sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dos Arcanos Maiores




ARCANO MAIOR - com 22 figuras, 22 cartas ou 22 Lâminas,
a saber, na seguinte ordem:


LÂMINAS
Ocidente
Oriente
Lâmina 1 (L1)
O Mago
O Presdigitador
Lâmina 2 (L2)
A Papisa
A Grande Sacerdotisa
Lâmina 3 (L3)
A Imperatriz
A Faraó
Lâmina 4 (L4)
O Imperador
O Faraó
Lâmina 5 (L5)
O Papa
O Hierofante
Lâmina 6 (L6)
Os Enamorados
Os Dois Caminhos
Lâmina 7 (L7)
O Carro
A Carruagem de Osíris
Lâmina 8 (L8)
A Justiça*
A Balança da Consciência
Lâmina 9 (L9)
O Eremita
O Eremita
Lâmina 10 (L10)
A Roda da Fortuna
A Esfinge
Lâmina 11 (L11)
A Força*
A Força
Lâmina 12 (L12)
O Enforcado
O Enforcado
Lâmina 13 (L13)
A Morte
O Umbral
Lâmina 14 (L14)
A Temperança
As Duas Urnas
Lâmina 15 (L15)
O Diabo
O Demônio
Lâmina 16 (L16)
A Torre
A Casa de Deus
Lâmina 17 (L17)
A Estrela
A Estrela Mágica
Lâmina 18 (L18)
A Lua
A Lua
Lâmina 19 (L19)
O Sol
O Sol
Lâmina 20 (L20)
O Julgamento
A Ressurreição
Lâmina 21(L21)
O Louco*
O Não-Iniciado
Lâmina 22 (L22)
O Mundo*
O Mundo (O Todo)


OPINIÕES DIFERENTES

*Para alguns estudiosos do TAROT, o Arcano 21 (vinte e um), é “O Mundo” e “O Louco” é a Lâmina 0 (zero), enquanto para outros o Arcano 21 é “O Louco”, e o Arcano 22 é “O Mundo”,  ou seja, dentro dos Arcanos Maiores, “O Louco” tem o valor da posição 22 e é também com esse número que se transmite a sua quintessência. Os Arcanos Maiores são estruturados com 21 arcanos numerados e 01 arcano sem número que é considerado por uns como 0 (Zero) , e por outros como o 22 (para facilitar o raciocínio, prefiro mantê-lo no 22), todos contêm nome e simbologia extremamente diferentes.

Explicam que juntos, formam uma cadeia simbólica, individual e evolutiva, sempre com o Arcano numericamente sucessor. Como por exemplo, o Arcano 01, O Mago (livre-arbítrio, início), evolui simbólica e sintomaticamente para o Arcano 02, A Sacerdotisa (reflexão, passividade). Por sua vez o Arcano 02, A Sacerdotisa, evolui para o Arcano 03, A Imperatriz (dedução, desenvolvimento), este para o Arcano 04, O Imperador (controle, autoridade), e assim, sucessivamente até o último arcano numerado - o Arcano 21, O Mundo (conclusão, realização). Complementando o circuito evolucional surge o Arcano Sem Número, O Louco (nada, vácuo), revelando-se um elo de ligação entre o arcano 21 e o arcano 01 para a formação de uma nova fase de ação e/ou desejo; este processo simboliza uma ponte entre o fim e o começo, o passado e o futuro, a continuidade da vida.

Todos os Arcanos Maiores se reportam ao eterno ciclo natural da existência: Começo-Meio-Fim..., Passado-Presente-Futuro, Nascimento-Vida-Morte,... e assim eternamente na vida humana e cósmica.

Assim como outros estudiosos alegam que o Arcano 11 (onze), fica sendo A Justiça e o Arcano 8 (Oito)  “A Força”. Assim sendo, embora no Tarô de Marselha, o Arcano 11 seja A Força, estes consideram A Força como sendo o Arcano 8. Particularmente, acho que a antiga seqüência numérica é a mais correta, motivo pelo qual considero a contradição, na medida em que conto a Carta “A Força” como 11 e a “A Justiça” como 8.
  



14 comentários:

  1. seu blog está ótimo e cada vez melhor,gostei de mais da postagem sobre crowley e o tarô dele,é o que mais gosto,estou estudando todas as simbologias dele,tenho o livro que vc citou,o palavras chave,tenho o espelho da alma tb,parabéns pelo blog abração minha amiga paz profunda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ja consultei muitos sites sobre Tarô, e além de acha-los eles iguais, achei eles imcompletos. O seu pelo contrário, é bem abrangente, e tem significados adicionais. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiz este blog pensando exatamente isso. É para vocês. E assim que eu tiver tempo vou postar - mais - informações iniciáticas.
      Fraternalmente.

      Excluir
  3. Olá, amigo.
    Muito obrigada pelo elogio. É assim, façamos tudo da melhor maneira possível para que o conhecimento seja compartilhado integralmente.
    Com Amor e carinho.
    Martha Cibelli

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar este conhecimento. Blog lindo!!

    ResponderExcluir
  5. gostei da qui me senti avontade e confortavel.. obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Tenho procurado uma explicação como esta a MINHA VIDA TODA, más como tudo tem a sua hora , ENCONTREI .

    ResponderExcluir
  7. To pedindo permissão pra divulgar meu blog

    https://taroafricanodosorixas.blogspot.com.br/2017/08/prefacio.html

    ResponderExcluir