sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XI (11) - A Força



11o ARCANO – A FORÇA (A Persuasão)


   


O 11º Arcano é figurado pela imagem de uma jovem que fecha com a mão, sem esforço, a goela de um leão. É o emblema da força, que a fé em si mesmo e a inocência comunicam à vida.

O 11º Arcano é o trabalho com o Fogo, com a Força do Amor.
A Persuasão em si mesma é uma força de ordem sutil espiritual; a sabedoria Oculta diz: “Avivai a chama do espírito com a força do amor”.

A Persuasão tem mais poder que a Violência.



Letra hebraica: Khaph
Horário: Segunda Hora de Apolônio
Signo: Áries (Em Cabala Hermética é Leão/Paladar)
Planeta: Sol


Axioma transcendente:


“Gostoso na esperança, sofrido na atribulação, seja constante na oração”.

“Lembra-te, filho da Terra, que para poder é preciso crer que se pode.
Avança com fé; o obstáculo é um fantasma.
Para tornar-se forte é preciso impor silêncio às fraquezas do coração;
é preciso estudar o dever que é a regra do direito
e praticar a justiça como se tivesse amor a ela”.


"A Persuasão no ato tranqüilo de persuadir."
©Iglesias Janeiro



KHAPH
Mistério da força operante.
O princípio hermafrodita da matriz cosmogônica,
o esforço do animo, os atos reflexos, o poder moral,
o que há de superior no homem.


Áries morada do Sol
NETUNO


PREDIÇÃO: Promete controle da direção que se segue, o domínio dos elementos, vitalidade, rejuvenescimento, aquisição e perda de amigos por coisas de família. Penas, obstáculos, ciúmes, traições e resignação para superar as contrariedades.

Esta Lâmina significa força, energia, trabalho, ação, vitalidade. Força vital, paixão, coragem, domínio, utilização de forças mágicas, equilíbrio razão-instinto, êxtase divino.


Significados simbólicos



Virtude. Coragem. Potência anímica. Integração harmoniosa das forças vitais.

Força moral, autodisciplina, controle.


Mensagem: Saiba controlar a força que estará regendo o presente, o mau uso dessa força poderá ser prejudicial à si próprio.


 
A Persuasão é a carta que ocupa o ápice da pirâmide central dos Arcanos maiores, representado o domínio dos dons. Para o egípcio, domar o Leão significava dominar a própria alma. Conquistando o objetivo máximo da vida e a garantia de poder encarnar novamente. Sendo assim, é uma carta importante, que indica que você está usando o que tem de melhor em si mesmo, dentro do que pode ser feito neste momento. Percebe que pode contar consigo mesmo e que embora suas capacidades possam ser limitadas, você sabe como administrá-las, podendo até conseguir coisas que achava impossível alcançar.
O Leão representa a personificação da Alma, isto significa que para atuar, precisamos formar papéis que identifiquem nossas especialidades. Esta carta mostra a capacidade que temos de imantar as situações que precisamos dentro da história para realizar nossa missão, este poder vem da busca e do exercício dos nossos dons.
É um momento onde estamos conscientes de nós mesmos, e em plena conexão com nossos instrumentos, fica muito mais fácil lidar com as próprias emoções. E assim também com as emoções da outras pessoas.
Mostra que a pessoa já está dominando seus dons, que percebe que tem limites e está premeditando a melhor forma de usar tudo aquilo que ele tem. Fala que a pessoa esta sabendo lidar melhor com suas emoções, e esta canalizando melhor sua energia.
        
Uso de todas as capacidades para a realização de um ideal.
Você é capaz de ver com clareza a situação que está ao seu redor. O que precisa fazer, com o que pode contar. Sabe qual é a dimensão das suas dificuldades, qual o empenho que precisa ter para realizar seus objetivos. E tem estes objetivos muito claro na sua cabeça. Ou seja, você sabe onde está pisando e sabe qual é o tamanho da sua força. Só resta usar suas especialidades para ampliar seu poder. Hora de agir.
Controle de si mesmo. Controle das situações.



Interpretações usuais na cartomancia



Energia moral, calma, coragem. Espírito que domina a matéria. A inteligência que doma a brutalidade. Subjugação das paixões.

Lucro nos empreendimentos empresariais.





Plano Espiritual ® O princípio hierárquico das forças atuantes, a ação do espírito sobre a matéria, do imponderável sobre o que o é. ©Iglesias Janeiro

A pirâmide superior azul, a pirâmide que capta a energia do Cosmos. Representando o poder de imantar as conexões necessárias para o desenvolvimento do karma.

Plano Mental ® O intelecto, a faculdade de criar de criar e dominar por meio da determinação que dá o conhecimento da verdade.©Iglesias Janeiro

Nefertite dominado o Leão, ele simboliza os dons, ele faz parte do Trabalho do Naipe de Copas, representado pelo vaso, dizendo da conquista de um espaço dentro da sociedade para o exercício do seu ser.

Plano Material ® Tende ao domínio das baixas paixões, e conservação da própria integridade moral, a criação de elementos materiais por meio da fé.©Iglesias Janeiro

Uma cobra com pernas, o dragão egípcio, ela simboliza o estímulo da evolução, só que esta força estava sem controle, o pássaro representando Rá, dá a direção a este impulso vital.





XI. A Força
O Arcano da Virtude e do predomínio da Qualidade



        

 
Tarô Marselha- Camoin
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadan)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)



Uma mulher abre com as duas mãos as mandíbulas de um leão. É vista de três quartos e olha para a direita; o leão, por sua vez, está de perfil. A mão direita da mulher, está apoiada no focinho do leão, enquanto que a esquerda segura o maxilar inferior.

O personagem veste uma saia azul e uma capa ou manto vermelho, com laterais de tamanhos diferentes, já que a da direita chega ao chão enquanto que a da esquerda não passa da cintura.

Todas as partes visíveis de seu corpo estão representadas em cor carne; tem ainda um chapéu, cuja forma lembra o do Prestidigitador (O Mágico).

Do leão, vê-se apenas a cabeça, a juba e as patas dianteiras. O fundo e o chão são incolores. Em algumas versões, a sandália da mulher, que surge debaixo da roda da saia, parece apoiar-se no ar.




Mental: Esta carta traz uma grande agudeza para distinguir entre o verdadeiro e o falso, o útil e o inútil, e uma clareza precisa na avaliação.

Emocional: Domínio sobre as paixões, poder de conquista. Para uma mulher que está para se casar: conseguirá que sua personalidade não seja anulada pelo afeto que sente pelo marido. Proteção afetuosa.

Físico: Vontade para vencer os obstáculos, domínio da situação; faz valer seus legítimos direitos. Capacidade para tomar direção em todos os assuntos materiais.



Sentido negativo: A pessoa não é dona da sua força; é brutal, desatenta, deixa-se levar pelo poder em vez de utilizá-lo.Os fatos ou as pessoas o abatem; sua força será aniquilada, e será vítima de forças superiores. Impaciência.

Cólera, ardor incontido. Insensibilidade, crueldade.

Luta, guerra, conquista violenta. Operação cirúrgica. Veemência, discórdia. Incêndio.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O princípio de toda força espiritual e material.
No MUNDO INTELECTUAL A força moral.
No MUNDO FÍSICO A força orgânica.


Lâmina 11 – A FORÇA





*Notem que para Waite, A Força é Lâmina 8.



Uma mulher, sobre cuja cabeça paira o mesmo símbolo da vida que já vimos na carta do Mágico, está fechando aboca de um leão. O único ponto em que este desenho se diferencia das representações convencionais é que a sua fortaleza benéfica já subjugou o leão, que está sendo puxado por uma cadeia de flores. Por motivos que me satisfazem, esta carta tem sido permutada com a da Justiça, que habitualmente tem o número oito. Como a variação nada acarreta que tenha significação para o leitor, não há necessidade de explicação. A Fortaleza, em um de seus mais exaltados aspectos, está relacionada com o Divino Mistério da União; a virtude, naturalmente, opera em todos os planos, e daí tudo tira em seu simbolismo. Também se relaciona com a innocentia inviolata, e com a força que reside na contemplação.

Essas altas significações, contudo, são deduzidas, e não afirmo que sejam transparentes na superfície da carta. Podem ser descobertas, de maneira oculta, pela cadeia de flores, que significa, entre muitas outras coisas, o doce jugo do leve fardo da Lei Divina, quando recebida no fundo dos corações. A carta nada tem a ver com a autoconfiança no sentido comum, embora isso tenha sido sugerido— mas diz respeito à confiança daqueles cuja força é Deus, que encontram n'Ele o seu refúgio. Há um aspecto no qual o leão significa as paixões, e aquela que é chamada de Fortaleza constitui a mais elevada natureza em sua liberação. Ela caminhou sobre a áspide do basilisco e pisou no leão e no dragão.



8. A Fortaleza — Poder, energia, ação, coragem, magnanimidade; também honrarias e sucessos completos.



Invertida: Despotismo, abuso de poder, fraqueza, discórdia, algumas vezes mesmo desgraça.



Arquétipo: A luta com o dragão
Sentido geral: Coragem, vitalidade, energia, paixão, “mostrar as garras”.
Profissão: Envolvimento, sucesso, disposição para a luta.
Relacionamento: Passionalidade, senso dramático.
Consciência: Pensamento apaixonado, carisma.
Sentido Espiritual: Compensação entre espírito e instinto.
Objetivo: Aceitação e transformação de forças inferiores.
Sombra: Gosto pelo sensacionalismo, satisfação com o mal alheio, brutalidade.
Carta Invertida: Fracasso apesar dos talentos. Instabilidade.
11 como quintessência: O apaixonado caminho da coragem, da força e da vital alegria de viver que leva à profunda compreensão e à confiança na voz interior (1 + 1 = 2 e 2 = A Grande Sacerdotisa)









3 comentários:

  1. olá. em minha experiência prática com clientes, a força sempre mostra o desejo, o objetivo e o seguir as metas, mas que no momento existe algum obstáculo para alcançá-lo e assim a força fica esperando o momento certo para por em prática a sua vontade.
    A força põe em prática, mas no tempo certo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou o visitante 777888, from amantini78

    ResponderExcluir
  3. From Brasil - E-mail: amantiniourinhos@gmail.com
    Feliz 2017 a todos:.

    ResponderExcluir