sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XVIII (18) - A Lua



18o ARCANO – A LUA (O Crepúsculo)


   


O 18º Arcano é figurado por um campo que a Lua alumia vagamente. Uma torre levanta-se em cada lado de um caminho que vai perder-se no horizonte. Diante destas torres estão um lobo e um cão que ladram à Lua. Entre estes dois animais rasteja um caranguejo.  Estas torres simbolizam a falsa segurança que não pressente os perigos ocultos, mais temíveis que os perigos conhecidos.

A síntese kabalística do Arcano no18 é 1 + 8 = 9, Nona Esfera, o Sexo. Se somamos 9 + 9 = 18, nele há um equilíbrio; um nove é o aspecto positivo e o outro é o aspecto negativo, porém em si mesmo o 18 resulta Negativo, nefasto, os inimigos secretos do Arcano do Crepúsculo. Assim pois, no trabalho da Nona Esfera tem-se que lutar muito, porque tem-se que aprender a sublimar a energia sexual. Aí está a chave de todos os Impérios.

No Arcano 18 achamos os perigos da Iniciação, os Inimigos ocultos e secretos que se propõe a danar a Iniciação, a luta subterrânea nos domínios da Nona Esfera.

No 18º Arcano temos que travar sangrentas batalhas contra os tenebrosos. A Loja Negra, O Abismo, A Tentação, os Demônios... que não quer que o iniciado escape de suas garras.

Esta é a senda do Fio da Navalha. Esta é a senda que está cheia de Perigos por dentro e por fora como disse o Venerável Mestre Sivananda.

Nos mundos internos os Tenebrosos do Arcano 18, assaltam o estudante violentamente.

No terrível Arcano 18 encontramos a Bruxaria de Tesália, aí está a cozinha de Canídio, cerimônias mágicas eróticas, ritos para fazer-se amar, perigosos filtros e etc. Devemos advertir  aos Estudantes Gnósticos que o filtro mais perigoso  usado pelos tenebrosos, para tirar os Estudantes da Senda do Fio da Navalha é o intelecto.


Letra hebraica: Tzad
Horário: Nona Hora de Apolônio. Todavia aqui nada está terminado. O iniciado aumenta a sua percepção até sobrepassar aos limites do Sistema Solar, mas além do zodíaco. Chega ao Umbral do infinito. Alcança os limites do mundo inteligível. Se revela a Luz Divina e com eles aparecem novos temores e perigos (Estudo sobre os Mistérios Menores, os nove degraus pelos quais o estudante tem que subir).
Signo: Escorpião (Em Cabala Hermética é Peixes/Sono)
Planeta: Urano

Axioma transcendente:

“Seja a tua caridade um celeiro inesgotável
e tua paciência não menos inesgotável que tua caridade”.


 
“Lembra-te, filho da Terra, que aquele que afronta o desconhecido,
procura a sua perda.
Os espíritos hostis, figurados pelo lobo, o rodeiam de emboscadas;
os espíritos servis, figurados pelo cão, escondem suas traições sob vis adulações,
e os espíritos preguiçosos, figurados pelo caranguejo rastejante,
passarão sem se comoverem, ao lado de tua ruína.
Observa, escuta e sabe calar-te.”.


"O Crepúsculo no ato de manifestar o poder mágico da luz."
©Iglesias Janeiro

TZADE
Símbolo do mistério do poder serpentino.
O princípio da força do magnetismo, o clamor que inquire,
a emanação que fascina, o poder do encantamento.

Escorpião morada de Urano
Signo de Câncer




PREDIÇÃO: Promete a instabilidade, a inconstância, ciúmes, confusão, mudanças, situações incertas, longas deliberações, impedimentos inesperados, resultados tardios, triunfos e fracassos aparentes.

Esta Lâmina significa trevas, temores, sortilégios, enfeitiçamentos, noite. Inconsciente, medo, ilusão, domínio do desconhecido, aprendizado, intuição, loucura, umbral de novos níveis de consciência.



Significados simbólicos


A inteligência instintiva, os ciclos vitais.

Os elementos da natureza, o mundo visível, a luz refletida, as formas materiais, o simbolismo.

Imaginação. Reflexão e reflexos. Aparências. Ilusões.

O momento de reavaliar a direção, de buscar inspiração no retorno à fonte.
Mensagem: Evite comentar seus projetos, mesmo com os melhores amigos. Fique atento e mantenha-se em silêncio.




O Crepúsculo significa a busca da própria identidade. É quando aprendemos a diferenciar o que é inerente ao nosso espírito e o que não é. Quando percebemos que é uma ilusão tentar ser o que pensamos que os outros esperam de nós. E reconhecemos que só seremos bem sucedidos quando conseguirmos manifestar plenamente nossas especialidades. É através do ambiente e dos relacionamentos que podemos descobrir quem somos nós. Mudanças de ambiente abrem oportunidades para revelar potencialidades que não conhecíamos sobre nós. Pessoas novas afirmam idéias que ficaram isoladas em um ambiente com diferentes valores, fazendo com que possamos ficar mais a vontade para ser o que não nos permitíamos anteriormente.

Este é um momento de introspecção onde estamos em busca de uma melhor forma de expressar à nós mesmos. É como se você pudesse entrar dentro de um camarim onde guardou todos os personagens que você já representou até agora na sua vida, e imagens de papéis que gostaria de representar. E fica se perguntando: - Quantas vezes eu fui eu mesmo. Quantas vezes fui o que os outros queriam que eu fosse? O que deu certo? Onde eu consegui expressar o que eu gostaria de ser realmente? Que papel me falta representar? Vai perceber que apesar destes personagens serem aparentemente tão diferentes, no fundo o ator foi sempre o mesmo. Descobrindo um papel principal que na realidade sempre quis representar. Vendo claramente, vai perceber que sempre tentou camuflar você mesmo e que agora não tem mais sentido esconder a si próprio e esse lado que sempre quis ser.

Em síntese mostra o momento do encontro consigo mesmo, no sentido de se auto-identificar, descobrir os seus dons, as suas capacidades, o seu jeito, o que você gosta. É uma carta que diz que você pode colocar em cena o personagem que mais gosta de ser que é você mesmo.

Representa um momento de muita reflexão, onde a pessoa está permitindo ser mais ela. Onde ela está se assumindo, independente do que as pessoas que vivem ao redor dela pensam ou digam.

        



Quando essa carta aparece é um momento meio confuso, pois a pessoa está entrando em contato com a sua sombra - com o desconhecido, com aquilo que ela não conhece, com o inconsciente. A impressão é de estar vendo a realidade sob a luz de vários ângulos diferentes, e assim parece que sempre tem mais algum segredo para revelar. As mascaras caem, As nossas mascaras e a outros. Portanto você se sente meio exposta (o), querendo se esconder nos lugares conhecidos, ou naqueles onde você se sente mais à vontade. A sensação é de estar sendo um personagem diferente em cada ambiente diferente. É um momento esquizofrênico. Não de desequilíbrio, mas sim de entrar em contato com os vários Eus - e descobrindo qual fizeram, fazem ou poderão fazer sucesso. Resgata o passado e as vidas passadas. Os dons são do espírito e eles não mudam. Em cada vida vamos descobrindo melhor quem somos, desenvolvendo potencialidades em habilidades que se tornaram talentos em outras vidas, como também vamos acumulando e usando conhecimentos que se transformam em sabedoria.

Portanto é hora de se descobrir, se experimentar em todas as situações. E tentar ampliar ainda mais. Quanto mais ambientes diferentes e pessoas novas você encontrar, mais chance de encontrar o seu espaço. O lugar e as pessoas que se identificam tanto com você, que você não precisa nem pensar. só ser. Busque esse espaço. Nele você terá forças para se criar para mudar sua face nos outros, e velhos ambientes, onde você se desfigurou.





Interpretações usuais na cartomancia



A objetividade, o mundo sensível, instintivo, vital. Experimentação, trabalho, penosa conquista da verdade. Instrução pela dor; trabalho cansativo, mas necessário.
 
Vidência passiva, receptividade, sensibilidade, lucidez.

Navegação, mudança. Inconstância, insegurança, medo.
Irracionalidade, fantasias, penumbra.



 

Plano Espiritual ® O Abismo infinito, em que se move o criado, o poder misterioso pelo que as coisas têm em seu ser. ©Iglesias Janeiro

A lua minguante, como símbolo de introspecção, de resgate de conteúdos do inconsciente.

Plano Mental ® As forças da negação como evidencia da afirmação, o negativo como expoente do positivo. ©Iglesias Janeiro

Uma pirâmide e sua sombra, um cachorro e a sua sombra - Sob a luz da lua e do sol - Representam o momento da passagem do dia para a noite. Estas sombras representam as imagens do Eu e as várias realidades que elas estão inseridas. É como se a pirâmide significasse a realidade, sua sombra as várias leituras, como também as visões do passado, presente e projeções do futuro.

Plano Material ® Tende aos processos vinculados a manifestação dos poderes ocultos, a ação das forças sutis, o que exige liberação sem alcançar resolução.©Iglesias Janeiro
Uma pirâmide emanando energia para o solo. Dentro dela o escorpião que representa o resgate do passado, da história. A pirâmide clara significa que o passado está iluminando o presente - trazendo dados, auto-conhecimento.




