sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 52 - Premeditação - Q de Espadas



ARCANO 52 – PREMEDITAÇÃO ou PREVISÃO
(Senhora do Gládio/Rainha ou Dama de Espada)



O 52º Arcano ® A Rainha de gládios resplandece em suas lindas roupas. Ela descansa sobre o seu trono, com um gládio levantado, que representa uma pessoa inteligente e capaz. Sua mão esquerda está levantada, como que para significar reconhecimento ou generosidade. Sua expressão é severa, porém virtuosa. Ela é alguém que sofreu uma grande perda e suporta com nobreza a sua infelicidade.






Planeta: Netuno

Axioma transcendente:

“Põe teu coração em todas as tuas palavras;
mas não ponhas todas as palavras em teu coração”






PREDIÇÃO:

Esta Lâmina significa viuvez, pobreza, privação, falta.


Representa uma mulher triste e embaraçada nos seus negócios ou viúva. Se for uma moça que consulta, será traída por aquele a quem ama.

Este Arcano denota grandes lutas por causa de mulheres, ódios femininos, perigo por ciúmes de mulheres.

Promete artifícios, finezas, fingimento, malícia, dissímulos, astúcia, esterilidade, indigência, ódios femininos, lutas como conseqüência desses ódios.


Significados gerais

Escutar a intuição antes de agir; despertar através da concentração experiências sobre as questões que devem ser enfrentadas.






Ela fala de um momento onde a pessoa está consciente das suas capacidades, de seus limites, de até onde ela pode ir ou não. Agindo com a mente, premeditando a melhor forma de utilizar os conhecimentos e instrumentos que tem para promover a realização dos objetivos determinados. Você sente com o poder de fazer e acontecer. Sabe o que quer e têm nas mãos todos os instrumentos que precisa. Está com plena consciência das suas possibilidades, e exatamente por que sabe que você não pode fazer tudo de uma vez, está planejando muito bem como investir sua força. A Premeditação é a estratégia. O planejamento e o pensamento como base da ação. As Damas representam o poder de realização do naipe, todos os objetivos de Espadas estão se manifestando em você agora. Ou seja, realização do Karma, como o dever de cada um de desenvolver seus dons, que significa sua missão nessa vida. Exercer sua especialidade. Esse é o lema do momento, por isso é que você está se sentindo um missionário. Reúna sua força, meça seu tamanho. E planeja seu dia a dia. Lembre de deixar um tempinho para o lazer também, a vida não é só de obrigações. O extremo desta carta é você pensar que é responsável por tudo e por todos. Cuide de fazer algo para você também. Unida ao Arcano da Retribuição 10, esta carta representa a mãe. Uma pessoa forte e dominante na vida do consulente.

Nelise Carbonare





Interpretações usuais na Cartomancia

• Viúva triste e atormentada. (+) deseja um novo parceiro.
• Viúva triste, morena e invejosa.
• Mulher má, ciumenta e rancorosa. Desfavorável.
• Viuvez, divórcio, separação. (-) mulher má.
• A mulher. Caluniadora. Causa danos
• Viuvez, pobreza, privação, falta. Mulher triste e embaraçada nos seus negócios ou viúva. Se for uma moça que consulta, será traída por aquele a quem ama. Grandes lutas por causa de mulheres, ódios femininos, perigos por ciúmes de mulheres.





No Plano Espiritual, um hieróglifo representando a irradiação solar. Simbolizando o resultado da ação premeditada: expandir a própria força. Raios que sobem para o Sol indicando a necessidade da ação para adquirir energia do Universo.

No Plano Mental, Nefertite, com a flor de papiro na mão, reverenciando a Deusa da Fertilidade. Os seios de fora mostram que é uma mulher adulta que já teve filho, que representa a função onde se expressa mais objetivamente a participação do homem no Universo. como esposa de Akenaton, ela teve uma posição fundamental, como cúmplice no auxílio de criação de estratégias para a implantação de um novo sistema de valores nos costumes do governo egípcio, desvinculando-o dos sacerdotes. A Deusa Néftis é a mesma do Arcano 3 e da 11, aquela quem organiza e cria estratégias.

No Plano Material, as esfinges que dão proteção nas aberturas dos templos, os Eternos vigilantes, olham para o passado e o futuro, mostrando a necessidade de aperceberes do caminho que está sendo traçado, de estar o mais perto possível das metas da evolução.

"A Premeditação como ato de cálculo.
A virtude humana de preconceber os resultados que se desejam.
O princípio da evolução dos fatores"
Iglesias Janeiro




Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Julgamento baseado na intuição.
MUNDO ANÍMICO Proteção dos sentimentos pela percepção íntima de suas possíveis conseqüências.
MUNDO FÍSICO Sem muita ação no plano material; sua força está mais no planejamento que na ação. No caso da saúde, pode indicar médicos ou remédios pouco eficazes.

• (–) injustiças, calúnias.






Lâmina 52 – PREMEDITAÇÃO ou PREVISÃO (Senhora do Gládio/Rainha ou Dama de Espada/Q de Espada)





Sua mão direita ergue verticalmente a arma, cujo punho se apóia no encosto do trono; a mão esquerda está estendida, o braço levantado; a sua fisionomia é severa, mas digna; sugere familiaridade com o sofrimento. Não representa a misericórdia, mas, por outro lado, a sua espada mal é um símbolo do poder.

Significações Divinatórias:

Viuvez, tristeza e embaraço na mulher, ausência, esterilidade, luto, privações, separação.

Invertida: Malícia, carolice, artifício, puritanismo, mágoa, decepção.






SENTIDO GERAL: Uma mulher com temperamento aéreo (do elemento Ar), de fria a gelada, inteligente, ladina, independente, esperta, encantadora, com facilidade de expressão, arguta, calculista, distante, pouco acessível. A mulher que, graças a força da sua inteligência, se livrou de todas as dependências.
IMAGENS: Noiva do vento, Lorelei, sereia, “a loira”
SOMBRA: A cínica impiedosa, calculista.
CARTA INVERTIDA: Imperiosa, hipócrita, mulher faladeira. Falsidade em seu comportamento. Ódios femininos.



2 comentários:

  1. Muito deste texto tem haver com minha personalidade, mais em um todo sofrida,calculista, viúva com eu, talvez seja a dor que lhe fez dura e destemida.Caso queira me enviar algo esteja a vontade sobre este arcano.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir