade.
Carta Invertida: Caos, teimosia, fracasso, vergonha.
22 como quintessência: O surpreendente caminho da imparcialidade e o contínuo recomeço que leva a novas estruturas (2 + 2 = 4 e 4 = O Imperador).





Realmente espero que estas páginas contenham as informações necessárias para ampliar e aprofundar seus conhecimentos em relação aos ARCANOS DO TAROT em suas correspondências com a Astrologia e com a Iniciação.
 Por Martha Cibelli

8 comentários:

  1. Gratidão pelo seu belo trabalho <3

    ResponderExcluir
  2. Arcano #XXI é o #LOUCO - é o século que estamos vivendo. Em meados do Seculo XX alguns esoteristas mudaram as regras dos arcanos. Mas, isso não conseguiu livrar a Humanidade da profecia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Flávia. Minha linda, respeito a sua opinião. Embora a tradição, anterior ao século XX, veja O LOUCO como lâmina 0. E filosoficamente, não existe verdade, TUDO SÃO POSSIBILIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo esoterismo desde a adolescência em livros que nem existem mais. Valeu

      Excluir
  4. No século XIX esse era o Arcono XXI - O Louco. Alguns exoteristas mudaram o numero tentando evitar o pior da profecia. Seculo XXI - o Louco. O que estamos presenciando no mundo atual.

    ResponderExcluir