XVIII. A LUA
O Arcano da Inteligência instintiva, dos ciclos vitais



 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Grimaud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)



A Lua parece atrair (ao contrário do Sol) dezenove manchas de cor, em forma de lágrimas. Essa direção das gotas variam com as diferentes desenhos, mesmo entre as versões clássicas.

Embaixo da Lua há dois cães e, mais atrás, duas torres. Alguns autores reconhecem um dos animais como cão e, o outro, como lobo.

Em primeiro plano, um lagostim (a maioria das descrições fala em “caranguejo”) encontra-se num tanque que, com suas bordas retas, parece construído; os dois cães têm a língua para fora, dando a entender que querem lamber as gotas. Do chão brotam várias plantas (ou apenas três, em algumas versões).

As duas torres parecem delimitar e proteger o espaço no qual se encontram os animais e o tanque.

A Lua está ao mesmo tempo cheia e crescente; dentro desta última figuração vê-se o perfil humano; os raios são de dois tamanhos. As dezenove lágrimas estão dispostas em forma de colar, numa fileira dupla e com a ponta para baixo.





Mental: Em caso de negociações: mentira; em caso de trabalho pessoal: erro. Olhar superficial em todos os níveis.

Emocional: Sentimentos conturbados ou em desordem, passionais, aparentemente sem saída. Ciúmes. Hipocondria. Idéias quiméricas.

Físico: Obscurecimento. Agitação. Escândalo, difamação, denúncia, segredo que fica público.

Se a pergunta se refere à saúde, pode significar desordens no sistema nervoso, o que pode tornar recomendável uma mudança de ambiente, para buscar lugares secos e com calor.


Sentido negativo: O instinto – causa de miragens – acentua seus efeitos pela situação ascendente do pântano. Estado de consciência confuso que permanece latente e sem se manifestar. Erros dos sentidos, falsas suposições. Embustes, enganos, decepção, desilusão.

Teorias equivocadas, falso saber, vidência histérica. Ameaça, chantagem.

Viagem inoportuna, caprichos. Caráter perturbado, neurótico.



Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO Os abismos do infinito.
No MUNDO INTELECTUAL As trevas que envolvem o Espírito quando se submete ao domínio dos instintos.
No MUNDO FÍSICO As decepções e os inimigos ocultos.



 

Lâmina 18 – A LUA (O Crepúsculo)





A distinção entre esta carta e algumas dos tipos convencionais é que a Lua é crescente no lado chamado da misericórdia, à direita do observador. Tem dezesseis raios principais e dezesseis secundários. A carta representa a vida da imaginação, distinta da vida do espírito. A estrada entre as torres é o caminho para o desconhecido. O cão e o lobo são os temores da mente natural em presença daquele lugar de saída, quando só há para guiar uma luz refletida.

A última referência constitui uma chave para outra forma de simbolismo. A luz intelectual é um reflexo e para além fica o mistério desconhecido que não pode ser mostrado. Ela ilumina a nossa natureza animal, alguns tipos da qual são representados embaixo: o cão, o lobo e aquilo que vem das profundezas, a inominável e horrível tendência que é mais baixado que o animal selvagem. Ela luta para alcançar manifestação, simbolizada pelo rastejamento para fora do abismo da água para chegar à terra, mas, em via de regra, torna a afundar-se quando chega. A face da mente lança um olhar calmo para a agitação embaixo; o orvalho do pensamento cai. A mensagem é: Paz, ficai quietos; e pode ser que descerá a calma sobre a natureza animal, enquanto o abismo embaixo cessará de apresentar uma forma.



18. A Lua — Inimigos ocultos, perigo, calúnia, escuridão, terror, decepção, forças ocultas, erro.
 
Invertida: Instabilidade, inconstância, silêncio, decepções e erro em grau menor.




Arquétipo: A noite. A força das trevas.
Sentido geral: Insegurança, medo, confusão, pesadelos, imagens da alma, anseios, sonhos.
Profissão: Ansiedade, timidez em representar ou falar em público, confusão.
Relacionamento: Anseios insatisfeitos, ciúmes.
Consciência: Aumento das forças do inconsciente.
Sentido Espiritual: A descida ao inferno.
Objetivo: Profunda percepção e autoconhecimento.
Sombra: Desenlace. Perda de si mesmo.
Carta Invertida: Ilusão, alucinações, decepções.
18 como quintessência: O desagradável caminho para as profundezas da alma e para o reino das trevas eternas que, com a arrecadação do ouro negro, leva a um autoconhecimento mais profundo e a uma humildade mais sábia (1 + 8 = 9 e 9 = O Eremita)








Um comentário: