quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arcano 78 - Renascimento - Ás de Ouros



ARCANO 78 – RENASCIMENTO
(Ás de Moeda/Ás de Ouros/Ás de Ouros)



O 78º Arcano ® Esta lâmina significa contentamento perfeito, felicidade, êxtase, alegria, ouro.





Planeta: Vênus

Axioma transcendente:

"Dias de sol, noites de luar, graças pela boa ou má fortuna."
©Iglesias Janeiro




PREDIÇÃO:

Promete êxito, gozo puro, satisfações, contentamentos morais e materiais, honra e sorte.


Significados gerais

Simboliza o reservatório das atividades em todos os planos, em todas as partes do Cosmo. Representa o desejo que o Homem tem de projetar obras completas feitas à sua imagem e capazes de vir à luz espontaneamente.



É o Ás mais importante do jogo, por ser a ultima tarefa do setênio completa. Por isto é uma carta que sempre aparece marcando situações muito significativas na vida da pessoa. A morte e o nascimento estão expressos nela, mostrando um momento onde você está rompendo com todo o passado e descobrindo canais que te permitem iniciar uma nova etapa.
Laços estabelecidos nestes últimos sete anos vão ser cortados, porque eles já não trazem mais aprendizagem e estão impedindo o crescimento de outras partes que ainda não foram desenvolvidas.
Mudanças radicais. Rupturas que situações que existem a mais de sete anos. Por exemplo: Emprego ou profissão. Casa ou cidade. Nascimento ou casamento de um filho.

Nelise Carbonare


Interpretações usuais na Cartomancia


• Contentamento perfeito, felicidade, êxtase; também inteligência pronta; recursos materiais; ouro.
• (-) O lado mau da riqueza, inteligência deficiente; também grandes riquezas. Em qualquer caso mostra prosperidade, condições materiais confortáveis, mas depende do conjunto das cartas para saber se tais condições trazem ou não vantagem para o possuidor.


No Plano Espiritual, o deus Uatchet na forma de transportar a alma para o outro Mundo. Indicando o futuro e o corte com o passado.

No Plano Mental, Akenaton velho buscando no pé da Tamareira a fonte da Água da Vida. O leque na mão significa toda as experiências adquiridas, e sua atitude mostra a percepção de que suas fontes próprias de energia estão se esgotando e que está chegando a hora da renovação do seu corpo.

Plano Material, a Múmia, significando as vidas passadas, que são a prova da continuidade da vida do Espírito.

         "O lavrador no ato de cultivar, conhecer e aproveitar os frutos da experiência"
©Iglesias Janeiro




Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Contribuição ativa, bem equilibrada e realizadora.
MUNDO ANÍMICO Brilho, crescimento.
MUNDO FÍSICO Oportunidades que tanto podem ser adiadas ou antecipadas. Lucros ampliados. Afirmação de sucesso. Saúde exuberante.



Lâmina 78 – RENASCIMENTO (Ás de Moeda/Ás de Ouros/Ás de Ouros)




A mão — saindo, como de costume, de uma nuvem — segura um pentáculo.

Significações Divinatórias:

Contentamento perfeito, felicidade, êxtase; também inteligência pronta; ouro.

Invertida: O lado mau da riqueza, inteligência deficiente; também grandes riquezas.


Em qualquer caso mostra prosperidade, condições materiais confortáveis, mas depende de estar à carta invertida ou não saber se tais condições trazem vantagem para o possuidor. Tais são os significados dos Arcanos Menores no que diz respeito à arte divinatória, cuja natureza verídica depende de uma alternativa suscetível de ser expressa em poucas palavras.





SENTIDO GERAL: Uma oportunidade valiosa ou uma chance de descobrir riquezas quer interiores quer exteriores. Uma oportunidade que promete grande felicidade, mas que precisa ser descoberta.
PROFISSÃO: Estabilidade, sucesso, certeza, dinheiro, satisfação, reconhecimento público.
RELACIONAMENTO: Felicidade e estabilidade.
CONSCIÊNCIA: Conhecimentos valiosos, idéias, soluções.
OBJETIVO: Riqueza interior e exterior, estabilidade.
SOMBRA: Brilho exterior, riqueza que traz infelicidade.
CARTA INVERTIDA: Materialismo, pobreza espiritual, avareza. Objetivos conseguidos depois de muito sofrimento.  








*Os textos acima foram extraídos dos livros “Antigo e Verdadeiro Tarô Egipcio”, Anádara; “As Chaves do Tarô”, Hajo Banzhaf, baseado no baralho de tarot de Waite; “Tarô Clássico”, Stuart R. Kaplan; “O Tarô de Marselha”, Carlos Godo; “Taro Adivinhatório” (Coletânea dos melhores nomes do Tarot), lançado pela Editora Pensamento e também com a colaboração de Nelise Carbonare, do site http://tarotdoor.com/Livro/, bem como, agradeço também a Constantino K. Riemma, do site http://www.clubedotaro.com.br.

Realmente espero que estas páginas contenham as informações necessárias para ampliar e aprofundar seus conhecimentos em relação aos ARCANOS DO TAROT em suas correspondências com a Astrologia e com a Iniciação.


7 comentários: