sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano 40 - Pressentimento - J de Copas




ARCANO 40 – PRESSENTIMENTO ou PREMONIÇÃO
(Escravo de Taças/Valete de Copas/Pagem de Copas/J de Copas)

   



O 40º Arcano ® Um Pajem de Taças um tanto grave e atento, segura na mão direita uma grande taça erguida à sua frente. É uma pessoa leal e prestativa. Na mão esquerda, segura um chapéu, símbolo da obediência.





Planeta: Urano

Axioma transcendente:

“Não sejas homem de olhos abertos a cobiça;
nem mulher de ouvidos abertos a lisonja”.





PREDIÇÃO: Promete trabalho bem retribuído, aplicação, reflexão, atração, simpatia, sedução, ameaça de ruína, afetos contrariados.

Este Arcano indica amores infelizes, traição por falsos amigos, grandes contrariedades nas afeições, casamento infeliz.

Esta Lâmina representa um rapaz louro e esperto. Denota estudo, trabalho e reflexão, observação; jovem serviçal ou militar que deve aparecer dentro de poucos dias e que estará muito relacionado com o consultante.


Significados gerais

Recurso espiritual, feliz, que alcança o ser humano quando sua evolução psíquica é acompanhada pela oferenda da alma.




O Escravo de Copas se refere à sensibilidade, a percepção gestáltica. A capacidade de nós percebermos a realidade através dos sentidos. Fala que neste momento você está sentindo-se um pouco desambientado. Esta muito desconfiado das pessoas, com medo que elas não estejam gostando de você, sentindo intimidado. Porém, o arcano mostra que você está ampliando sua percepção da realidade, dos seus sentimentos e dos sentimentos dos outros em relação a você também. E como isto está numa fase de extrema sensibilidade, a tendência e você sentir-se um pouco fragilizado, no início deste processo.
Com a percepção aguçada perceberá melhor, qual é o ambiente que você se identifica mais, e verá que esta um pouco fora da sua turma. Isto é normal, a gente cresce, se transforma, as experiências mudam muito a forma de ver e de ser. Você mudou e as pessoas também mudaram, e nem sempre continuam se identificando com você. Muitas vezes também, a gente se esconde atrás de determinados tipos de pessoas, para esconder da gente mesmo, certas características da nossa personalidade que não aceitamos (junto delas dons reprimidos), mas, com o crescimento passamos a incorporar estas partes, com isto as pessoas antigas, passam a não nos aceitar mais.
Com tudo é hora de se libertar do que lhe intimida, deixar suas potencialidades se revelarem e dar uma chance para você ser mais feliz. Assuma seus sentimentos, e passe a isolar o que e quem você não gosta, e a deixar de conviver com quem você não pode exatamente esquecer que existe. O mais importante é que você está reconhecendo melhor quem você é, está gostando mais de si, e perdendo o medo de ficar sozinho. Assim libertando-se das dependências de certos laços, que estavam impedindo-o de ser você mesmo e com isto ser feliz.
Você está aprendendo a se preservar daquilo que te intimida. Esta percebendo melhor o que as pessoas e situações significam para você e aprendendo a se distanciar dos que não tem sensibilidade para ti compreender ou valorizar.
Extrema sensibilidade, e sintonia.




Interpretações usuais na Cartomancia

•        Homem jovem ou uniformizado procura ser útil. Inconvenientes para que esta ajuda se concretize.
•        Homem jovem e louro é favorável ao consulente.
•        Jovem de bons sentimentos. Para uma moça: seu pretendente.
•        Elogios que não serão aproveitados. Traição.
•        O devedor. Alegria, surpresa. (-) ligeira inquietação.
•        Representa um rapaz louro e esperto. Denota estudo, trabalho, reflexão, observação; jovem serviçal ou militar que deve aparecer dentro de poucos dias e que estará muito relacionado ao consulente. (-) amores infelizes, traição por falsos amigos, grandes contrariedades nas afeições, casamento infeliz.




No Plano Espiritual, a tocha da pira da fênix invertida, mostrando a necessidade do renascimento: a alma entre os espíritos confusos, lutando pelo renascimento.

No Plano Mental, um casal "fazendo a corte", simboliza um momento delicado, de extrema sensibilidade, onde todos os sentidos estão em alerta. O amor, a paixão, e a timidez própria do inicio de uma relação afetiva, expressam muito bem o arcano.

No Plano Material, uma inscrição, que significa o denominativo das estações, dos meses e da sabedoria. Representativos do deus Thot. Ressaltando a necessidade de buscar no passado a origem e a história.

"O Pressentimento como conhecimento instintivo.
A virtude humana do conhecimento antecipado do que há de acontecer.
O princípio da presciência como faculdade natural."





Este Arcano exprime:

MUNDO MENTAL Conforto nos pensamentos espirituais, nos projetos. Extinção da dúvida
MUNDO ANÍMICO Reconforto nas esperanças, reanimação. Chegada de apoio afetivo.
MUNDO FÍSICO Desligamento de casos sentimentais, libertação da tristeza. Saúde: esperança de cura de uma doença grave.
• (–) abatimento, pobreza psíquica, sensação de abandono.







Lâmina 40 – PRESSENTIMENTO ou PREMONIÇÃO (Escravo de Taças/Valete de Copas/Pagem de Taças/J de Copas)





Um pajem bonito, simpático, um tanto efeminado, parecendo estudioso e atento, olhando para um peixe que sai de uma taça e também está olhando para ele. É a figura do espírito assumindo uma forma.

Significações Divinatórias: Jovem bonito, disposto a servir e com o qual o consultante estará relacionado; jovem estudioso; notícias, mensagens; aplicação, reflexão, meditação; também todas essas coisas relacionadas com os negócios.

Invertida: Gosto, inclinação, ligação, sedução, decepção, artifício.





SENTIDO GERAL: Um gesto amigo que é oferecido ao consulente, uma boa oportunidade que surge no seu caminho, favorecendo-o, dando-lhe sorte.
PROFISSÃO: Elogios e reconhecimento, impulso satisfatório na carreira.
RELACIONAMENTO: Gestos amigáveis de reconciliação, pedido de casamento, oportunidade para se apaixonar.
CONSCIÊNCIA: Estimulação benfazeja da parte de outros.
OBJETIVO: Profunda comoção interior e transformação.
SOMBRA: A Chance um tanto vaga, a oferta insegura, a bolha de sabão, sedução.
CARTA INVERTIDA: Desilusão, natureza influenciável, uso da malícia. Possível ruína. Perda de afeto.




5 comentários:

  1. voce e luz minha querida estou gostando muito deste bloge nao ti conhesço mas deus sabe que nao minto a este respeito muito obrigada por este blogue sou grata por voce existir pequena aprendiz penso tambem igual a voce amo a natureza e adoro aprender a sabedoria a gente acaba conescendo nois mesmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda. Tudo de bem, de belo e de bom pra vocês e os seus.

      Excluir
  2. Oi Martha td bem?
    Sou bem iniciante e faço tiragens para mim mesma para ir treinando.
    Esses dias fiz uma sobre o meu caminho espiritual, são 7 cartas, 6 perguntas e a última é o Conselho.
    Em uma das perguntas: "como está a minha proteção" e saiu o valente de copas. Não consegui interpretar, pode me ajudar?

    ResponderExcluir