sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arcano XIX (19) - O Sol



19o ARCANO – O SOL

   



O 19º Arcano é figurado por um Sol radiante, que alumia as crianças, imagens da inocência, que se prendem pela mão no meio de um círculo esmaltado de flores. É o símbolo da felicidade que a simplicidade da vida e a moderação dos desejos prometem.


 
O Arcano 19 na Kabala de Predição promete Vitória total, seja com esforços próprios ou com ajuda de outras pessoas.

O 19º Arcano é o Arcano da Vitória ou seja, dos Êxitos. Essa Vitória se relaciona com todos os aspectos da vida, no econômico, social, político, moral, etc.

A Síntese Kabalística do Arcano no19 é 1 + 9 = 10, e dez é um número profundamente sexual, aqui está o círculo e a linha, os mistérios do Lingam-Yoni. Não é possível a auto-realização senão mediante a Transmutação da energia sexual.

No 19º Arcano se estabelece uma Grande Aliança entre duas almas. Homem e Mulher devem matar o desejo para conseguir a Grande Aliança, para realizar a Grande Obra.



Letra hebraica: Koph
Horário: Décima Hora de Apolônio. As portas do céu se abrem e o homem sai da sua letargia (este é o número dez da segunda grande Iniciação de Mistérios Maiores que permite o iniciado viajar em Corpo Etérico. Esta é a sabedoria de João Batista).
Signo: Sagitário
Planeta: Marte e Plutão


 
Axioma transcendente:

“Toma o escudo da tua fé e avança com passo decidido
seja a favor do vento ou contra todos os ventos”.

 
“Lembra-te, filho da Terra, que a luz dos Mistérios é um fluído temível,
posto pela natureza ao serviço da vontade.
Ela alumia os que sabem dirigi-la
e fulmina os que ignoram seu poder ou abusam dele.”

"A Inspiração no ato de irradiar suas emanações."
©Iglesias Janeiro

QUOPH
O mistério do cordão nodoso.
O princípio do fogo criador, a nutrição da natureza,
a sucessão dos atos, a força misteriosa que é o clamor,
dor e glória simultaneamente.
Sagitário morada de Plutão
Signo de Leão



 
PREDIÇÃO: Promete o aumento de poder, êxitos nos empenhos. Dita nos atos que se realizam. Benefícios pelos próprios esforços e dos demais. Heranças. Claridade do que se deseja, fogo que consome o desejado.

Esta Lâmina significa desvendamento, desembaraço, luz. Plenitude, sabedoria, espiritualidade, luminosidade, sucesso, riqueza, glória, fama, arrogância, vaidade.



Significados simbólicos



Vitalidade, alegria. Ressurreição diária ao final da noite.
Intuição, clareza. O princípio celeste. Luz. Razão.
Concórdia. Influência solar.
Mensagem: Muito sucesso e muitas conquistas. Siga com determinação e realize seus sonhos.




A Inspiração, o Arcano que está no ápice da pirâmide do último naipe dos Arcanos Maiores é o ponto que nós almejamos chegar: o encontro perfeito do eu com a possibilidade de atuação plena. O tarot representa o processo da busca da conexão onde nós possamos utilizar e desenvolver nossos dons nos tornando úteis, e recebendo como retribuição conhecimentos, Sabedoria, e a satisfação das nossas Necessidades e da nossa Vontade, que tem seu auge nesta carta.
Este Arcano diz de um momento aonde você vem encontrando pessoas e situações com as quais você se identifica muito. E isso está trazendo um crescimento muito grande. Essa carta mostra que você se encontrou. Tem uma consciência clara de qual é seu sentido de vida, dos seus dons, e está encontrando pessoas e situações que se identificam com você. Está contribuindo com o que tem de melhor, sendo útil, e sendo retribuído.
É uma carta que sempre indica o desenvolvimento de novos sistemas da organização das idéias. Teorias, valores estão sendo afirmados. É como se estivesse encontrando uma explicação que engloba tudo o que você já pensava, até suas loucuras. E o melhor, é que está também encontrando pessoas que pensam igual.
        
Representa o casamento. Alianças com pessoas e situações que vão trazer crescimento e realização, é a conexão perfeita. Você está ligado à pessoas com as quais se identifica, está contribuindo está aprendendo, crescendo muito. Então é uma carta de grande expansão profissional, financeira e afetiva.

A Inspiração também aparece o casal em uma fase de crescimento, da alma gêmea, mas também pode ser o período de crescimento que leva a pessoa a encontrar sua alma gêmea.
Ela também pode aparecer quando a pessoa está ligada a grupos de trabalho espiritual, a uma egrégora.



Interpretações usuais na cartomancia



Discernimento límpido, clareza de juízo e de expressão. Talento literário ou artístico. Paz, harmonia, bom acordo. Felicidade conjugal. Fraternidade, inteligência e bons sentimentos. Reputação, glória, celebridade. Alegria, sucesso, vitalidade, força, vivacidade. Compreensão, calor, amor, crescimento.





Plano Espiritual ® A Luz Divina, princípio de todo o conhecimento, a verdade fundamental de que emergem todas as verdades. ©Iglesias Janeiro

O Sol da Manhã, Aton, o Deus único para a casa Akenaton, significando a fertilidade.

Plano Mental ® A inteligência que formula os conhecimentos, o manancial que alimenta as fontes em que se refletem as imagens.©Iglesias Janeiro

O casal Akenaton e Nefertite- símbolo da cooperação, fertilidade - eles são recém-casados. Lutam pelos mesmos ideais, pela transformação dos valores da sociedade.

Plano Material ® Tende aos processos que facilitam a união do elemento masculino e feminino, a materialização das idéias em ato.©Iglesias Janeiro

Lírios - símbolo da vida, da fertilidade.





XVIIII ou XIX. O Sol
O Arcano da Intuição

 
Tarô Marselha
(Baralho de Camoin-Jodorowsky)
Tarô de Marselha
(Baralho de Kris Hadar)
(edição Grimoud)
Tarô de Marselha
(Baralho de Oswald Wirth)

Dois meninos estão de pé diante de um muro, sob um sol que tem rosto humano, e do qual chovem treze lágrimas de cores.
Os dois meninos vestem apenas uma tanga ou calção (azuis, na ed. Grimaud). O menino da direita parece apoiar uma mão, que não se vê, na nuca do seu camarada, estendendo o braço esquerdo um pouco para trás. O outro tem a sua mão esquerda na altura do plexo solar de seu companheiro, e o braço direito numa posição mais ou menos paralela.
No chão, duas pedras, similares às que aparecem na carta XVI - A Torre. O muro que está por detrás dos meninos é amarelo, com a borda superior vermelha.
Do disco solar, humanizado pelo desenho de um rosto visto de frente, surgem 75 raios; 16 têm forma triangular – a metade com as bordas retas e a outra metade com as bordas onduladas — e os 59 restantes são simples raios negros. Treze gotas, ou lágrimas, ocupam o espaço entre o Sol e os meninos.




Mental: propósitos elevados. Sabedoria nos escritos, difusão popular harmoniosa; pensamento que alcança grande altura.

Emocional: Afeto cavalheiresco, desvelo, altruísmo. Os grandes sentimentos.

Físico: A saúde, a beleza física. Elemento de triunfo, saída para qualquer situação adversa que se esteja atravessando.



Sentido negativo: Grande adversidade, sorte contrária, tentativas na escuridão.

Deslumbramento. Vaidade, pose, fanfarrice. Amor-próprio, susceptibilidade.

Miséria dissimulada sob uma fachada exuberante. Aparência simuladora, decoração. Artista fracassado, incompreendido.




Este Arcano exprime:

No MUNDO DIVINO O Céu supremo.
No MUNDO INTELECTUAL A Verdade sagrada.
No MUNDO FÍSICO A Felicidade tranqüila.



 
Lâmina 19 – O SOL






A criança nua, montada em um cavalo branco e desfraldando uma bandeira vermelha, já foi mencionada como o melhor simbolismo relacionado com esta carta. É o destino do Oriente Supernatural, e a grande luz sagrada que avança adiante da infindável procissão da humanidade, saindo do jardim murado da vida sensível e seguindo o trajeto para casa. A carta significa, portanto, a passagem da luz manifesta deste mundo, representa da pelo glorioso sol da terra, para a luz do mundo futuro, que segue à frente da aspiração e é representada pelo coração de uma criança.

A última alusão, porém, é de novo a chave para uma diferente forma ou um diferente aspecto do simbolismo. O sol é o da consciência no espírito— a luz direta como antítese da luz refletida. O tipo característico da humanidade torna-se uma criancinha — uma criança no sentido de simplicidade e inocência no sentido de sabedoria. Nessa simplicidade, traz o selo da Natureza e da Arte; nessa inocência, significa o mundo restaurado. Quando o autoconhecimento do espírito surge na consciência acima da mente natural, a mente em sua renovação conduz a natureza animal a um estado de perfeito conformismo.



19. O Sol — Felicidade material, casa-mento afortunado, contentamento.

 Invertida: O mesmo, em grau menor.



Arquétipo: O dia. As forças da luz.
Sentido geral: Vivacidade, aceitação da vida, vitalidade, generosidade, calor humano, frescor, autoconfiança.
Profissão: Confiança, sucesso, brilho.
Relacionamento: Calor, reconciliação, confirmação.
Consciência: Florescer da natureza ensolarada, o Si-mesmo.
Sentido Espiritual: A redescoberta da simplicidade.
Objetivo: Libertação/Superação do que temos de escuro em nós.
Sombra: Obras ofuscantes. Saliência. Ressequimento.
Carta Invertida: Mexericos. Egoísmo. Ingenuidade.
19 como quintessência: O brilhante caminho do sucesso acompanhado a vitoriosa trajetória do Sol, que leva à compreensão das necessidades (1 + 9 = 10 e 10 = A Roda do Destino) e ao domínio do destino (1 = O Mago).









Nenhum comentário:

Postar um comentário